Questão 01 sobre Campo Magnético: (Enem) A nanotecnologia está ligada à manipulação da matéria em escala nanométrica, ou seja, uma escala tão pequena quanto a de um bilionésimo de metro. Quando aplicada às ciências da vida, recebe o nome de nanobiotecnologia. No fantástico mundo da nanobiotecnologia, será possível a invenção de dispositivos ultra pequenos que, usando conhecimentos da Biologia e da Engenharia, permitirão examinar, manipular ou imitar os sistemas biológicos. LACAVA, Z.; MORAIS, P. Nanobiotecnologia e saúde. Com Ciência. Reportagens. Nanociência & Nanotecnologia. Disponível em: <http://www.comciencia.br/reportagens/ nanotecnologia/nano15.htm>. Acesso em: 4 maio 2009.
Como exemplo da utilização dessa tecnologia na Medicina, pode-se citar a utilização de nanopartículas magnéticas (nanoímãs) em terapias contra o câncer. Considerando-se que o campo magnético não age diretamente sobre os tecidos, o uso dessa tecnologia em relação às terapias convencionais é:
A) de eficácia duvidosa, já que não é possível manipular nanopartículas para serem usadas na Medicina com a tecnologia atual.
B) vantajoso, uma vez que o campo magnético gerado por essas partículas apresenta propriedades terapêuticas associadas ao desaparecimento do câncer.
C) desvantajoso, devido à radioatividade gerada pela movimentação de partículas magnéticas, o que, em organismos vivos, poderia causar o aparecimento de tumores.
D) desvantajoso, porque o magnetismo está associado ao aparecimento de alguns tipos de câncer no organismo feminino, como o câncer de mama e o de colo de útero.
E) vantajoso, pois se os nanoímãs forem ligados a drogas quimioterápicas, permitem que estas sejam fixadas diretamente em um tumor por meio de um campo magnético externo, diminuindo-se a chance de que áreas saudáveis sejam afetadas.
Questão 02. Modelo Enem. A intensidade do campo magnético da Terra foi medida, pela primeira vez, por Gauss, em 1835. Desde então, essa intensidade está menor em, aproximadamente, 15%, e essa diminuição está num processo acelerado. Além disso, existe a possibilidade de mudar o sentido de orientação desse campo. Ou seja, o campo terá a sua polaridade invertida: os polos norte e sul magnéticos trocarão de lugar, evento conhecido como reversão geomagnética. Essa troca de sentido de orientação acontece entre dezenas de milhares de anos e alguns milhões de anos. Ao que tudo indica, a última inversão de polaridade magnética ocorreu há cerca de 780 000 anos. Não se sabe exatamente por que acontece essa inversão magnética, e a próxima deve ocorrer num momento ainda não determinado. […] Segundo o calendário Maia, uma inversão ocorrerá no final do ano de 2012. Disponível em: <http://fisicawatchatcha.blogspot.com/2009/09/campo-magnetico-terrestre-curiosidades.html>; <http://eternosaprendizes.wordpress.com/2009/02/03/2012-nao-havera-inversao-dos-polos-magneticosda-terra/>. Acesso em: mar. 2011 (Adaptação).
Havendo uma inversão geomagnética, em apenas um mês, ao final de 2012: A) a Lua terá o sentido do seu movimento em torno da Terra invertido pela interação do novo campo magnético terrestre com as rochas metálicas existentes no satélite.
B) a bússola continuará a ser usada normalmente para determinar os sentidos norte e sul geográficos da Terra, pois eles não coincidem com o polos magnéticos.
C) o campo magnético da Terra, em São Paulo, terá uma componente paralela ao solo apontado para o Sul e uma componente vertical a ele apontada para o centro do planeta.
D) os sentidos das correntes elétricas que percorrem os cabos da rede de transmissão de energia serão invertidos, segundo a conclusão da experiência de Oersted.
E) os animais que usam o campo magnético da Terra nas suas rotas migratórias não serão afetados, uma vez que muda apenas o sentido do campo, e não a sua direção.
Questão 03. (UFMG) Um professor apresenta a figura a seguir aos seus alunos e pede que eles digam o que ela representa. A seguir estão o que eles dizem que a figura pode representar.
Andréa: as linhas de campo elétrico de duas cargas elétricas idênticas. Daniel: as linhas de indução magnética de dois polos magnéticos contrários. Carlos: as linhas de indução magnética de dois polos magnéticos idênticos. Beatriz: as linhas de campo elétrico de duas cargas elétricas de sinais contrários.
Os alunos que responderam CORRETAMENTE são: A) Andréa e Carlos. B) Andréa e Daniel. C) Beatriz e Carlos. D) Beatriz e Daniel.
Questão 04 sobre Campo Magnético: (UFMG / Adaptado) Dois fios condutores WX e YZ, retos e longos, estão dispostos sobre duas arestas de um cubo imaginário, como mostra a figura. Correntes elétricas iguais estão presentes nos dois fios. O campo magnético resultante de tais correntes, no ponto P, é indicado na figura.
Nessas condições, as correntes elétricas nos fios têm os sentidos: A) de W para X e de Z para Y. B) de W para X e de Y para Z. C) de X para W e de Z para Y. D) de X para W e de Y para Z.
Questão 05. (UFV-MG) A figura seguinte representa um eletroímã e um pêndulo, cuja massa, presa à extremidade, é um pequeno ímã. Ao se fechar a chave C, é CORRETO afirmar que:
A) o ímã do pêndulo será repelido pelo eletroímã. B) o ímã do pêndulo será atraído pelo eletroímã. C) o ímã do pêndulo irá girar em torno do fio que o suporta. D) o polo sul do eletroímã estará à sua direita. E) o campo magnético no núcleo do eletroímã é nulo.
Questão 06. (UFTM-MG) O texto discursa sobre os efeitos causados no campo magnético resultante devido à imantação de substâncias inseridas em um campo magnético uniforme.
As substâncias são conhecidas por provocarem um pequeno aumento no valor do campo resultante. Quanto às substâncias ,ocorre o contrário, visto que seus ímãs elementares opõem-se ao campo original. Já com relação às substâncias __________, devido à fortíssima imantação, o campo gerado supera em muitas vezes aquele na qual a substância foi inserida. GASPAR, Alberto. Física. vol. 2 (Adaptação).
As substâncias que preenchem CORRETAMENTE as lacunas são, respectivamente: A) diamagnéticas, paramagnéticas, ferromagnéticas. B) paramagnéticas, ferromagnéticas, diamagnéticas. C) paramagnéticas, diamagnéticas, ferromagnéticas. D) ferromagnéticas, diamagnéticas, paramagnéticas. E) ferromagnéticas, paramagnéticas, diamagnéticas.
Questão 07 sobre Campo Magnético: (UFAM) Três barras metálicas, aparentemente idênticas, denotadas por AB, CD e EF, em correspondência com as extremidades de cada uma, podem ou não estar imantadas, formando então ímãs retos.
Realiza-se uma série de experiências isoladas nas quais verifica-se que: I. a extremidade C atrai as extremidades A e B. II. a extremidade D atrai as extremidades A e B. III. a extremidade C atrai a extremidade E e repele a extremidade F.
Portanto, podemos concluir que: A) a barra CD não está imantada. B) a extremidade E atrai as extremidades A e B. C) a barra AB está imantada. D) a barra EF não está imantada. E) a extremidade E atrai as extremidades C e D.
Questão 08. (UFMG) Fazendo uma experiência com dois ímãs em forma de barra, Júlia colocou-os sob uma folha de papel e espalhou limalhas de ferro sobre essa folha. Ela colocou os ímãs em duas diferentes orientações e obteve os resultados mostrados nas figuras I e II. Nessas figuras, os ímãs estão representados pelos retângulos. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que as extremidades dos ímãs voltadas para a região entre eles correspondem aos polos:
A) norte e norte na figura I e sul e norte na figura II. B) norte e norte na figura I e sul e sul na figura II. C) norte e sul na figura I e sul e norte na figura II. D) norte e sul na figura I e sul e sul na figura II.
Questão 09. (PUC RS) Uma interessante e histórica experiência foi realizada pelo físico dinamarquês Hans Christian Oersted, em 1820, ao utilizar uma pilha conectada aos extremos de um condutor metálico nas proximidades de uma bússola, cuja agulha estava orientada inicialmente na direção norte-sul do campo magnético terrestre. Com o estabelecimento da corrente elétrica no condutor, Oersted pôde perceber que a agulha da bússola se desviava em relação à sua orientação inicial.
Os resultados dessa experiência permitiram concluir CORRETAMENTE que: A) uma mesma teoria passaria a dar conta de fenômenos elétricos e magnéticos, até então considerados independentes um do outro.
B) os polos da agulha da bússola são inseparáveis.
C) as corrente elétricas são estabelecidas apenas em condutores metálicos.
D) os polos da pilhas são os responsáveis pela alteração do alinhamento original da bússola.
E) o campo magnético terrestre afeta a corrente elétrica no condutor.
Questão 10 sobre Campo Magnético: (UFAM) A figura mostra dois fios condutores retilíneos muito longos colocados perpendicularmente um ao outro, mas sem se tocarem, transportando a mesma corrente i nos sentidos indicados pelas setas na figura. Os números 1, 2, 3 e 4 indicam as correspondentes regiões no plano formado pelos dois fios. O campo magnético total gerado pelas duas correntes pode ser nulo em pontos localizados:
A) nas regiões 1 e 3. B) nas regiões 1 e 2. C) nas regiões 3 e 4. D) nas regiões 2 e 4. E) nas regiões 1 e 4.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína