Questão 01 sobre Superfícies Equipotenciais e Trabalho da Força Elétrica: (Ufrgs 2014) Na figura, estão representadas, no plano XY, linhas equipotenciais espaçadas entre si de:
Considere as seguintes afirmações sobre essa situação.
I. O trabalho realizado pela força elétrica para mover uma carga elétrica de 1 C de D até A é de D até A é de -1 J.
II. O módulo do campo elétrico em C é maior do que em B.
III. O módulo do campo elétrico em D é zero.
Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III.
Questão 02. (Ufv) Na figura a seguir estão representadas algumas linhas de força do campo criado pela carga Q. Os pontos A, B, C e D estão sobre circunferências centradas na carga. Assinale a alternativa FALSA:
a) Os potenciais elétricos em A e C são iguais. b) O potencial elétrico em A é maior do que em D. c) Uma carga elétrica positiva colocada em A tende a se afastar da carga Q. d) O trabalho realizado pelo campo elétrico para deslocar uma carga de A para C é nulo. e) O campo elétrico em B é mais intenso do que em A.
Questão 03. (Unifesp) A figura representa a configuração de um campo elétrico gerado por duas partículas carregadas, A e B.
Assinale a alternativa que apresenta as indicações corretas para as convenções gráficas que ainda não estão apresentadas nessa figura (círculos A e B) e para explicar as que já estão apresentadas (linhas cheias e tracejadas).
a) carga da partícula A: (+) carga da partícula B: (+) linhas cheias com setas: linha de força linhas tracejadas: superfície equipotencial
b) carga da partícula A: (+) carga da partícula B: (-) linhas cheias com setas: superfície equipotencial linhas tracejadas: linha de força
c) carga da partícula A: (-) carga da partícula B: (-) linhas cheias com setas: linha de força linhas tracejadas: superfície equipotencial
d) carga da partícula A: (-) carga da partícula B: (+) linhas cheias com setas: superfície equipotencial linhas tracejadas: linha de força
e) carga da partícula A: (+) carga da partícula B: (-) linhas cheias com setas: linha de força linhas tracejadas: superfície equipotencial
Questão 04 sobre Superfícies Equipotenciais e Trabalho da Força Elétrica: (Ufu) Na figura a seguir, são apresentadas cinco linhas equipotenciais, A-E, com os respectivos valores do potencial elétrico.
Inicialmente, um aglomerado de partículas com carga total igual a 2,0 C está sobre a equipotencial A. Esse aglomerado é deslocado para a equipotencial B. Em B o aglomerado sofre uma mudança estrutural e sua carga passa de 2,0 C para 1,5 C. Esse novo aglomerado de 1,5 C é deslocado para a equipotencial C e, em seguida, para D, conservando-se a carga de 1,5 C. Em D ocorre uma nova mudança estrutural e sua carga passa para 1,0 C. Por último, esse aglomerado de 1,0 C é deslocado para a equipotencial E.
Considerando as afirmações apresentadas no enunciado anterior, assinale a alternativa que corresponde ao trabalho realizado sobre o aglomerado para deslocá-lo de A para E. a) 12 J b) 16 J c) 8 J d) 10 J
Questão 05. (Unifesp) Na figura, as linhas tracejadas representam superfícies equipotenciais de um campo elétrico; as linhas cheias I, II, III, IV e V representam cinco possíveis trajetórias de uma partícula de carga q, positiva, realizadas entre dois pontos dessas superfícies, por um agente externo que realiza trabalho mínimo.
A trajetória em que esse trabalho é maior, em módulo, é: a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V.
Questão 06. (Ufrgs) A figura a seguir representa a vista lateral de duas placas metálicas quadradas que, em um ambiente desumidificado, foram eletrizadas com cargas de mesmo valor e de sinais contrários. As placas estão separadas por uma distância d = 0,02 m, que é muito menor do que o comprimento de seus lados. Dessa forma, na região entre as placas, existe um campo elétrico praticamente uniforme, cuja intensidade é aproximadamente igual a 5 × 103 N/C. Para se transferir uma carga elétrica positiva da placa negativamente carregada para a outra, é necessário realizar trabalho contra o campo elétrico.
Esse trabalho é função da diferença de potencial existente entre as placas.
Quais são, respectivamente, os valores aproximados da diferença de potencial entre as placas e do trabalho necessário para transferir uma carga elétrica de 3 × 10-3 C da placa negativa para a positiva?
a) 15 V e 0,2 J. b) 75 V e 0,2 J. c) 75 V e 0,3 J. d) 100 V e 0,3 J. e) 100 V e 0,4 J.
Questão 07 sobre Superfícies Equipotenciais e Trabalho da Força Elétrica: (Ufsm) Uma partícula com carga q = 2 × 10-7C se desloca do ponto A ao ponto B, que estão numa região em que existe um campo elétrico. Durante esse deslocamento, a força elétrica realiza um trabalho W = 4 × 10-3J sobre a partícula. A diferença de potencial VB – VA entre os dois pontos considerados vale, em V,
a) –8 × 10-10 b) 8 × 10-10 c) –2 × 104 d) 2 × 104 e) 0,5 × 10-4
Questão 08. (Mackenzie) Um corpúsculo de 0,2 g eletrizado com carga de 80.10-6C varia sua velocidade de 20 m/s para 80 m/s ao ir do ponto A para o ponto B de um campo elétrico. A d.d.p. entre os pontos A e B desse campo elétrico é de:
a) 1.500 V b) 3.000 V c) 7.500 V d) 8.500 V e) 9.000 V
Questão 09. (Mackenzie) Na figura a seguir, Q = 20 μC e q =1,5 μC são cargas puntiformes no vácuo (k = 9 . 109 N . m2/C2). O trabalho realizado pela força elétrica em levar a carga q do ponto A para o B é:
a) 1,8 J b) 2,7 J c) 3,6 J d) 4,5 J e) 5,4 J
Questão 10 sobre Superfícies Equipotenciais e Trabalho da Força Elétrica: (Uff) A figura a seguir representa algumas superfícies equipotenciais na região entre duas placas planas e paralelas, separadas por uma distância d = 6,0 cm muito menor que as dimensões lineares das mesmas. As placas estão ligadas aos terminais de uma bateria de 12 V. Os pontos L, M e N indicam algumas posições específicas entre as placas.
a) Estime o valor do campo elétrico no ponto M.
b) Estime o valor da força elétrica que atua sobre uma carga q0 = – 2,0 × 10-6 C colocada em M e indique, na figura 2, sua direção e sentido.
Calcule o trabalho realizado pela força elétrica quando essa carga é deslocada entre os pontos c) M e N d) M e L
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína