Exercícios sobre Associação de Geradores e Potência de Gerador

1) Associação de Geradores e Potência de Gerador: (UFU) O circuito elétrico (fg. 1) é utilizado para a determinação da resistência interna r e da força eletromotriz e do gerador. Um resistor variável R (também conhecido como reostato) pode assumir diferentes valores, fazendo com que a corrente elétrica no circuito também assuma valores diferentes para cada valor escolhido de R.

Ao variar os valores de R, foram obtidas leituras no voltímetro V e no amperímetro A, ambos ideais, resultando no gráfico (fg. 2).

Com base nessas informações, assinale a alternativa que corresponde aos valores corretos, respectivamente, da resistência interna e da força eletromotriz do gerador.

a) 2 Ω e 7 V.

b) 1 Ω e 4 V.

c) 3 Ω e 12 V.

d) 4 Ω e 8 V.

 

 

2) (Ufscar) Com respeito aos geradores de corrente contínua e suas curvas características U × i, analise as afirmações seguintes:

I. Matematicamente, a curva característica de um gerador é decrescente e limitada à região contida no primeiro quadrante do gráfico.

II. Quando o gerador é uma pilha em que a resistência interna varia com o uso, a partir do momento em que o produto dessa resistência pela corrente elétrica se iguala à força eletromotriz, a pilha deixa de alimentar o circuito.

III. Em um gerador real conectado a um circuito elétrico, a diferença de potencial entre seus terminais é menor que a força eletromotriz.

Está correto o contido em

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

 

 

3) Associação de Geradores e Potência de Gerador: (Ufscar) Com respeito aos geradores de corrente contínua e suas curvas características U × i, analise as afirmações seguintes:

I. Matematicamente, a curva característica de um gerador é decrescente e limitada à região contida no primeiro quadrante do gráfico.

II. Quando o gerador é uma pilha em que a resistência interna varia com o uso, a partir do momento em que o produto dessa resistência pela corrente elétrica se iguala à força eletromotriz, a pilha deixa de alimentar o circuito.

III. Em um gerador real conectado a um circuito elétrico, a diferença de potencial entre seus terminais é menor que a força eletromotriz.

Está correto o contido em:

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

 

 

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Nos circuitos de corrente contínua, constituídos por baterias, resistores e capacitores, diversamente combinados, os valores de tensão e corrente elétricas nos ramos podem ser calculados de acordo com as Regras de Kirchhoff:

– Quando se percorre uma malha fechada de um circuito, as variações de potencial têm uma soma algébrica que é igual a zero.

– Em qualquer nó do circuito, onde a corrente se divide, a soma das correntes que fluem para o nó é igual à soma das correntes que saem do nó.

(Adaptado de Paul Tipler. Física. v. 3. Rio de Janeiro: LTC. p. 145)

 

4) (Puccamp) Um circuito e constituído por um gerador (E, r), e dois resistores R1 = 10 Ω e R2 = 15 Ω, conforme esquema a seguir.

Sabendo que a intensidade i1 da corrente em R1 vale 0,60 A, as correntes no gerador e no resistor R2 têm intensidades, em amperes, respectivamente de

a) 0,80 e 0,20

b) 1,0 e 0,40

c) 1,2 e 0,60

d) 1,6 e 1,0

e) 2,0 e 1,4

 

 

5) Associação de Geradores e Potência de Gerador: (UFF) Para determinar a resistência interna r de uma pilha, de força eletromotriz E = 1,50V, um estudante monta o circuito adiante. Ele utiliza um resistor de resistência R, um voltímetro V e um amperímetro A.

Com a chave S fechada na posição (1), o voltímetro e o amperímetro fornecem, respectivamente, as seguintes leituras:

1,45V e 0,50 A .Considerando o voltímetro e o amperímetro como sendo ideais e a resistência dos fios conectores desprezível:

a) calcule a resistência interna r da pilha;

b) calcule a resistência R;

c) faça uma previsão de qual será a leitura no voltímetro quando a chave S estiver aberta, justificando sua resposta;

d) determine as leituras no amperímetro e no voltímetro quando a chave S estiver fechada na posição (2).

 

Dilatação Térmica Exercícios com Gabarito.

 

6) Associação de Geradores e Potência de Gerador: (UERJ) Uma lanterna funciona com duas pilhas iguais de 1,5 V ligadas em série e uma lâmpada que consome 0,6 W quando submetida a uma tensão de 3 V. Ao ligarmos a lanterna, a tensão aplicada sobre a lâmpada vale 2,5 V. A resistência interna, em ohms, de cada pilha, tem o valor de:

a) 1,5

b) 1,8

c) 3,0

d) 5,0

 

 

7) Associação de Geradores e Potência de Gerador: (Ufsm) No circuito da figura a seguir, a corrente no resistor R2 é de 2A. O valor da força eletromotriz da fonte E é, em V:

a) 6

b) 12

c) 24

d) 36

e) 48

 

 

8) (UFRJ) O circuito da figura a seguir é formado por duas baterias idênticas e ideais B1 e B2, dois amperímetros A1 e A2com resistências internas nulas e uma chave C. Quando a chave está aberta, a corrente indicada em ambos os amperímetros vale 2,0 A. Considere os fos de ligação com resistência desprezível.

Calcule a corrente indicada em cada um dos amperímetros quando a chave C estiver fechada.

 

 

9) Associação de Geradores e Potência de Gerador: (UEPG) Sobre o circuito esquematizado a seguir, de uma lanterna comum, de uso geral, considerando que ela tem três pilhas de força eletromotriz igual, com 1,5 Volts cada uma, assinale o que for correto.

(01) A resistência interna dessa associação de três geradores (pilhas) é igual à do gerador de maior resistência interna.

(02) A força eletromotriz dessa associação de três geradores (pilhas) é igual à soma das forças eletromotrizes dos geradores (pilhas) individuais.

(04) As pilhas dessa lanterna são geradores cuja energia é retirada da reação química dos elementos que os compõem.

(08) O esgotamento das pilhas de uma lanterna como essa significa que a resistência delas aumentou a ponto de reduzir a valores desprezíveis a corrente que passa pelos circuitos externos a elas.

(16) A explicação para o fato de que, quando mantida ligada, depois determinado tempo a lanterna deixa de iluminar está em que a força eletromotriz de seus geradores (pilhas) diminui até o esgotamento de toda a energia.

 

 

10) (UFF) Uma bateria B, de força eletromotriz ε =12V e resistência interna r desconhecida, é conectada a um circuito elétrico que contém um resistor de resistência R = 3,5Ω e uma chave S. Dados:

calor específico da água = 1,0 cal/g °C

1,0J = 0,24 cal

Com o resistor imerso em 240g de água, a chave S é ligada, permitindo que o circuito seja atravessado por uma corrente elétrica de intensidade igual a 3,0A.

Considerando que não há dissipação de energia nos fios de ligação e que a energia liberada no resistor é utilizada integralmente para aquecer a água, determine:

a) a resistência interna da bateria;

b) a d.d.p. nos terminais da bateria;

c) a potência útil e a efciência do gerador;

d) a energia absorvida pela água durante os 10 min que sucedem à ligação de S;

e) a variação da temperatura da água 10 min após S ser ligada.

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as respostas do simulado de Física sobre Associação de Geradores e Potência de Gerador:

1) c;

2) e;

3) b;

 

4) a) r = 0,10 W

b) R = 2,90 W

c) 1,50 V

d) 15 A e 0 V

 

5) a;

 

6) d

7)

i

1 = 1,0 A

i

2 = 2,0 A

 

8) 14;

9) a) 0,50 W

b) 10,5 V

c) P = 31,5 W rendimento = 88%

d) 1,89 × 104 J

e) 19°C

 

10) d

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário