Lista com 10 atividades de Geografia sobre Europa para o 9º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. (Fatec, 2001) “Palavras de ordem, símbolos, propaganda, atos públicos, vandalismo e violência são, atualmente, manifestações de hostilidade frequentes contra estrangeiros na Europa. Os países onde mais intensamente têm ocorrido conflitos são Alemanha, França, Inglaterra, Bélgica e Suíça.”
(MOREIRA, Igor e AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o espaço mundial. 3.ª ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 37. (Adaptado.)
Sobre o fenômeno social enfocado pelo texto, é válido afirmar que se trata de conflitos:
a) civis e militares, relacionados às formas históricas de exploração dos países do chamado Terceiro Mundo.
b) ligados ao nacionalismo, ao racismo e à xenofobia, no contexto globalizado das grandes migrações internacionais.
c) entre imigrantes das diversas nacionalidades que invadem a Europa, atualmente, na disputa por empregos e por melhores condições de vida.
d) culturais, principalmente causados pelo conflito armado entre países católicos e protestantes, mas também, sobretudo, conflitos contra países islâmicos.
e) étnicos e sociais decorrentes das dificuldades de desenvolvimento de países europeus em continuar a sua industrialização nos setores tecnológicos de ponta.
Questão 02. Quais são as condições básicas para ingressar no UE?
Questão 03. Qual a principal diferença entre a UE e a antiga CEE?
Questão 04. Observe a foto e responda.
a) O que produz a usina retratada acima?
b) Por que podemos afirmar que a França tem muita necessidade desse tipo de energia?
c) Esse tipo de usina gera que tipo de problema ambiental?
Questão 05. Por que a Europa é um continente bastante visado pelos imigrantes?
Questão 06. Qual é a importância econômica dos rios e mares europeus? Dê exemplos que justifiquem sua resposta.
Questão 07. Analise o gráfico e a pirâmide etária da Europa a seguir e faça o que se pede.
a) Que relações podemos estabelecer entre os dados de crescimento populacional da Europa e de sua estrutura etária?
b) Cite duas causas para as atuais mudanças no perfil etário da população europeia.
Questão 08 com Exercícios sobre a Europa para o 9° Ano: De acordo com a figura, quais foram os três maiores fluxos imigratórios em direção à Europa Ocidental após a Segunda Guerra Mundial?
Questão 09. Observe a figura e em seguida liste as três principais unidades do relevo europeu e cite dois exemplos de cada uma delas.
Questão 10. Leia a reportagem a seguir e faça o que se pede.
Europa de portas fechadas
“O presidente da França e o premiê da Itália, Nicolas Sarkozy e Silvio Berlusconi, propuseram ontem a revisão do tratado europeu de livre circulação de pessoas e a volta das fronteiras nacionais. Em Roma, os governos de França e Itália tentaram dar uma demonstração de que superaram suas diferenças dos últimos dias diante do fluxo de imigrantes da Tunísia e Líbia.Mais de 500 mil pessoas deixaram esses países para outras nações africanas, fugindo dos conflitos. Uma porção bem menor – de 30 mil – atravessou o Mar Mediterrâneo em pequenos barcos e chegou no sul da Itália, causando um terremoto politico na UE. […]
“A juventude árabe perdeu a fé no projeto europeu de democracia e liberdade. Dizem que precisamos nos libertar de nossos ditadores. Mas quando chegamos aqui fugindo da morte, somos recebidos por policiais armados que exigem que voltemos a nossos países de origem’, alertou [Mahmoud] Chauzy [estudante de Direito na Tunísia].”
CHADE, Jamil. Itália e França querem dificultar livre circulação. O Estadão de São Paulo. 27 abr, 2011. Disponível em www.estadao.com.br Acesso em 22 fev. 2012.
a) Por que motivos tunisianos e líbios tentam imigrar para países europeus como França e Itália?
b) Explique a contradição apresentada pelo estudante tunisiano.
Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre a Europa para o 9° Ano do ensino fundamental:
01. B;
02. O país deve ter uma economia desenvolvida, um regime político democrático que respeite os direitos humanos e aceitar a legislação da UE.
03. A CEE constituía uma unificação comercial interna entre os países europeus. Já a UE trouxe a construção de uma unidade política, além de introduzir progressivamente a moeda única, o euro.
04. a) Energia elétrica.
b) Por não dispor de recursos naturais energéticos suficientes, a França buscou suprir suas necessidade por meio das usinas nucleares.
c) Produção de resíduos nucleares tóxicos e riscos de acidentes como o ocorrido em Chernobyl em 1986.
05. Pelas oportunidades de trabalho e qualidade de vida de que dispõe, tendo em vista que os imigrantes se submetem a vários tipos de trabalho e por uma remuneração inferior, comparada à dos europeus.
06. Os rios e mares são aproveitados para a navegação, principalmente no transporte de cargas entre os países e entre o interior e os postos. Um exemplo é o Rio Sena, na França, que passa por Paris, onde é utilizado para abastecimento de água, irrigação e transporte até o litoral.
07. a) A tendência de queda na população total da Europa, estimada para 2050, reflete a diminuição do número de jovens no total da população, como se constata na pirâmide etária. Assim, a proporção de adultos e idosos no total da população aumenta.
b) Podem-se destacar: adoção de métodos contraceptivos; planejamento familiar; casamentos tardios;. aumento das despesas na criação dos filhos; maior inserção das mulheres no mercado de trabalho.
08. Os três maiores fluxos foram provenientes do Centro e Leste Europeu, dos Bálcãs e da Turquia.
09. Maciços antigos: Montes Urais e Alpes Escandinavos.
Planícies centrais: Planície da Hungria, Planície Germano-Polonesa.
Cordilheiras recentes: Pirineus, Cárpatos, Apeninos, Bálcãs, Cadeia do Cáucaso.
10. a) Porque buscam melhores condições de vida.
b) Ao mesmo tempo que governos de países europeus mostram-se contrários aos regimes ditatoriais, impedem a entrada de muitos imigrantes que buscam uma vida melhor em países europeus.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína