Lista com 10 atividades de Geografia sobre Atividades Econômicas para o 6º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Uma notícia que circulou ultimamente foi que, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015 o número de cabeças de gado bovino no Brasil chegou a 215,2 milhões de cabeças, população recorde.
Isso retrata a aumento no Brasil da:
(a) atividade agrícola.
(b) pecuária bovina.
(c) atividade industrial.
(d) manufatura.
Questão 02. A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, nos séculos XVIII e XIX. Sobre a Primeira Revolução industrial, assinale a alternativa incorreta:
(a) Acúmulo de capital, adquirido com o mercantilismo.
(b) Controle do Estado pela burguesia.
(c) Importantes reservas de petróleo.
(d) Matérias-primas fornecidas pelas colônias.
Questão 03 com Exercícios sobre Atividades Econômicas para o 6° Ano: Transformação da matéria-prima, sem o uso de máquinas, e sim apenas de ferramentas, onde o artesão realiza sozinho todas as etapas de transformação.
Estamos falando
(a) da agricultura
(b) do artesanato
(c) da manufatura
(d) da indústria
Questão 04. Modelo Enem. Enumere corretamente:
( 1 ) Latifúndio
( 2 ) Agricultura Familiar
( 3 ) Unidade Familiar de Subsistência
( 4 ) Empresa Agrícola
( ) são unidades de produção avançadas do ponto de vista tecnológico.
( ) grande propriedade rural. Nem toda a sua terra é cultivada.
( ) realizada em pequenas propriedades, muitas delas classificadas como minifúndios.
( ) o uso da terra é feito por pequenos proprietários e arrendatários, com trabalho fundamentalmente familiar, havendo, as vezes, a contratação de mão de obra assalariada.
Questão 05. Sobre as indústrias de bens de consumo, podemos dizer que:
(a) produzem para o consumo e uso da população.
(b) produzem matérias-primas para outros setores industriais.
(c) produzem máquinas e equipamentos destinados a outras indústrias.
(d) produzem apenas produtos eletrônicos.
Questão 06. Existe, em diversos países do mundo, um sistema de criação que é feito em amplas áreas cercadas, onde o gado é solto para se alimentar da pastagem natural ou de restos de cultura, após a colheita das mesmas.
Qual a denominação que é dada, em Geografia Agrária, a esse sistema de criação?
(a) Pecuária Extensiva
(b) Pecuária Intensiva
(c) Pecuária Semi-intensiva
(d) Pecuária Nômade
Questão 07. Além do trabalho manual, existe, também, o emprego de máquinas simples, com divisão de trabalho e assalariamento.
O fragmento se refere:
(a) a agricultura
(b) ao artesanato
(c) a manufatura
(d) a pecuária
Questão 08. Observe a charge:
Ela retrata:
(a) a agricultura orgânica, onde não se utiliza agrotóxicos.
(b) o uso controlado e seguro dos agrotóxicos pelos agricultores.
(c) que os agricultores não necessitam utilizar roupas de proteção, pois os agrotóxicos não causam danos à saúde.
(d) o uso indiscriminado dos agrotóxicos pelos agricultores, onde os mesmos muitas vezes não utilizam proteção.
Questão 09. Observe esta imagem:
Esta imagem nos mostra
(a) a sintonia do desenvolvimento industrial com a natureza
(b) um ambiente agrário.
(c) a poluição causada pelas queimadas em plantações de cana de açúcar.
(d) a poluição causada pelo desenvolvimento industrial.
Questão 10. Diferencie a pecuária intensiva e a pecuária extensiva:
Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre Atividades Econômicas para o 6° Ano do ensino fundamental:
01. B;
02. C;
03. B;
04. 4, 1, 3, 2;
05. A;
06. A;
07. C;
08. D;
09. D;
10. Na pecuária intensiva, os animais vivem mais juntos, têm menos espaço e recebem comida especial. Na pecuária extensiva, eles têm muito espaço e comem principalmente a grama e plantas que crescem naturalmente no campo.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína