Lista com 07 Exercícios de Geografia sobre a Colonização Portuguesa na América para o 8º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Sobre as Bandeiras e os Bandeirantes, assinale a alternativa correta:
a) expedições financiadas pela Coroa cujo objetivo era exclusivamente descobrir metais e pedras preciosas.
b) expedições organizadas pela Coroa com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas do país;
c) expedições particulares que aprisionavam índios e buscavam metais e pedras preciosas;
d) movimentos catequistas liderados pelos jesuítas e que pretendiam formar uma nação indígena cristã;
e) expedições de portugueses que atraíam as tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas;
Questão 02. No início da colonização no Brasil. o governo português preocupou-se em organizar entradas, que tiveram pouco sucesso. O que eram as entradas?
a) expedições financiadas pela Coroa cujo objetivo era exclusivamente descobrir metais e pedras preciosas.
b) expedições organizadas pela Coroa com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas do país;
c) expedições particulares que aprisionavam índios e buscavam metais e pedras preciosas;
d) movimentos catequistas liderados pelos jesuítas e que pretendiam formar uma nação indígena cristã;
e) expedições de portugueses que atraíam as tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas;
Leia o texto a seguir e responda as questões 3 e 4.
Um remédio para a pobreza?
“Encarando o desafio das incertezas do sertão, os paulistas começaram a favorecer pequenas expedições, armações, na linguagem da época, organizadas para atender a demanda específica por mão-de-obra. Portanto, ao contrário das grandes bandeiras cuja função essencial residia na reprodução da força coletiva de trabalho no planalto, estas novas expedições serviam sobretudo, para a reprodução das próprias unidades de produção. Embarcando em viagens pelo interior, muitos jovens redigiram ou ditaram seus testamentos, manifestando a necessidade de penetrar no sertão para “buscar remédio para minha pobreza”.
Questão 03. O assunto do texto é:
a) As grandes bandeiras paulistas de exploração do ouro.
b) As expedições paulistas de captura de escravos negros fugitivos.
c) As expedições portuguesas de reconhecimentos do litoral.
d) As expedições paulistas que penetrava no sertão em busca de mão-de-obra indígena.
Questão 04. De acordo com o texto, qual seria o “remédio para a pobreza” dos jovens paulistas?
Questão 05. No início da colonização do Brasil, a União Ibérica mandou construir fortes no litoral do Brasil.
a) O que eram esses fortes?
b) Qual o motivo e a necessidade dessas construções?
Questão 06 com Atividades sobre Colonização Portuguesa na América para o 8° Ano: Associe corretamente e depois marque a alternativa com a sequência correta:
(1) Bandeiras de Prospecção.
(2) Bandeiras de Apresamento.
(3) Bandeiras de Contrato
( ) Eram expedições armadas que adentravam o interior para capturar indígenas.
( ) Os bandeirantes partiam em busca de pedras e metais.
( ) A partir do século XVII, as bandeiras, dirigiram-se para as regiões das missões jesuítas do sul.
( ) Esse tipo de expedição já existia desde os primeiros anos de colonização, quando a Coroa portuguesa acreditava na possibilidade de encontrar riquezas minerais.
( ) A mais conhecida foi a que destruiu o Quilombo do Palmares em 1684, liderada por Domingos Jorge velho.
( ) A mais conhecida foi a liderada por Antônio Raposo Tavares que, em 10 anos, destruiu três missões jesuíticas.
A sequência correta é:
a) 2 1 2 1 3 2
b) 2 1 1 2 3 1
c) 1 2 1 2 3 2
d) 3 2 1 1 2 3
Questão 07. No século XVII, contribuíram para a penetração do interior brasileiro:
a) o desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar e a cultura de algodão;
b) o apresamento de indígenas e a procura de riquezas minerais;
c) a necessidade de defesa e o controle aos franceses;
d) o fim do domínio espanhol e a restauração da monarquia portuguesa;
Gabarito com as respostas das Atividades sobre Colonização Portuguesa na América para o 8° Ano do ensino fundamental:
01. C;
02. A;
03. D;
04. A mão-de-obra indígena como escravos.
05. a) Eram construções fortificadas com muros e canhões.
b) o motivo dessas construções foi evitar os ataques de piratas francese, ingleses e holandeses, que atacavam o litoral brasileiro em busca de riquezas.
06. A;
07. B.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína