A Climatologia é uma área da Geografia que estuda o Clima. O conhecimento desta área costuma ser cobrado em avaliações e concurso públicos. Com isso em mente preparamos 10 exercícios para lhe ajudar a estar preparado para qualquer avaliação sobre climatologia.
Questão 01. (Unirio). Climatologia: Para entendermos os tipos climáticos e as variações de tempo, é importante o conhecimento a respeito do mecanismo atmosférico. Assinale a opção que contém um dos aspectos da dinâmica atmosférica.
a) A região do Equador recebe os raios solares com maior intensidade, logo apresenta alta temperatura e alta pressão atmosférica.
b) Em maiores altitudes ocorre uma queda na temperatura, o que explica as baixas temperaturas da estratosfera.
c) As partes da atmosfera mais próximas da litosfera e da hidrosfera possuem temperaturas diferenciadas.
d) O movimento ascensional do ar é provocado pelas baixas temperaturas, sendo comum nas regiões polares.
e) As zonas de alta pressão são aquelas que proporcionam melhores condições para a formação de nuvens e, portanto, para a presença de chuvas.
Questão 02. (PUC-Rio) O volume total de água existente no Sistema Terra é relativamente constante. O desenho a seguir mostra, de forma esquemática, o ciclo da água.
Analise as afirmativas a seguir:
I. A precipitação (3) representa a condensação das gotículas d’água, a partir do vapor d’água existente na atmosfera, dando origem às chuvas.
II. A evapotranspiração (1) é a soma da evaporação direta, causada pela radiação solar e pelo vento com a transpiração realizada pela vegetação.
III. A interceptação (2) representa a condensação do vapor d’água existente na atmosfera originando as nuvens.
IV. A água precipitada (4) pode se infiltrar ou escoar superficialmente, impulsionada pela gravidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas:
a) I e III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
Questão 03. (Unirio). Climatologia: Apesar de o vapor d’água representar apenas cerca de 2% da massa atmosférica, sua importância para o clima e, também, para o tempo é muito grande.
Sobre a importância do vapor d’água só NÃO podemos afirmar corretamente que:
a) quando associado à grande presença de partículas poluentes, contribui para o aumento das precipitações.
b) interfere no conforto do homem (ar muito seco, ar muito úmido etc.).
c) ao absorver as radiações do Sol e da Terra, desempenha o papel de regulador térmico.
d) sua quantidade na atmosfera determina a possibilidade de ocorrerem ou não precipitações.
e) sua presença determina o tipo de chuva de uma região, que pode ser frontal, orográfica ou convectiva.
Questão 04. (PUCPR) De um modo geral, podemos dizer que a distribuição das chuvas é bastante irregular. São causas dessa irregular distribuição:
I. Diferenças de latitude.
II. Temperatura e pressão atmosférica das diferentes porções da Terra.
III. Influência do relevo.
IV. Influência das correntes marítimas, dos oceanos e das massas continentais.
V. Atuação das massas de ar.
Está correta ou estão corretas:
a) todas.
b) apenas I.
c) apenas II.
d) apenas I, III e IV.
e) apenas I, II e IV.
Questão 05. (Unesp). Climatologia: Confirmadas as tendências que apontam para o aquecimento global do planeta Terra, duas consequências importantes ocorrerão. Assinale a alternativa que contém tais consequências.
a) Diminuição das camadas de gelo eterno e aumento do nível geral das águas oceânicas.
b) Diminuição da camada de ozônio e diminuição das águas oceânicas.
c) Diminuição do efeito estufa e aumento do índice de salinização das águas oceânicas.
d) Aumento das camadas de gelo eterno e aumento do nível geral das águas oceânicas.
e) Aumento das camadas de gelo eterno e aumento do nível geral das águas oceânicas.
Questão 06. (Cesgranrio). Climatologia: Nos desertos localizados em latitudes subtropicais, como é o caso do Saara, na África, registra-se uma tendência à ocorrência de uma notável amplitude térmica diária que pode, inclusive, superar os 40°C. A explicação que se pode dar a esse fenômeno está na(o):
a) baixa concentração dos gases responsáveis pela conservação do calor na atmosfera, como o metano e o gás carbônico.
b) circulação de ventos ciclônicos característicos de grandes extensões desérticas.
c) ocorrência de rápido processo de inversão térmica pela passagem de frentes frias.
d) acúmulo, nos solos excessivamente argilosos, de toda a energia térmica irradiada pela luz solar.
e) registro de altas pressões atmosféricas, associadas a massas de ar ascendentes.
Questão 07. (Unirio) A tabela adiante indica os valores médios anuais de temperatura e precipitação em localidades litorâneas situadas em latitudes equivalentes, porém em margens opostas do Oceano Atlântico.
As diferenças climáticas observadas explicam-se, nessa faixa, devido, principalmente:
a) à América do Sul ser banhada por correntes frias e apresentar litoral montanhoso.
b) à América do Sul ser banhada por correntes quentes e a África por correntes frias.
c) à África ser afetada por correntes oceânicas irregulares do tipo “El Niño”.
d) à existência de contrastes de longitude e de salinidade das águas.
e) às alternâncias sazonais de correntes frias e quentes na costa africana.
Questão 08. (UFMG). Climatologia: O sul da Europa sofre os efeitos do clima temperado mediterrâneo, que tem como principal característica a estiagem no verão. Entretanto, a maior parte dos tipos climáticos apresenta os maiores índices de precipitação justamente no verão, a partir de uma maior evaporação.
Assinale a opção que explica corretamente o regime de chuvas dessa região da Europa, no verão.
a) A expansão do centro de alta pressão do Saara atinge o sul da Europa e impede a entrada dos ventos de oeste carregados de vapor d’água.
b) A corrente marítima do Mediterrâneo é fria, logo libera apenas uma pequena quantidade de vapor d’água.
c) A baixa pressão atmosférica da região cria uma zona dispersora de massas de ar, o que impede o recebimento de umidade.
d) As grandes elevações existentes na parte mais meridional desse continente impossibilitam a passagem das massas de ar provenientes da região central.
e) O relevo plano do continente facilita a dispersão das massas de ar que são formadas nessa porção meridional, provocando chuvas regulares na porção centro-norte.
Questão 09. (Cesgranrio) Sobre as condições existentes na troposfera, pode-se afirmar que:
I. O azoto ou nitrogênio é o gás dominante; em menor percentagem, encontra-se o oxigênio. Há pequenas quantidades de gases raros. Gás carbônico, vapor d’água, poeiras e certos produtos de queima completam sua composição.
II. O calor solar se distribui de forma desigual na superfície do planeta, sendo mais quentes as baixas latitudes e mais frias as altas. A temperatura varia também em função de dias e noites, com a diferença de altitude e face à proximidade ou distância dos mares.
III. As pressões variam com a temperatura. Zonas mais aquecidas apresentam pressões mais altas e as mais frias, pressões mais baixas. Os ventos sopram das zonas de baixa pressão para as zonas de alta pressão.
IV. O ar pode conter água em suspensão. Quanto maior a temperatura, maior será a quantidade de água que o ar poderá absorver. As chuvas ocorrem sempre em função do resfriamento das camadas de ar.
Assinale a opção que contém as afirmativas corretas.
a) Apenas I e II.
b) Apenas I, lI e III.
c) Apenas I , II e IV.
d) Apenas II e III.
e) Apenas lI, III e IV.
Questão 10. (Cesgranrio). Climatologia: O clima mediterrâneo no sul da Europa apresenta chuvas:
a) de verão e vegetação estépica.
b) escassas, bem distribuídas durante o ano, e vegetação de savanas.
c) escassas, com máximas nos equinócios e florestas temperadas.
d) de inverno; temperaturas elevadas o ano todo e vegetação de savanas.
e) de inverno, escassas, e vegetação de bosques, inclusive espinhentos.
🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.
Gabarito com as respostas das questões de Geografia sobre Climatologia:
01. C;
02. C;
03. E;
04. A;
05. A;
06. A;
07. B;
08. A;
09. C;
10. E
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína