Lista com 07 atividades de Geografia sobre a América Andina para o 8º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Aponte uma característica comum a todos os países da América Andina.
a) Em relação a um elemento físico. b) Em relação a um elemento social. c) Em relação aos aspectos culturais. d) Em relação à economia.
Questão 02. (Unesp, 2009) O mapa contém o sentido da migração entre vários países latino-americanos e a renda per capita de cada um deles.
Indique a alternativa que contém o sentido geral das migrações, um destino na América do Norte, um na América do Sul e outro no Caribe, nesta ordem. a) Para países ricos: Nicarágua para el Salvador; Panamá para Colômbia; Costa Rica para Nicarágua.
b) Para países mais pobres: Haiti para República Dominicana; Costa Rica para Panamá; Nicarágua para Costa Rica.
c) Para países menos pobres: Guatemala para México; Colômbia para Venezuela; Haiti para República Dominicana.
d) Para países pobres e ricos: Nicarágua para Costa Rica; Venezuela para Colômbia; República Dominicana para Haiti.
e) Para países com mesma renda per capita: Panamá para Costa Rica; Colômbia para Venezuela; El Salvador para Guatemala.
Questão 03 com Exercícios sobre a América Andina para o 8° Ano do Fundamental: Relacione os itens que definem melhor a América Central e/ou a América Andina:
a) Forte influência econômica e política dos Estados Unidos. b) Colonização espanhola. c) Sujeita à atividade sísmica. d) Sujeita a furacões. e) A população sofre com baixos índices de qualidade de vida.
Questão 04.Observe as fotos a seguir e responda.
Em quais países da América Andina é provável encontrar as atividades econômicas representadas nas fotos.
Questão 05. Sobre a América Andina, responda:
a) Qual é o país com as maiores jazidas de petróleo? b) Qual é o país que mais herdou elementos da cultura inca?
Questão 06. Leia a notícia a seguir, publicada em 2007, quando o Equador voltou a fazer parte da Opep. “Após 15 anos de ausência, o Equador volta à Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) […]O ministro de Minas e Petróleo equatoriano, galo Chiriboga, […] disse que seu país coincide com o resto dos doze membros em uma política a favor fr impulsionar o desenvolvimento da indústria petrolífera, mas respeitando o meio ambiente. ‘Nossa produção deve ser compatível com o respeito ao meio ambiente e por isso buscamos que nossos membros tenham as melhores tecnologias’, disse. […]Chiriboga reconheceu que […] o Equador continua sendo um ‘produtor marginal’ na Opep, mas disse que contribuirá para fortalecer a organização, assim como a voz latino-americana na mesma […]”.Entre as vantagens […] para o retorno do Equador à Opep como membro de pleno direito está o acesso ‘à informação privilegiada sobre assuntos petroleiros’, assim como a fontes de financiamento dos membros. […]Correa assina retorno do Equador à Opep após 15 anos. Folha.com. 18 nov. 2007. Mundo. Disponível em www1.folha.uol.com.br. Acesso em 6 dez. 2012.
a) Por que de acordo com o ministro de Minas e Petróleo “o Equador continua sendo ‘produtor margina’ da Opep”?
b) Que outro país latino-americano participa da Opep?
c) Qual a importância política de mais um país latino-americano participar da Opep?
d) Quais são as vantagens para o Equador de fazer parte da Opep?
Questão 07. Observe o mapa:
A América do Sul pode ser regionalizada a Partir de critérios Diversos. Atualmente, a regionalização Mais conhecida é uma que utiliza Como critério as PAISAGENS Naturais, na qual
Destaca-se a América Andina. Quais são os Países sist que compõem ESSA Região? A) 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7. B) 4, 5, 6, 7, 8 e 9. C) 6, 7, 8 e 9. D) 8, 9, 10, 11 e 12.
Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre a América Andina para o 8° Ano do ensino fundamental:
01. a) A presença e a influência da Cordilheira dos Andes no relevo e no clima.
b) A baixa qualidade de vida da maioria da população.
c) Costumes e práticas herdadas dos povos pré-colombianos: língua espanhola; resquícios arqueológicos dos povos pré-colombianos.
d) No geral, os países dependem da exploração mineral; não tem indústrias tão desenvolvidas, muitas são voltadas para a produção de bens de consumo com a finalidade de abastecer o mercado interno; tem grandes plantações de monoculturas voltadas para o mercado externo.
02. C;
03. a) América Central; b) América Central e América Andina; c) América Central e América Andina; d) América Central; e) América Central e América Andina;
04. Na foto A, uma plantação de café, cultura que pode ser encontrada na Bolívia, no Equador e na Colômbia. Na foto B, a vitivinicultura, que pode ser encontrada no Chile. Na foto C, a extração mineral, encontrada principalmente, na Bolívia, no Chile e no Peru.
05. a) Venezuela; b) Peru;
06. a) Porque em relação aos outros países que participam da Opep, o Equador é um produtor pequeno.
b) Venezuela.
c) O Equador é mais um representante da região latino-americana e pode defender os interesses da região.
d) O Equador passa a ter acesso a informações referentes ao petróleo e acesso às fontes de financiamento dos membros da Opep.
07. B;
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína