Lista com 09 atividades de Geografia sobre a Regionalização do Espaço Mundial para o 8º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Aponte alguns cuidados que devem ser observados ao estudar uma região, ou ao regionalizar um determinado espaço.
Questão 02. Com o fim da Guerra Fria 91945-1991) a organização do espaço mundial passou por grandes transformações que refletiram na forma de produzir e fazer política no mundo. Uma das maneiras de se regionalizar o planeta, atualmente, no mundo globalizado é a regionalização em:
a) Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido) e também em blocos econômicos regionais. b) Metrópoles e Colônias c) Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo d) Países Centrais e Países Periféricos e) Leste (socialista) e Oeste (capitalista)
Questão 03. O espaço geográfico mundial no período da Guerra Fria (1945-1991) estava regionalizado em blocos de acordo com as condições socioeconômicas dos países integrantes e o sistema adotado por influência das superpotências. Desse nodo, o mundo estava regionalizado em:
a) Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido) b) Metrópoles e Colônias c) Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo d) Países Centrais e Países Periféricos
Questão 04. Sobre o conceito de região e suas aplicações, julgue as afirmativas como verdadeiras ou falsas e marque a única afirmativa falsa.
I. As regionalizações são construções humanas, já que são os seres humanos que determinam os limites entre as regiões. Portanto, os limites das regiões não são estáticos.
II. Qualquer região deve ser estudada como uma unidade homogênea, que não possui diversidades internas, nem relação com outros espaços.
III. As regiões são importantes ferramentas de trabalho para a Geografia, porém seu estudo requer cuidados para que não se caia em generalizações erradas ou exageradas.
Questão 05 com Exercícios sobre Regionalização do Espaço Mundial para o 8° Ano: Durante o Imperialismo (1845 – 1945), a regionalização do espaço mundial agrupava os países de acordo com sua capacidade econômica e a influência política e militar que exerciam no cenário mundial. Desse modo, o mundo estava regionalizado em:
a) Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido) b) Metrópoles e Colônias c) Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo d) Países Centrais e Países Periféricos e) Leste (socialista) e Oeste (capitalista)
Questão 06. O fim das disputas ideológicas da guerra fria (1945-1991) tornou as diferenças socioeconômicas mais evidentes. Surgiu então um novo conflito marcado pelas contradições entre:
a) Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido) b) Leste (socialista) e Oeste (capitalista) c) Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo b) Metrópoles e Colônias
Questão 07. Leia a afirmação a seguir e responda às questões.
“ Fósseis de mesosaurus, um pequeno réptil, foram encontrados no Brasil e na África”.
a) Qual teoria ligada à origem dos continentes essa afirmação ajuda a comprovar? b) Que outro argumento ajudou Alfred Wegener a elaborar a sua teoria?
Questão 08. Com o auxílio de um atlas, classifique os países, escrevendo nos parênteses os números correspondentes:
1) Países do Norte 2) Países do Sul
( ) Estados Unidos ( ) Argentina ( ) México ( ) Alemanha ( ) Cuba ( ) Japão ( ) Suécia ( ) Austrália ( ) Índia ( ) África do Sul
Questão 09. Regionalizar o espaço significa agrupar áreas com características semelhantes.
a) Quais são as vantagens e a importância de se regionalizar o espaço? b) Quais os vários critérios que podemos usar na regionalização de um determinado espaço?
Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre Regionalização do Espaço Mundial para o 8° Ano do ensino fundamental:
01. A região é uma construção humana, portanto, é permeada de valores humanos, opiniões e pontos de vistas;
Os limites não são estáticos, ou seja, os limites que separam uma região, podem mudar com o passar do tempo, de acordo com as necessidades ou pontos de vista humanos.
A região não é homogênea, ela apresenta diferenças internas,e relação com outros lugares e não podemos generalizar, para que não se faça exageros.
02. A; 03. C; 04. II; 05. D; 06. A;
07. a) a) A teoria da deriva continental de Wegener, na qual os continentes já foram uma única massa continental.
b) Wegener argumentou também que a costa leste da América do Sul encaixava-se na costa oeste da Africa, como também a América do norte se encaixava no litoral da Europa.
08. 1, 2, 2, 1, 2, 1, 1, 1, 2, 2
09. a) Nos permite estudar os países em conjunto; nos faz entender como um fenômeno se distribui no espaço geográfico; Facilita a administração das políticas públicas.
b) Critérios como: formações vegetais, os tipos de clima, o IDH, a religião, os idiomas, a distribuição das terras emersas, etc.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína