Lista com 07 atividades de Geografia sobre a Rosa dos Ventos para o Ensino Médio com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. (Unb) A necessidade de orientação no espaço terrestre esteve presente na humanidade desde as sociedades primitivas. A observação de corpos celestes foi a base para a elaboração de técnicas simples de localização, muito usadas desde a antiguidade. Embora tais técnicas não tenham sido totalmente abandonadas, atualmente dispõe-se de sofisticada tecnologia, sendo possível a uma pessoa, com um instrumento do tamanho de um telefone celular, obter quase que instantaneamente, a latitude e a longitude do ponto onde se encontra.
Com referência aos recursos utilizados pelo homem para se localizar no espaço terrestre e ao seu conhecimento acerca da posição e da movimentação da Terra no Sistema Solar, marque V ou F. ( ) O Sol nasce sempre no mesmo ponto do horizonte, o qual convencionou-se chamar de Leste.
( ) Ao contrário do que ocorre com a utilização de outros meios, do uso da bússola é uma forma precisa de orientação.
( ) A Lua, assim como o Sol, nasce a Leste e põe-se a Oeste, permitindo o estabelecimento dos pontos cardeais, de forma aproximada.
( ) O uso da constelação do Cruzeiro do Sul como forma de localização só é possível no Hemisfério Sul.
Questão 02. Observe o mapa abaixo:
Identifique: a) O continente que está ao norte da África: b) O continente que está ao sul da África: c) O continente que está a leste da Europa: d) O continente que está a oeste da Oceania:
Questão 03. Observe a planta da cidade de João Pessoa:
Esse mapa apresenta uma trajetória, assinalada em linha reta, entre o Hotel Tambaú (Ponto A) e o Estádio José Américo (Almeidão – Ponto B).
Partindo-se do ponto A para o ponto B, o trajeto ocorre na direção: a) Nordeste – Sudoeste b) Noroeste – Sudeste c) Nordeste – Sudeste d) Sudoeste – Nordeste e) Leste – Oeste
Questão 04 com Exercícios sobre a Rosa dos Ventos para o Ensino Fundamental: Levando-se em consideração que, no dia em que esta foto foi tirada, o Sol se pôs exatamente atrás da estátua do Cristo Redentor, podemos AFIRMAR que:
a) o Pão de Açúcar está situado ao norte da parte frontal da estátua do Cristo Redentor. b) o braço direito do Cristo Redentor está apontando para a direção sul. c) o leste está na direção da parte de trás da estátua do Cristo Redentor. d) a enseada de Botafogo está ao sul da parte frontal da estátua do Cristo Redentor. e) o braço esquerdo do Cristo Redentor está apontando para a direção oeste.
Questão 05. A orientação pelo Sol está baseada no seu movimento aparente – é a Terra que gira em torno do seu próprio eixo (movimento de rotação da Terra), é por isso que afirmamos ser um movimento aparente. Esse astro aparece, não exatamente na mesma posição, que varia no decorrer do ano, mas de um mesmo lado, e põe-se no lado oposto.
Com base nessas informações e observando o desenho abaixo, marque a alternativa correta: a) Considerando que o Sol nasce no ponto 4, entre os pontos 2 e 3 temos o ponto Sudoeste. b) Considerando que o Sol nasce no ponto 4, entre os pontos 1 e 4 temos o ponto Sudeste. c) Considerando que o Sol nasce no ponto 4, entre os pontos 1 e 3 temos o ponto Nordeste. d) Considerando que o Sol nasce no ponto 4, no ponto 1 temos o ponto cardeal Norte.
Questão 06. Observe a figura, na qual algumas pessoas estão observando o pôr do sol:
Levando-se em consideração os pontos cardeais, marque a alternativa correta: a) Maria localiza-se a oeste de Lucas. b) Lucas localiza-se a oeste de Rafael. c) Lucas localiza-se ao sul de Pedro. d) Rafael localiza-se a leste de Maria. e) Pedro localiza-se ao norte de Rafael.
Questão 07. Observe com atenção o desenho a seguir.
De acordo com o desenho, considerando que são 18 horas, se a bola for chutada do centro em direção aos pontos A, B e C respectivamente, as direções percorridas serão: a) oeste, sul, sudeste b) leste, sul, sudoeste c) oeste, norte, noroeste d) sul, leste, noroeste e) leste, norte, noroeste
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína