Exercícios sobre Ásia, África, Europa e Oceania

01. Ásia, África, Europa e Oceania: UFRN – Nos países desenvolvidos, notadamente nos europeus, o índice de crescimento populacional encontra-se, quando não negativo, próximo de zero. Isso se deve à(ao):

a) melhor distribuição de renda e à rápida urbanização.

b) melhor distribuição de renda e à revolução feminista.

c) popularização da pílula anticoncepcional e às campanhas de vacinação.

d) desenvolvimento socioeconômico e às desigualdades sociais.

 

 

02. UnB-DF – As novas ideias divulgadas pela Glasnost e pela Perestroika transformaram significativamente as relações entre países componentes do então bloco soviético e as relações internacionais no mundo atual. Acerca desses acontecimentos, julgue os itens a seguir.

( ) O grande desenvolvimento tecnológico da ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi um dos principais motivos das reformas que ocorreram no plano econômico com a Perestroika.

( ) A dinâmica das reformas políticas e econômicas do período Gorbachev na URSS favoreceram a reestruturação externa em busca do desarmamento.

( ) A economia de mercado que se instalou após a queda do bloco socialista provocou rápido desenvolvimento industrial, aumento do mercado de trabalho e melhoria nas condições de vida, principalmente da população russa.

( ) Uma conquista importante para as ex-repúblicas soviéticas que se tornaram independentes foi a eleição de seus presidentes pelo voto popular.

 

 

03. Ásia, África, Europa e Oceania: UFRN – Sobre o surgimento das novas fronteiras europeias, é correto afirmar que:

a) a diversidade de etnias existentes no interior das fronteiras nacionais da Europa Oriental pode ser considerada como um foco de movimentos autonomistas que, em alguns casos, questionam a própria sobrevivência dos estados-nação.

b) a partir do início dos anos 90, a geografia política do Leste Europeu sofreu profundas transformações, como por exemplo, a fragmentação territorial da Polônia, da Tchecoslováquia e da Hungria.

c) as sucessivas declarações de independência da Bósnia-Herzegóvina, Ucrânia, Macedônia e Romênia, entre 1991 e 1992, levaram à fragmentação do estado iugoslavo e à formação de zona de instabilidade na região balcânica.

d) ao fortalecer o poder do partido único soviético e dos movimentos autonomistas, a Perestroika e a Glasnost contribuíram também para a fragmentação da Rússia, redefinindo suas fronteiras.

 

 

04. U.F. Uberlândia-MG – Em nosso planeta, vários conflitos que têm suas origens em questões geopolíticas ou econômicas acabam assumindo, para as populações envolvidas e para a opinião pública mundial, feições de embates de fundo religioso. Assinale a alternativa que contempla as regiões onde a opção de fé é uma desculpa para os verdadeiros motivos dos conflitos:

I. Reino Unido (Ulster);

II. Ex-Iugoslávia (Bósnia);

III. Sudão (Região Sul);

IV. Espanha (País Basco).

a) Somente I, II e IV estão corretas; d) Somente II, III e IV estão corretas.

b) Somente I, II e III estão corretas; e) Todas as afirmativas estão corretas.

c) Somente I, III e IV estão corretas;

 

 

05. Ásia, África, Europa e Oceania: UFSE – Considere as afirmativas e relacione-as aos países apresentados na tabela abaixo.

I. Possui um parque industrial dos mais modernos do mundo, sede de grandes multinacionais da área siderúrgica, eletroeletrônica, química e automobilística, com destaque para a concentração nos vales dos rios Reno e Ruhr.

II. As diferenças de desenvolvimento econômico entre o norte e o sul são fonte de conflitos políticos internos, no qual não faltam grupos que propõem a separação total das regiões em dois países distintos.

III. É o maior produtor agrícola da Europa Ocidental, destacando-se na produção de cereais, e um dos grandes defensores da manutenção dos subsídios ao setor agrícola, em defesa do “caráter nacional” presente no campo.

Itália França Alemanha

a) I II III

b) I III II

c) II I III

d) II III I

e) III II I

 

Exercícios sobre Ecologia e Política Ambiental.

 

06. Ásia, África, Europa e Oceania: UFPR – A Europa Nórdica possui fatores de homogeneidade:

I. Grande participação do setor industrial.

II. Pequena disparidade entre as classes sociais.

III. Posição geográfica privilegiada, situa-se no nordeste do continente europeu.

IV. Grande densidade demográfica dentro da Europa

V. Relevo acidentado, clima frio, florestas temperadas.

São corretas as afirmativas:

a) I e V; b) I e III; c) II e IV; d) I e II; e) III e V.

 

 

07. UFRS – Sobre as características sócio-econômicas da Europa Ocidental, é correto afirmar que:

01. devido ao elevado nível sócio-econômico de sua população, a Europa Ocidental vem apresentando, nos últimos anos, um crescente aumento populacional;

02. países como Bélgica, Reino Unido e Alemanha apresentam elevados índices de urbanização;

04. apesar da política europeia de atração de imigrantes nas décadas de 50 e 60 – principalmente após o Plano Marshall – para trabalharem como mão-de-obra na reconstrução dos países devastados pela Segunda Guerra Mundial, atualmente os imigrantes sofrem com o desemprego e manifestações discriminatórias como nacionalismo, racismo e xenofobia;

08. a formação da União Europeia somente foi possível pela total homogeneidade das características político-econômicas entre todos os países europeus ocidentais;

16. a globalização da economia e o aumento da competitividade internacional tem contribuído para agravar as tensões sociais na Europa no que diz respeito ao desemprego, pois produtos de tecnologia simples são importados de países não europeus que possuem mão-de-obra muito barata.

Dê, como resposta, a soma das afirmativas corretas.

 

 

08. Ásia, África, Europa e Oceania: Cefet-PR – Em maior ou menor escala o desemprego afeta os países europeus e para uma grande parte da população a imigração é o fator determinante do problema. Relativamente a estes fatos é possível afirmar que:

a) os europeus ocidentais não se incomodam com os migrantes do leste europeu. Só não são aceitos os de outros continentes;

b) a imigração, fenômeno recente na Europa, foi motivado pela intensificação dos problemas socio-econômicos nas antigas colônias e nos países subdesenvolvidos;

c) a questão do desemprego só afeta a camada da população jovem por eles não estarem, ainda, qualificados para o mercado de trabalho. A imigração é irrelevante;

d) apenas a Alemanha dificulta a entrada de imigrantes e o faz porque suas leis impedem tal movimento;

e) o desemprego atingiu um pico máximo em 1995 e espera-se uma situação de normalidade já no final do ano 2000.

 

 

09. IESB-Adaptada – De acordo com seus conhecimentos sobre a Questão Palestina, julgue os itens que se seguem.

( ) Os conflitos entre Palestinos e Judeus tiveram origem na segunda metade do século XX, mais precisamente a partir de 1947, quando a ONU aprovou uma resolução que determinava a criação do Estado de Israel na Palestina.

( ) Na Palestina as disputas são exclusivamente religiosas, visto que a maior parte dos conflitos dá-se nos locais santos, tanto para judeus como para muçulmanos, da cidade de Jerusalém.

( ) O fundamentalismo religioso é verificado somente nas facções mais radicais palestinas, uma vez que entre os judeus os grupos moderados e progressistas são maioria.

( ) Para Israel, Jerusalém é sua capital eterna e indivisível, logo não há interesse entre as autoridades israelenses em conceder a porção oriental de Jerusalém como futura capital de um Estado Palestino independente.

( ) Tradicional aliado dos palestinos, os Estados Unidos é o país que mais se empenhou nos últimos anos por uma alternativa pacífica para a região.

 

 

10. Ásia, África, Europa e Oceania: U. Uberaba-MG/Pias – Japão e China, apesar de sua localização no Extremo Oriente, apresentam diferenças do ponto de vista da organização econômica.

I. O Japão forma, juntamente com os chamados Tigres Asiáticos, o grande bloco econômico asiático enquanto que a China ainda não admite nenhum investimento estrangeiro.

II. O Japão faz parte, juntamente com a Coréia do Sul, Taiwan, Malásia, Tailândia, Indonésia e Filipinas, do bloco econômico asiático enquanto a China começa a modificar sua política externa admitindo investimentos estrangeiros.

III. O Japão é uma economia de base essencialmente agrária enquanto a China é, predominantemente, industrial. IV. O Japão é uma potência econômica que supera os EUA no que se refere aos setores de informática e eletrônica. Já, a China, não apresenta um nível tecnológico e industrial que possa ser comparado ao das grandes potências econômicas.

Estão corretas, apenas:

a) I e II b) I e IV c) II e IV d) II e III

 

🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre Ásia, África, Europa e Oceania:

01. b;

02. E – C – E – C;

03. a; 04. b; 05. d; 06. a; 07. 11; 08. b;

09. V – F – V – V – F;

10. c