O homem a muito tempo se movimente entre diferente áreas geográficas buscando condições mais favoráveis á sua subsistência. A Mobilidade da População é a área da geografia que estuda estas movimentações. Dominar este assunto é importante para tirar boas notas em Vestibulares, Concursos e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para lhe ajudar preparamos uma lista com 10 exercícios respondidos sobre a Mobilidade da População.
Questão 01. (Cesgranrio). Mobilidade da População: Um dos mais marcantes acontecimentos de 1994 é o êxodo dos cidadãos cubanos que tentam alcançar a Flórida utilizando-se de improvisadas e toscas embarcações. Esse fato demonstra que o regime socialista de Fidel Castro está passando por uma grave crise, relacionada à(ao):
a) redução dos preços internacionais dos dois principais produtos de exportação de Cuba: o algodão e a soja.
b) manutenção do embargo comercial norte-americano, que dificulta a reestruturação da economia do país.
c) elevação recente das taxas de juros externas, levando o país a se retirar do Fundo Monetário Internacional.
d) término dos tratados de cooperação econômica, mantidos à época da Guerra Fria, com a Comunidade Econômica Europeia.
e) avanço de reformas agrárias obrigam os antigos proprietários a fugirem para o EUA, na qualidade de refugiados de guerra.
Questão 02. (PUCPR) Assinale a única expressão que completa corretamente o texto. As causas dos grandes movimentos migratórios mundiais são as mais diversas ao longo dos tempos. Atualmente, a maior parte das populações que se deslocam no mundo, visando fixar-se em outro país _____________.
a) Provém de regiões devastadas pela guerra, como a Chechênia.
b) Faz parte de comunidades religiosas em choque com seus governos teocráticos.
c) São elementos que, por problemas sazonais, praticam a transumância.
d) Costuma pertencer a grupos marginalizados do progresso tecnológico, vítimas da chamada globalização.
e) É de fugitivos das grandes catástrofes naturais, como, por exemplo, os terremotos da Turquia.
Questão 03. (UFGO). As migrações atuais de trabalhadores oriundos dos países pobres em direção aos países ricos têm como causas:
a) a desigual densidade demográfica nos países pobres e a boa qualidade de vida nos países ricos;
b) o desemprego estrutural nos países pobres e a alta produtividade tecnológica dos países ricos;
c) a competição pelo mercado de trabalho nos países pobres e o aumento do trabalho informal nos países ricos;
d) o crescimento de conflitos sociais no campo, nos países pobres e a estabilidade econômica nos países ricos;
e) a crise fiscal nos países pobres e o interesse dos países ricos pelos salários baixos do migrante.
Questão 04. (Fatec) Estados Unidos e França apresentam-se, hoje, como países com alto saldo positivo no destino de movimentos migratórios. Outros países destacam-se como locais de origem.
São eles:
a) Canadá e Argentina;
b) Canadá e Itália;
c) México e Turquia;
d) México e Austrália;
e) Líbia e Inglaterra.
Questão 05. (UFU-MG). Mobilidade da População: Leia atentamente as afirmativas abaixo.
I. Durante todo o século XIX, o principal ponto de recepção de migrantes foram os Estados Unidos. Essa população, vinda principalmente dos países da Europa, alavancou a conquista do oeste norte americano.
II. Um grande número de migrantes, vindos das antigas colônias caribenhas e africanas, estabeleceu-se, nos últimos cinquenta anos, nas antigas potências europeias, Inglaterra e França.
III. Nos países do Golfo Pérsico, a grande concentração financeira atraiu um grande contingente de trabalhadores não-qualificados, vindos, principalmente, dos países islamizados da Ásia e do norte da África.
IV. A pressão econômica, supostamente causada pelo elevado número de migrantes, vindos do leste europeu e dos países do Mediterrâneo, tem favorecido o crescimento de grupos ultranacionalistas na Alemanha.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente I, II e IV estão corretas.
b) Somente I, II e III estão corretas.
c) Todas as sentenças estão corretas.
d) Somente I, III e IV estão corretas.
e) Somente II, III e IV estão corretas.
Questão 06. (UFF-RJ). PARIS – Advogados de organizadores humanitários invadiram a justiça francesa com uma série de apelos para evitar a expulsão dos 210 imigrantes africanos que foram desalojados à força, na sexta-feira, da igreja de S. Bernardo, em Paris, que ocupam por 50 dias, 10 deles em greve de fome de protesto contra a política de imigração francesa.
Jornal do Brasil, 25 ago. 1996.
O texto fala dos “sem documentos”, ilustrando uma forma típica de movimento migratório internacional do final do século XX. Uma característica correta desse movimento é a:
a) mudança da direção das migrações, concentrando-se entre os “países desenvolvidos”.
b) acentuação das migrações dos “países desenvolvidos” para os “países subdesenvolvidos”.
c) acentuação das migrações dos “países subdesenvolvidos” para os “países desenvolvidos”.
d) reorientação da direção das migrações, que passam a ser predominantes no interior dos “países subdesenvolvidos”.
e) indefinição dos fluxos migratórios, que tomaram direções aleatórias.
Questão 07. (PUC-Campinas) Sobre o movimento migratório observado no mundo, a partir da década de 1980, pode-se afirmar que:
a) uma crescente emigração dirige-se sobretudo para os países ricos e tem como causas o agravamento dos conflitos internacionais e os problemas econômicos.
b) o chamado mundo subdesenvolvido apresenta elevado número de imigrantes, o que tende a provocar um excedente de população em idade produtiva.
c) o aumento da migração internacional tem provocado fortes reações de nacionalismo nas áreas pobres, que têm perdido população jovem em idade produtiva.
d) uma profunda aversão aos latino-americanos tem reduzido drasticamente o fluxo migratório desse continente para as áreas ricas do Hemisfério Norte.
e) a maciça emigração da população dos países pobres pode ser considerada como fator agravante da situação de dependência desses países, em relação aos países ricos.
Questão 08. (UERJ). Mobilidade da População: Nas décadas de 1980 e 1990, o Brasil tornou-se, pela primeira vez em sua história, um país de emigração. Estima-se que cerca de 1,5 milhão de brasileiros estejam atualmente residindo no exterior, a maioria nos EUA, Paraguai e Japão. A relação correta entre o país que recebe um contingente expressivo de brasileiros e a respectiva causa da emigração é:
a) Japão – carência de mão-de-obra qualificada, atraindo jovens brasileiros para funções especializadas;
b) EUA – liberalidade do governo, permitindo aos descendentes de norte-americanos os direitos de cidadania;
c) Paraguai – processo de avanço da fronteira agrícola no Centro-Sul brasileiro, levando à busca de terras livres no país vizinho;
d) Europa Ocidental – crescimento da tolerância com os estrangeiros, tornando a União Europeia atraente para os desempregados brasileiros.
Questão 09. (UERJ) Hoje, a mobilidade se tornou praticamente uma regra. (…) Daí a ideia de desterritorialização. Desterritorialização é, frequentemente, uma outra palavra para significar estranhamento, que é, também, desculturalização (…).
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
Com o passar dos anos e das gerações, o imigrante progressivamente se familiariza com o novo ambiente, clima, língua, costumes, e assim vai amenizando o sentimento incômodo de estar na situação descrita acima. Dos grupos abaixo, aquele que provavelmente mais vivencia a desterritorialização, por seu caráter de fluxo migratório recente, é o de:
a) albaneses na Itália;
b) marroquinos na França;
c) indianos no Reino Unido;
d) porto-riquenhos nos EUA.
Questão 10. (UEL). Mobilidade da População: “Este país que se caracterizou no início do século por incentivar a emigração de seus habitantes, hoje, pelo contrário, recebe mão-de-obra de algumas partes do mundo, inclusive brasileira.” O texto aplica-se:
a) à China, que precisa de pessoal especializado, sobretudo, em informática;
b) à Itália, sobretudo na parte setentrional, a mais industrializada, com necessidade de trabalhadores braçais;
c) à Coreia do Sul, que precisa povoar seu território aceitando pessoas das mais variadas profissões;
d) ao Líbano, que, com a Guerra, perdeu população, sobretudo masculina e adulta, necessitando de gente para recompor essa parcela da população;
🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.
Gabarito com as respostas das questões sobre Mobilidade da População:
01. B;
02. D;
03. B;
04. C;
05. C;
06. C;
07. A;
08. C;
09. A;
10. E
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína