Lista com 13 atividades de História sobre Açúcar, Engenhos e Sociedade Colonial para 7° ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Qual foi o primeiro produto a ser explorado comercialmente por Portugal aqui no Brasil?
a) Açúcar
b) Ouro
c) Pau-brasil
d) Prata
Questão 02. De qual continente era trazida a mão de obra para trabalhar forçadamente nas fazendas de açúcar?
a) Ásia
b) Europa
c) Oceania
d) África
Questão 03. Qual das profissões dos trabalhadores livres da sociedade açucareira era responsável por purificar o açúcar?
a) Purgador
b) Caldeireiro
c) Mestre do açúcar
d) Senhor de engenho
Questão 04. Assinale a alternativa que NÃO indica um dos motivos que levaram os portugueses a utilizarem a mão de obra africana na produção do açúcar:
a) a falta de indígenas nas áreas açucareiras por fuga ou morte devido a doenças e maus-tratos.
b) os indígenas eram preguiçosos e não sabiam produzir o açúcar.
c) os interesses envolvendo o tráfico de pessoas africanas pelo Atlântico, já que era uma atividade muito lucrativa.
d) a experiência africana na produção de açúcar nas plantações portuguesas em outras colônias.
Questão 05 com Exercícios sobre Açúcar, Engenhos e Sociedade Colonial no Brasil para o 7° Ano do Ensino Fundamental: Assinale a alternativa que indica corretamente o que era a guerra justa.
a) Era uma justificativa dos colonizadores para a escravização dos africanos. Aqueles que não aceitavam a catequização eram considerados bárbaros e, por isso, ‘deveriam’ ser escravizados.
b) Era uma guerra travada entre africanos e indígenas para resolver quem seria o responsável pela produção do açúcar no litoral do Nordeste.
c) Era um confronto entre portugueses e holandeses pelo domínio da produção do açúcar no Brasil, uma vez que era uma atividade muito lucrativa.
d) Era uma justificativa dos colonizadores para a escravização dos indígenas. Aqueles que não aceitavam a catequização eram considerados bárbaros e, por isso, ‘deveriam’ ser escravizados.
Questão 06. Assinale a alternativa que indica corretamente a característica da classe social dos senhores de engenho.
a) Eram proprietários das terras, do maquinário e dos escravizados, ocupavam os cargos nas Câmaras Municipais das vilas e cidades coloniais.
b) Eram os homens-livres, que possuíam terras e cultivavam cana-de-açúcar, mas não tinham os equipamentos necessários, dependiam do senhor para moê-la e pagavam com uma parte do açúcar obtido.
c) Eram os ricos comerciantes de escravos, de produtos europeus e indianos (tecidos, ferramentas), de animais e alimentos.
d) Eram os mestres de açúcar, purgadores e caldeireiros, recebiam os salários mais altos e eram os responsáveis pela qualidade do açúcar.
Questão 07. Além do açúcar, outros gêneros alimentícios foram produzidos nas fazendas açucareiras do período colonial. Assinale a única alternativa que NÃO indica produtos cultivados nesses locais:
a) Cacau e Canela
b) Algodão e Tabaco
c) Mandioca e feijão
d) milho e legumes
Questão 08. Assinale a alternativa que indica a parte da sociedade que se localizava na camada intermediária (meio) da pirâmide social açucareira:
a) Artesãos
b) Ferreiros
c) Mestres do açúcar
d) Todas as opções estão corretas
Questão 09. Três motivos principais levaram os portugueses a produzirem o açúcar no litoral do Nordeste. Assinale a única alternativa que NÃO indica um desses motivos.
a) o solo e o clima do litoral nordestino eram favoráveis.
b) os portugueses tinham experiência pois já tinham produzido açúcar em outras colônias.
c) o açúcar alcançava bons preços na Europa.
d) os indígenas já tinham experiência com a produção do açúcar.
Questão 10. Assinale a alternativa correta sobre a SENZALA:
a) Era uma construção característica de Portugal, especialmente durante o período do ciclo do açúcar. Era o local onde os escravizados africanos eram alojados nas fazendas de açúcar.
b) Apesar de serem locais muito precários, havia poucas pessoas em cada senzala e as camas eram individuais, já que os escravizados precisavam estar descansados para trabalharem o dia todo.
c) Era o local onde os trabalhadores livres assalariados moravam, passando ali a maior parte do seu tempo
d) Apesar das condições desumanas, as senzalas eram também lugares de resistência e cultura, onde os escravizados mantinham suas tradições africanas vivas através da música, dança e religião.
Questão 11. Para dar início à exploração econômica e colonização do Brasil, o rei de Portugal tinha alguns desafios:
• escolher o produto que seria usado para explorar a colônia; • buscar capital para financiar a produção; • conseguir mão de obra adequada ao trabalho.
Assinale a alternativa que responde corretamente as decisões tomadas por Portugal em relação a essas questões:
a) o produto escolhido foi o pau-brasil; quem forneceu o capital foi a Holanda; a mão de obra foi obtida na África
b) o produto escolhido foi o açúcar; quem forneceu o capital foi Portugal; a mão de obra foi obtida na África
c) o produto escolhido foi o açúcar; quem forneceu o capital foi a Holanda; a mão de obra foi obtida na África
d) o produto escolhido foi o pau-brasil; quem forneceu o capital foi Portugal; a mão de obra foi obtida na África
Questão 12. Assinale a alternativa que indica a parte da sociedade que se localizava na base (embaixo) da pirâmide social açucareira:
a) Escravizados
b) Caldeireiros
c) Mestres do açúcar
d) Purgadores
Questão 13. Assinale a alternativa que indica a parte da sociedade que se localizava no topo (em cima) da pirâmide social açucareira:
a) Lavradores da cana
b) Comerciantes
c) Senhores de engenho
d) Escravizados
Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre Açúcar, Engenhos e Sociedade Colonial no Brasil para o 7° Ano do Ensino Fundamental:
01. A;
02. D;
03. A;
04. B;
05. D;
06. A;
07. A;
08. D;
09. D;
10. D;
11. A;
12. A;
13. C.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína