20 Exercícios sobre a Revolução Francesa para o 8° Ano do Ensino Fundamental com Gabarito

Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre a Revolução Francesa para o 8° Ano do Ensino Fundamental:

01. Foi essa classe que se beneficiou com as transformações políticas, econômicas e sociais causadas pelo movimento.

02. A sociedade francesa era desigual. Era dividida em três ordens ou estados, de acordo com a sua condição de nascimento.

03. a classe burguesa passou a desejar o poder político e a questionar os privilégios da nobreza e do clero e o poder do rei absolutista, Luis XVI, que governava a França.

04. O povo assumia a responsabilidade dos impostos e das contribuições para o sustento do Estado Absolutista francês.

05. A economia francesa entrou em declínio devido aos gastos exorbitantes do Estado com guerras no estrangeiro, construções suntuosas e a corrupção do Estado.

06. a burguesia passou a reivindicar a igualdade civil e a abolição dos privilégios concedidos ao clero e à nobreza.

07. A Assembleia dos Estados Gerais era composta pelos deputados Notáveis do clero e nobreza e pelos representantes do Terceiro Estado. O objetivo seria o de votar a mudança no sistema tributário, obrigando clero e nobreza também a pagar impostos.

08. A Bastilha, símbolo da tirania absolutista, foi tomada pelo povo revoltado e depois o prédio foi demolido até os alicerces. Nas províncias, camponeses se rebelaram contra seus senhores, criando-se um clima de medo e desconfiança.

09. Abolição dos privilégios das classes privilegiadas, os bens do clero foram confiscados pelo Estado, o clero e a nobreza passaram a pagar impostos e foi elaborada uma nova Constituição para o país.

10. Tentou-se assim limitar o poder absolutista. O poder executivo caberia ao rei e o legislativo à Assembleia Nacional, que passou a ser chamada de Assembleia Legislativa.

11. Os reis absolutistas da Europa passaram a temer que a revolução ultrapassasse as fronteiras francesas e chegasse aos países em que governavam.

12. O rei da França, Luís XVI, decidiu fugir para a Áustria.

13. Passaram a exigir o fim da monarquia e a proclamação de uma república, acusando o rei da França de traição.

14. Afastou temporariamente o rei de suas funções e os membros da nobreza também passaram a ser afastados do novo governo.

15. A França revolucionária declarou guerra à Áustria pois neste país se escondiam nobres franceses emigrados que organizavam a contra-revolução, ou seja, um movimento para acabar com a Revolução Francesa e restaurar o absolutismo monárquico, colocando de volta ao poder o rei Luis XVI.

16. A Convenção Nacional, composta por deputados burgueses, em sua maioria.

178. Girondinos – representavam a alta burguesia comercial e manufatureira;
Jacobinos – representavam a pequena burguesia e as camadas populares (sans culotts);
Planície – representava os interesses da alta burguesia financeira (banqueiros e fi­nancistas).

18. A abolição da Monarquia e a proclamação da República.

19. Durante o período de terror na França as cadeias encheram-se de prisioneiros e o Tribunal Revolucionário mandou para a guilhotina todos os acusados de traição à Revolução. Durante essa fase, de 1793 a 1794, cerca de 42 mil pessoas foram executadas.

20. Os girondinos, unidos a planície, desfecharam um golpe contra os jacobinos, derrubando-os do poder. Esse golpe político caracterizou-se pela retomada do poder nela alta burguesia.

Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]

Deixe um comentário