Lista com 25 atividades de História sobre a Roma Antiga para 6° ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
Com a queda dos ___________ etruscos, o governo de Roma passou a ser uma republica. A expressão (“coisa pública em latim”) significava que o Estado não pertencia mais ao rei, mas era considerado um bem público.
a. ( ) Imperadores
b. ( ) Presidente
c. ( ) Reis.
d. ( ) Plebeus.
Questão 02. Um dos principais líderes militares romanos começou a se destacar na região da Gália: Júlio César. Com grande popularidade, ele soube manipular a situação para formar o:
a. ( ) Império Romano
b. ( ) Monarquia.
c. ( ) Primeiro Triunvirato.
d. ( ) Império Bizantino
Questão 03. As mulheres e os escravos não faziam parte de nenhuma __________, pois não tinham o direito de participar das decisões políticas de Roma.
a. ( ) Casta.
b. ( ) Assembleia
c. ( ) Reinado.
d. ( ) Sub-reinado
Questão 04 com Exercícios de História sobre a Roma Antiga para o 6° Ano: Era possível observar a desigualdade entre Patrícios e Plebeus até na guerra. Após uma vitória romana, ocorria a divisão dos bens retirados dos inimigos, que incluíam:
a. ( ) Escravos e terras.
b. ( ) Crianças e terras.
c. ( ) Terras e máquinas.
d. ( ) Idosos e crianças
Questão 05. As guerras que os romanos travaram com os povos vizinhos tinham por objetivo:
I. Defender seu território dos escravos.
II. Conquistar terras para a agricultura.
III. Controlar as rotas de comércio
IV. Defender seu território dos escravos.
Quais as alternativas corretas:
a. ( ) I, II e III
b. ( ) I, II e IV
c. ( ) II, III e IV
d. ( ) I, II, III e IV
Questão 06. A expansão romana pela Península Itálica e a participação dos plebeus enriquecidos na política levaram ao aparecimento dos chamados Homens novos. Eles recebiam esse nome porque nenhum membro da família desses Homens novos havia participado anteriormente da: A
a. ( ) Política romana.
b. ( ) Assembleias.
c. ( ) Família romana.
d. ( ) Família real
Questão 07. No início do regime republicano, o governo ficou quase inteiramente nas mãos dos ________. Os plebeus tinham poucas oportunidades para participar da vida política de Roma, pois não podiam participar do Senado:
a. ( ) Plebeus.
b. ( ) Etruscos
c. ( ) Patrícios.
d. ( ) Gentilícios
Questão 08. 1. Após a morte de César, formou-se o ___________, composto pelos generais Marco Antônio, Otávio de Lépido, todos seguidores de César.
a. ( ) Monarquia
b. ( ) Império.
c. ( ) Segundo Triunvirato
d. ( ) Terceiro triunvirato
Questão 09. Após uma vitória romana, ocorria a divisão dos bens retirados dos inimigos. A divisão do _________ era feita de acordo com a posse de armas. Como os patrícios detinham as melhores armas, ficavam com a maior parte.
a. ( ) Riquezas.
b. ( ) Espólio
c. ( ) Comércio
d. ( ) Pobreza
Questão 10 com Exercícios de História sobre a Roma Antiga para o 6° Ano: Muitos _________, em geral pequenos proprietários rurais, eram convocados para a guerra nos períodos de plantio e colheita. Ao voltar da guerra, sem recursos ou lavouras, viam-se obrigados a contrair empréstimos para sobreviver, usando sua propriedade como garantia. Conforme a lei, os Plebeus que não conseguissem pagar suas dividas e resgatar sua hipoteca perdiam suas propriedades e sua liberdade, tornando-se escravos.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
a. ( ) Patrícios
b. ( ) Políticos.
c. ( ) Plebeus
d. ( ) Mineradores
Questão 11. Quais os idiomas que se originaram do latim, a língua romana?
Questão 12. Como se organizava a sociedade romana na época da monarquia?
Questão 13. Quem foram os fundadores de Roma, segundo a tradição lendária dos romanos?
Questão 14. Caracterize a religião dos antigos romanos.
Questão 15. Qual a função dos senadores romanos?
Questão 16. Quais foram os principais imperadores que governaram o império romano?
Questão 17. Qual o principal órgão da política romana na época da República?
Questão 18. De que forma os romanos passaram a ter a supremacia (controle) sobre o Mar Mediterrâneo?
Questão 19. Quais as outras regiões conquistadas pelos romanos, após dominar Cartago?
Questão 20. Quais as mudanças que o império romano passou, após a expansão das conquistas?
Questão 21. Quais os povos bárbaros que invadiram o império romano, durante seu período de crise?
Questão 22. Como se caracterizou a arte romana?
Questão 23. Como se caracterizou a cultura romana?
Questão 24. Qual o objetivo da política do “pão e circo”?
Questão 25. Quais os nomes dos principais deuses romanos?
Gabarito com as respostas Exercícios de História sobre a Roma Antiga para o 6° Ano do ensino fundamental:
01. C;
02. C;
03. B;
04. A;
05. A;
06. A;
07. C;
08. C;
09. B;
10. C;
11. A língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.
12. A sociedade, nesta época, era formada por patrícios (nobres proprietários de terras) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários).
13. Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos, descendentes do príncipe Enéias, que teria sobrevivido a destruição de Tróia.
14. A religião romana era politeísta, adotando deuses semelhantes aos dos gregos, porém com nomes diferentes. Os deuses eram antropomórficos, ou seja, possuíam características (qualidades e defeitos) de seres humanos.
15. Cuidavam das finanças públicas, da administração e da política externa.
16. Augusto (27 a.C. – 14 d.C), Tibério (14-37), Caligula (37-41), Nero (54-68), Marco Aurelio (161-180) e Comodus (180-192).
17. O Senado Romano.
18. Após vencerem os cartagineses nas Guerras Púnicas (séculos II e III a.C).
19. Grécia, o Egito, a Macedônia, a Gália, a Germânia, a Trácia, a Síria e a Palestina.
20. O império romano passou a ser muito mais comercial do que agrário. Povos conquistados foram escravizados ou passaram a pagar impostos para o império.
21. Diversos povos bárbaros germânicos, entre eles, visigodos, vândalos, burgúndios, suevos, saxões, ostrogodos e outros, como os hunos etc
22. Nas artes destacava-se a pintura de afrescos, murais decorativos e esculturas com influências gregas.
23. Nas artes destacava-se a pintura de afrescos, murais decorativos e esculturas com influências gregas.
24. Esta consistia em oferecer a plebe romana, alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios, onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.
25. Principais deuses romanos : Júpiter, Juno, Apolo, Marte, Diana, Vênus, Ceres e Baco.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína