História

12 Exercícios sobre o Liberalismo Econômico para o 8° Ano do Ensino Fundamental com Gabarito

Lista com 12 atividades de História sobre o Liberalismo Econômico para 8° ano do Ensino Fundamental com Gabarito!

Questão 01. O que criticavam as ideias iluministas?

Questão 02. No final do século XVIII, tornou-se necessário estabelecer uma nova ordem econômica. Explique o porquê?

Questão 03. Qual a ideia central pregada pelo liberalismo econômico?

Questão 04. Quais as duas escolas de pensamento econômico que originaram o liberalismo econômico?

Questão 05. Qual o significado da expressão francesa: “Laissez faire, laissez aller, laissez passer”?

Questão 06. Quem foi o principal teórico e pai da teoria do liberalismo econômico?

Questão 07. O que defenderam os representantes da Escola Clássica inglesa para liberar o desenvolvimento econômico de um país?

Questão 08. Qual a importância do pensador Stuart Mill para a Escola Clássica Inglesa?

Questão 09. Por que a Escola Clássica inglesa tornou-se importante para a economia mundial?

Questão 10. O pensador Robert Malthus, em sua obra “Ensaio Sobre a População”, criou a teoria Malthusiana. O que ele afirmou nessa obra?

Questão 11. O que afirmou Adam Smith em sua obra “A Riqueza das Nações”?

Questão 12. De acordo com Malthus, de que forma o crescimento populacional em excesso pode ser contido?

Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre o Liberalismo Econômico para o 8° Ano do Ensino Fundamental:

01. As ideias mercantilistas criticavam os estados absolutistas e o mercantilismo.

02. O capitalismo estava se firmando cada vez mais.

03. O liberalismo econômico pregava o fim da intervenção do Estado na economia.

04. A Escola Fisiocrática (França) e a Escola Clássica (Inglaterra).

05. “Deixai fazer, deixai ir, deixai passar”, significando que a economia deveria ser livre.

06. O principal teórico e pai da teoria do liberalismo econômico foi Adam Smith.

07. A escola clássica inglesa defendeu a livre concorrência, ou livre comércio e a “lei da oferta e da procura”.

08. Stuart Mill introduzi uma nova ordem de preocupações de caráter social, a busca da justiça social, ou seja, o reconhecimento daqueles que produzem: os trabalhadores.

09. A economia moderna inspirou-se em tendências mais ou menos semelhantes

10. afirmou que se em um país o crescimento da população não for contido, irá ela dobrando de 25 em 25 anos, enquanto que os meios de subsistência nunca aumentam o suficiente para abastecer a população em crescimento. De acordo com essas progressões, conduzirá inevitavelmente à falta de abastecimento e fome.

11. Adam Smith afirmou que a prosperidade econômica e a acumulação de rique­zas de um país não são concebidas através da atividade rural e nem comercial, mas sim através do trabalho livre, sem nenhum agente regulador ou interventor.

12. Ele aconselha a limitação voluntária da natalidade e o controle da população pelo Estado.

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