Questão 01 com Atividades sobre a Grécia Antiga: UFES – Entre as causas do declínio das cidades-estado (pólis) da Grécia, é possível destacar o(a):
a) invasão e dominação persa;
b) rivalidade entre as cidades e a disputa pela hegemonia grega;
c) expansão cartaginesa pelo Mediterrâneo;
d) expansão do Império Romano;
e) desaparecimento e morte dos principais reis gregos, quando retornavam da Guerra de Tróia.
Questão 02. U. Uberaba-MG/Pias – A cidade australiana de Sidney foi sede de 15 de setembro a 1º de outubro de 2000 da 24ª. Olimpíada da era moderna. A origem da Olimpíada está relacionada aos Jogos realizados na Grécia Antiga, a partir de 776 a.C. Segundo os relatos obtidos pela arqueologia, esse povo adiantado tão preocupado com as artes, filosofia, poesia, atividades do espírito, tinha o hábito de homenagear os deuses com um festival esportivo, que incluía de arremesso a saltos em altura e distância, lutas e corridas.
Sobre os Jogos Olímpicos realizados pelos gregos podemos afirmar que:
I. as guerras eram suspensas e era sacrilégio atacar os peregrinos durante a realização dos jogos;
II. os vencedores recebiam uma coroa de louros e eram temas dos cantos dos poetas da época;
III. os jogos transformavam Olímpia numa gigantesca feira festiva, vendedores de comida e de vinhos, dinamização de negócios e participação de líderes políticos;
IV. as mulheres gregas participavam dos jogos competindo com modalidades mais leves como danças e corridas a pé.
As afirmativas corretas são:
a) II, III e IV
b) I, III e IV
c) I, II e III
d) I, II e IV
Questão 03 com Atividades sobre a Grécia Antiga: FATEC-SP – Na visão do historiador grego Tucídides, a guerra do Peloponeso estendeu-se por longo tempo e, no seu curso a Hélade (Grécia), sofreu desastres como jamais houvera num lapso de tempo comparável. Nunca tanta gente foi exilada ou massacrada, quer no curso da própria guerra, quer em conseqüência de dissenções civis. Com relação à Guerra do Peloponeso podemos afirmar que o seu resultado foi:
a) a unificação da Grécia sob a bandeira de Atenas.
b) a unificação da Grécia sob a bandeira de Esparta.
c) a unificação da Grécia sob a bandeira de Tebas.
d) o esfacelamento da Grécia e a sua conquista pela Macedônia, em 338 a.C.
e) o esfacelamento da Grécia e a sua conquista pelos persas, em 404 a.C.
Questão 04. Unb-DF/PAS
“Sócrates tornara-se um perigo, pois fazia a juventude pensar. Por isso, eles o acusaram de desrespeitar os deuses, corromper os jovens e violar as leis. Levado perante a assembléia, Sócrates não se defendeu e foi condenado a tomar um veneno – a cicuta – e obrigado a suicidar-se.”
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia.
Com o auxílio do texto, julgue os itens seguintes, referentes à Grécia Clássica, colocando (C) para as certas e (E) para as erradas.
( ) Lançando algumas das principais bases da civilização ocidental, os gregos produziram uma cultura antropocêntrica e racionalista, que teve na Filosofia uma de suas expressões mais eloqüentes.
( ) Voltada para a reflexão em torno da vida, a Filosofia grega passou da tentativa de explicação física do universo para a abordagem dos aspectos essenciais que envolvem o ser humano.
( ) Conferindo à Filosofia um sentido marcantemente humanista e moral, Sócrates acabou por atingir os interreses dos detentores do poder estabelecido, sendo por eles condenado.
( ) O alto grau de desenvolvimento cultural atingido pela Grécia Clássica, especialmente em função do trabalho dos filósofos, tornou impraticável a existência da escravidão, considerada como a negação da essência humana.
Questão 05 com Atividades sobre a Grécia Antiga: Uniderp-MS Em Atenas, na Grécia antiga, durante os séculos VI e V a. C., sob os governos de Clístenes e de Péricles, desenvolveu-se plenamente o regime político denominado:
a) Tirania.
b) Aristocracia.
c) Oligarquia.
d) Monarquia.
e) Democracia.
Questão 06. Unifor-CE A Grécia Antiga, ou Hélade, ocupava a parte sul da Península Balcânica e as ilhas do Mar Egeu. Em sua fase da expansão colonial, ocupou também o litoral do Oriente Médio e o sul da Itália. Costuma-se dividir a história da Grécia Antiga em cinco períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. O Período Clássico (de500 a 336 a.C.).
a) compreende a época do povoamento da Península Balcânica e das Ilhas do Mar Egeu pelos povos indo-europeus.
b) abrange a época em que o conhecimento da sociedade grega deve-se, basicamente, às informações fornecidas pelos poemas Ilíada e Odisséia.
c) assiste ao desenvolvimento das cidades-estados, e à formação das instituições básicas da civilização grega.
d) corresponde a época de apogeu da civilização grega, marcado pelo desenvolvimento das cidades, expansionismo e grande esplendor.
e) corresponde à época de declínio da pólis e da conquista da Península Balcânica pela Macedônia.
Questão 07. Unifor-CE Em 708 a.C., o salto era uma das provas do pentatlo original, modalidade criada pelos sábios gregos para satisfazer a ferocidade dos soldados espartanos – os outros combates, diziam, eram leves demais. Os valentes iam se eliminando pelo salto, pelo lançamento de dardo, pela corrida e pelo arremesso de discos. Quando restavam apenas dois atletas lutavam até que um se exaurisse.
Os vencedores de Olímpia eram vistos como atletas completos e recebiam privilégios durante toda a vida. E, mesmo mortos, prosseguiam eternizados em versos. Foi assim com muitos. Um deles até inspirou uma das mais famosas esculturas da Grécia Antiga.
a) o deus Posêidon.
b) o Discóbolo.
c) as cariátides do pórtico sul do Erecteion.
d) o auriga de Delfos.
e) os lutadores.
Questão 08 com Atividades sobre a Grécia Antiga: UFRN Leia o fragmento a seguir.
“A civilização da Grécia, em especial na sua forma ateniense, fundava-se em ideais de liberdade, otimismo, secularismo, racionalismo, glorificação tanto do corpo como do espírito e de grande respeito pela dignidade e mérito do indivíduo. A religião era terrena e prática, servindo aos interesses dos homens. A religião era um meio de enobrecimento do homem.”
[adaptação] BURNS, Edward McNall. História da Civilização Ocidental. Rio de Janeiro: Globo, 1986. v. 1. p. 123.
O fragmento trata principalmente do(a):
a) hegemonia cultural da Grécia na cultura antiga.
b) politeísmo na religião grega.
c) antropocentrismo na cultura grega.
d) influência dos gregos sobre o Ocidente.
Questão 09. Unb-DF/PAS Na Antigüidade Clássica (Grécia e Roma), os cidadãos participavam ativamente da vida política, social, religiosa e militar, sempre exercendo as funções de comando e de liderança. A respeito de alguns traços marcantes dessas sociedades, julgue os itens seguintes.
( ) As Olimpíadas, que o mundo contemporâneo redescobriu obviamente em novas bases e significado distinto —, foram criadas pelos gregos como forma de homenagem à sua divindade suprema: Zeus.
( ) Na sociedade espartana, a rigorosa disciplina e a educação militarizada tinham claros objetivos políticos, pois as funções públicas estavam reservadas aos cidadãos com conhecimentos militares e práticas guerreiras.
( ) A exemplo do Coliseu, os anfiteatros romanos foram cenários de festas e de espetáculos, os quais, em boa medida, procuravam dissimular a crise social que atingia as camadas empobrecidas da população: era a prática do pão e circo.
( ) O cristianismo somente conseguiu impor-se em Roma quando, após violenta perseguição de que foram alvo seus seguidores, adotou os princípios e as práticas vigentes no Império dos Césares.
Questão 10 com Atividades sobre a Grécia Antiga: (FEI) Na Grécia antiga, a cada quatro anos declarava-se uma trégua nas guerras, a fim de que a população pudesse participar dos jogos de Olímpia, competição que originou os modernos Jogos Olímpicos, e que eram realizados em honra de:
a) Palas Atena.
b) Zeus.
c) deuses de cada cidade.
d) Dionísio e Afrodite.
e) Héstia.
🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.
Gabarito com as respostas das Atividades sobre a Grécia Antiga para Ensino Fundamental e médio:
01. b;
02. c;
03. d;
04. C – C – C – E;
05. e;
06. d;
07. b;
08. c;
09. C – C – C – E;
10. b
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína