Lista com 10 atividades de Matemática sobre Representações na Reta para o 7º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. observe a reta numérica.
a) Qual é a abscissa do ponto R?
b) Qual a imagem geométrica do número – 1?
c) Qual a imagem geométrica do número + 4?
d) Qual a abscissa do ponto P?
Questão 02 com Exercícios sobre Representações na Reta para o 7° Ano: Imagine a reta numérica e dê a distância de:
a) + 43 até 0. …………….
b) – 28 até + 32. …………..
c) + 42 até + 95. …………
d) – 50 até + 50. …………..
e) – 94 até 0. …………
f) – 81 até – 61. ………….
g) – 100 até + 50. …………
h) – 50 até – 5. ……………
Questão 03. Tomando como referência o nível do mar use números inteiros positivos ou negativos para indicar os valores expressos na frases dos itens a seguir:
a) Uma mergulhadora, usando equipamento apropriado desce até 300 metros de profundidade.
b) O Airbus A380 é o maior avião comercial de passageiros em circulação no mundo. Também chamado de Superjumbo, pode atingir 15.000 metros de altura.
c) Uma empresa que explora o fundo do mar lança uma base-guia a 1.700 metros de profundidade, no formato de funil, por onde as sondas e as brocas passam e perfuram o solo.
d) O Hardsuit 2.000 é um pequeno submarino de resgate que atinge a profundidade de 609 m.
Questão 04. Considerando a reta numérica seguinte, responda:
a) Qual é a abscissa do ponto A? …………………
b) Qual é a imagem geométrica do número + 5? ………………………
c) qual é a imagem geométrica do número – 6? …………………………
d) Qual é a abscissa do ponto Q? ………………………………
e) O ponto M é a imagem geométrica de qual número inteiro? …………………
Questão 05. Modelo Enem. Pense na reta numérica inteira e responda:
a) Em um termômetro, quantas graduações há desde 6 gruas abaixo de zero até 5 graus acima de zero? …………………………..
b) Em linha reta, qual a distância desde o quilômetro 120 a oeste até o quilômetro 100 a leste de umas cidade? ………………
c) Quantos anos há do ano 36 antes de Cristo até o ano 64 depois de Cristo? ……………
d) Quantas graduações há entre – 14 °C e – 2 °C? ………………
e) Quantos anos se passaram de -15 anos até + 15 anos?
Questão 06. Considerando a reta numérica inteira, dê a distância de :
a) – 1 até 0. ………..
b) – 4 até 0. ………..
c) – 4 até + 2. ………
d) + 2 até + 5. ………
e) + 5 até 0. ……….
f) – 2 até + 3. ……….
g) – 4 até – 1. ………..
h) – 3 até + 3. ……….
Questão 07. Observe a reta numérica abaixo:
a) Localize o ponto A, de abscissa + 3 e o ponto B, de abscissa – 3.
b) A distância do ponto A ao O é igual ou diferente da distância do ponto B ao ponto O?
Questão 08. Confira a figura abaixo e responda:
I) Suponha que a figura acima represente uma rodovia ligando várias cidades de um mesmo estado e cada intervalo seja uma unidade para medir distâncias.
Usando um número inteiro e considerando sempre a capital como o referencial, dê a posição:
a) da cidade A.
b) da cidade B.
c) da cidade C.
d) da cidade D.
e) da cidade E.
II) Se cada intervalo corresponde a 100 km, dê a posição das cidades B e C em relação à capital.
III) Considerando que cada intervalo corresponde a 100 km, determine a distância entre as cidades:
a) A e C
b) A e D
c) B e A
d) E e B
e) B e D
f) E e A
Questão 09. Vamos supor que a reta numérica seguinte seja a avenida principal de uma cidade. Nela, o ponto O representa a praça principal, e cada intervalo representa 1 quarteirão.
– A posição da igreja ( ponto I) em relação à praça principal é representada pelo número inteiro + 5.
– A posição do clube ( ponto C) em relação á praça principal é representada pelo número inteiro – 3.
– A posição da prefeitura ( ponto P ) em relação à praça é representada pelo ponto – 6.
Localize a igreja, o clube, a prefeitura e a escola nesta numérica:
Questão 10. Usando intervalo de 1 cm, faça o desenho de uma reta numérica e localize os pontos:
a) A, de abscissa + 3.
b) R, de abscissa – 2.
c) B, de abscissa – 6.
d) S, de abscissa + 7.
e) C, de abscissa + 4.
f) P, de abscissa – 1.
Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre Representações na Reta para o 7° Ano do ensino fundamental:
01. a) +2;
b) O ponto S;
c) O ponto Q;
d) – 5;
02. a) 43;
b) 60;
c) 53;
d) 100;
e) 94;
f) 20;
g) 150;
h) 45;
03. a) – 300 m;
b) + 15.000m;
c) – 1.700m;
d) – 609m;
04. a) + 3;
b) Ponto P;
c) Ponto B;
d) – 2;
e) – 4;
05. a) 11 graduações;
b) 220 km;
c) Há 100 anos;
d) Há 12 graduações;
e) 500 anos;
f) 30 anos;
06. a) – 1;
b) 4;
c) 6;
d) 3;
e) 5;
f) 5;
g) 3;
h) 6;
07. A)
B) É igual;
08. I) a) + 4;
b) – 2;
c) + 6;
d) + 9;
e) – 5;
II) Cidade B: – 200 km;
Cidade C: + 600 km
III) a) 200 km;
b) 500 km;
c) 600 km;
d) 300 km;
e) 1.100 km;
f) 900 km;
09.
10.
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína