10 Atividades sobre Numerais para o 6° Ano do Ensino Fundamental

Lista com 10 atividades de Língua Portuguesa sobre Numerais para o 6º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!

Atividade 01 sobre Numerais para o 6 Ano: Escreva, por extenso, o número ou as expressões entre parênteses, empregando os vários tipos de numerais:

a) Só consegui terminar ________ do bordado. (1/4).
b) Maria trabalhou ________ do que sua irmã. (Duas vezes mais).
c) Apliquei ________ do meu salário na poupança. (3/12)
d) Comprei o mesmo tecido por ________ do preço que você pagou. (1/3).
e) Pedi a ele que trouxesse o ________ jornal que encontrasse. (1º).
f) O padre João convocou os fiéis para rezar as ________. (9).


Atividade 02. Escreva os números por extenso observando o gênero e /ou o número a ser usado:

a) Para prestar queixa, compareçam ao 51º Distrito Policial.
b) Uma inflação de 40% ao mês pode resultar em 1500% ao ano.
c) O organismo humano começa a degradar-se numa altitude de 6.000 metro devido a pequena quantidade de oxigênio no ar.
d) Com ventos a 60 km/h, uma temperatura de -20°C transforma-se em -50°C.


Leia este poema, de Fernando Paixão, e responda às questões 03 e 04.

O ônibus
Logo na esquina
desceu o primeiro.
Seguiu o motorista
mais quatro passageiros.

Desceu o segundo
no ponto seguinte.
Levou um susto:
a rua estava diferente.

Desceu o terceiro
na casa de Raimundo
que carrega no nome
tanta raiva do mundo.

O quarto desceu
em frente à estátua.
Caiu-lhe sobre a cabeça
uma espada de prata.

Desceu o último
tranquilo na calçada,
queria sentir o vento,
passear e mais nada.

Ficou só o motorista
nenhum passageiro.
Agora sim – ufa! –
podia ir ao banheiro.
(Poesia a gente inventa. São Paulo: Ática, 1996.)

Atividade 03. O poema está organizado em partes, isto é, em estrofes.

a) Qual é o número de estrofes do poema?
b) Quantas pessoas havia ao todo no ônibus?
c) Conclua: qual a relação entre as estrofes do poema e as pessoas do ônibus?


Atividade 04. Modelo Enem. O poema, desde o início, apresenta diversos numerais.

a) Quais os dois tipos de numerais que foram empregados?
b) Desses tipos, qual foi o mais utilizado?
c) O ônibus faz uma viagem, e os passageiros descem em pontos diferentes. Ao empregar predominantemente esse tipo de numeral, o que o autor pretende indicar, quanto à descida de cada passageiro?


Atividade 05 sobre Numerais para o 6 Ano: Assinale a alternativa incorreta.

a) 874° – octingentésimo septuagésimo quarto
b) 398° – trecentésimo nonagésimo oitavo
c) 486° – quadringentésimo octogésimo sexto
d) n.d.a.


Atividade 06. Complete com numeral conveniente:

a) Hoje é o ________ dia da semana.
b) No ________ dia do mês de setembro proclamou-se a Independência do Brasil.
c) Junho é o ________ mês do ano.
d) Oito é o ________ de quatro.
e) D. Pedro ________, filho de D. Pedro ________ governou o Brasil durante quase ________ século.


Atividade 07. Classifique os numerais das orações abaixo:

a) Nossa equipe fez seis pontos. ____________
b) Depois de tantas compras, fiquei com um terço do dinheiro. ____________
c) Consegui alcançar o segundo lugar. ____________
d) Meu amigo recebeu o triplo de mim. ____________
e) Daremos às meninas o dobro de nossos brindes. ____________


Atividade 08. Associe o sentido ao respectivo numeral coletivo.

(1)período de seis anos
(2) período de cinco anos
(3) estrofe de dois versos
(4) período de cem anos
(5) agrupamento de dez coisas

( ) dístico
( ) decúria
( ) sexênio
( ) centúria
( ) lustro


Atividade 09. Ele obteve o … (123°) lugar.

a) centésimo vigésimo terceiro
b) centésimo trigésimo terceiro
c) cento e vinte trigésimo
d) cento e vigésimo terceiro


Atividade 10 sobre Numerais para o 6 Ano: Assinale o que estiver correto.

a) Seiscentismo se refere ao século XVI.
b) O algarismo romano da frase anterior se lê “décimo sexto”.
c) Duodécuplo significa duas vezes; dodecuplo, doze vezes.
d) Ambos os dois e forma estão corretas.
e) Quadragésimo, quarentena, quadragésima, quaresma só aparentemente se referem a quarenta.

Gabarito com as respostas da lista de atividades sobre Numerais para o 6 Ano do Ensino Fundamental:

01. a) um quarto;
b) dobro;
c) três doze avos;
d) um terço;
e) primeiro;
f) nove

02. a) Quinquagésimo primeiro.
b) Quarenta por cento / mil e quinhentos por cento.
c) Seis mil.
d) Sessenta quilômetros por hora / Vinte graus Celsius / Cinquenta graus Celsius.

03. O poema está organizado em partes, isto é, em estrofes.
a) Seis estrofes
b) Seis pessoas
c) Cada uma das estrofes faz referência a uma pessoa.

04. O poema, desde o início, apresenta diversos numerais.
a) Ordinais e cardinais.
b) O ordinal.
c) A ordem ou a sequência da descida dos passageiros.

05. d;

06. a) sexto;
b) sétimo;
c) sexto;
d) dobro;
e) segundo, primeiro, um.

07. a) Cardinal;
b) Fracionário;
c) Ordinal;
d) Multiplicativo;
e) Multiplicativo;

08. 3, 5, 1, 4, 2

09. a;
10. d

Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]

Deixe um comentário