Lista com 15 atividades de Língua Portuguesa sobre Encontro Consonantal e Dígrafo para o 6° Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Atividade 01 sobre Encontro Consonantal e Dígrafo para o 6° Ano: No conjunto das palavras “gargalhadas”, “toque”, “lágrimas”, “chofre” e “problema” existem:
a) 2 dígrafos e 4 encontros consonantais,
b) 3 dígrafos e 4 encontros consonantais
c) 4 dígrafos e 3 encontros consonantais
d) 3 dígrafos e 5 encontros consonantais
Atividade 02. Determine onde há encontro consonantal e não dígrafo:
a) renda;
b) táxi;
c) lindo;
d) campo
Atividade 03. A única alternativa que apresenta palavra com encontro consonantal e dígrafo é:
a. graciosa.
b. batatinhas.
c. carrinhos.
d. trabalhava.
Atividade 04. Assinale a alternativa cujos vocábulos contenham os seguintes tipos de encontros vocálicos: tritongo, ditongo nasal decrescente e ditongo oral crescente:
a) veio – cantam – água;
b) averiguei – ninguém – gratuito;
c) verifiquei – mamão – vitória;
d) enxaguem – muito – quase;
e) saguão – quando – oblíquo.
Atividade 05 sobre Encontro Consonantal e Dígrafo para o 6° Ano: Assinale a alternativa que apresenta tritongo, hiato, ditongo crescente e dígrafo (nessa ordem):
a) quais, saúde, perdoe, álcool
b) cruéis, mauzinho, quais, psique
c) quão, circuito, mandiúba, quieto
d) agüei, ruim, mágoa, chato
Atividade 06. Coloque D para dígrafo e EC para encontro consonantal:
a) ( ) pássaro
b) ( ) substantivo
c) ( ) onda
d) ( ) exceto
Atividade 07. Assinale a alternativa em que, nas três palavras, há ditongo decrescente:
a) água, saúde, perdoe, álcool
b) cruéis, mauzinho, quais, quero
c) coração, razão, paciência
d) apóio, gratuito, fluido
Atividade 08. A palavra “ribeirinhas” apresenta:
a) Dígrafo
b) Encontro consonantal
c) Oxítona
d) Hiato
Atividade 09. Modelo Enem. Circule os encontros vocálicos das palavras:
Peneira
coração
fêmea
besouro
joelho
poeta
iguais
gaiola
Atividade 10 sobre Encontro Consonantal e Dígrafo para o 6° Ano: Preencha com C as questões corretas e com I as questões incorretas:
a) ( ) “MUCAMA” – três fonemas vogais (dois nasais e um fechado).
b) ( ) “DAQUI” – quatro fonemas, duas sílabas, um dígrafo e um ditongo.
c) ( ) “MUNDO” – dois fonemas consonantais, duas sílabas e dois fonemas vocálicos
d) ( ) “TAMBÉM” – um dígrafo e um ditongo nasal decrescente
e) ( ) “PESSIMISMO”, “DERROTA” e “PORQUANTO” – nesses três vocábulos temos, respectivamente, nove, seis e oito fonemas.
f) ( ) “GULOSEIMA, AVERIGUOU e ÁLCOOL” – nesses três vocábulos há um ditongo oral ( fechado e decrescente) , um tritongo, um hiato, e um encontro consonantal e o número de letras é igual ao de fonemas.
g) ( ) “COLÉGIO” – o encontro vocálico pode ser classificado como ditongo crescente ou como hiato, uma vez que ambas as emissões ocorrem na linguagem oral.
h) ( ) “PAISAGEM” – três sílabas, oito fonemas, dois ditongos, quatro fonemas vocálicos e um dígrafo nasal.
i) ( ) “QUINQUILHARIAS” – cinco sílabas, dez fonemas (cinco consoantes e cinco vogais) , quatro dígrafos e dois encontros consonantais.
j) ( ) “SEREIA” – o encontro vocálico pode ser classificado como hiato ou como dois ditongo, pois nele ocorre o fenômeno chamado “iode” em que o fonema semivogal é pronunciado em duas sílabas, sem estar grafado em ambas.
k) ( ) “MUITO” – três fonemas vogais respectivamente, nasal, fechado e reduzido em um ditongo nasal decrescente.
l) ( ) “IGUAL”- pode ser classificado como tritongo, haja vista que se aceita a vocalização do L, transformando – o em U ( semivogal).
Dígrafo
Atividade 11. Na frase “o esqueleto quebrou o esquema”, temos:
a) três hiatos;
b) dois dígrafos e um ditongo;
c) três dígrafos e um ditongo;
d) um dígrafo e um ditongo;
e) um dígrafo, um ditongo e um hiato.
Atividade 12. Na língua portuguesa escrita, quando duas letras são empregadas para representar um único fonema (ou som, na fala), tem-se um dígrafo. O dígrafo só está presente em todos os vocábulos de:
a. pai, minha, tua, esse, tragar.
b. afasta, vinho, dessa, dor, seria.
c. queres, vinho, sangue, dessa, filho.
d. esse, amarga, silêncio, escuta, filho.
Atividade 13. A partir da leitura do poema “Correndo chão a baixo” tem quantos dígrafos?
a) 01
b) 02
c) 03
d) 04
Atividade 14. Nas palavras “unha”, “guerra” e “quilombo”:
a) há dígrafo na primeira, mas não há nas seguintes;
b) há dígrafo nas duas primeiras, mas não há na última;
c) não há dígrafo na primeira, mas há nas seguintes;
d) não há dígrafos em nenhuma delas;
e) há cinco dígrafos no total.
Atividade 15. Em “o inquérito sumiu de repente” temos:
a) três dígrafos e um ditongo crescente;
b) dois dígrafos, um ditongo decrescente e um encontro consonantal;
c) três dígrafos e um ditongo decrescente;
d) um dígrafo, dois ditongos decrescentes e um encontro consonantal;
e) um hiato, um dígrafo, um ditongo decrescente e um consonantal.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína
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