Lista com 17 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Numerais para o 6º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01 sobre Numerais para o 6 Ano: Escreva, por extenso, o número ou as expressões entre parênteses, empregando os vários tipos de numerais:
a) Só consegui terminar ________ do bordado. (1/4).
b) Maria trabalhou ________ do que sua irmã. (Duas vezes mais).
c) Apliquei ________ do meu salário na poupança. (3/12)
d) Comprei o mesmo tecido por ________ do preço que você pagou. (1/3).
e) Pedi a ele que trouxesse o ________ jornal que encontrasse. (1º).
f) O padre João convocou os fiéis para rezar as ________. (9).
Questão 02. Escreva os números por extenso observando o gênero e /ou o número a ser usado:
a) Para prestar queixa, compareçam ao 51º Distrito Policial.
b) Uma inflação de 40% ao mês pode resultar em 1500% ao ano.
c) O organismo humano começa a degradar-se numa altitude de 6.000 metro devido a pequena quantidade de oxigênio no ar.
d) Com ventos a 60 km/h, uma temperatura de -20°C transforma-se em -50°C.
Leia este poema, de Fernando Paixão, e responda às questões 03 e 04.
O ônibus
Logo na esquina
desceu o primeiro.
Seguiu o motorista
mais quatro passageiros.
Desceu o segundo
no ponto seguinte.
Levou um susto:
a rua estava diferente.
Desceu o terceiro
na casa de Raimundo
que carrega no nome
tanta raiva do mundo.
O quarto desceu
em frente à estátua.
Caiu-lhe sobre a cabeça
uma espada de prata.
Desceu o último
tranquilo na calçada,
queria sentir o vento,
passear e mais nada.
Ficou só o motorista
nenhum passageiro.
Agora sim – ufa! –
podia ir ao banheiro.
(Poesia a gente inventa. São Paulo: Ática, 1996.)
Questão 03. O poema está organizado em partes, isto é, em estrofes.
a) Qual é o número de estrofes do poema?
b) Quantas pessoas havia ao todo no ônibus?
c) Conclua: qual a relação entre as estrofes do poema e as pessoas do ônibus?
Questão 04. Modelo Enem. O poema, desde o início, apresenta diversos numerais.
a) Quais os dois tipos de numerais que foram empregados?
b) Desses tipos, qual foi o mais utilizado?
c) O ônibus faz uma viagem, e os passageiros descem em pontos diferentes. Ao empregar predominantemente esse tipo de numeral, o que o autor pretende indicar, quanto à descida de cada passageiro?
Questão 05 sobre Numerais para o 6 Ano: Assinale a alternativa incorreta.
a) 874° – octingentésimo septuagésimo quarto
b) 398° – trecentésimo nonagésimo oitavo
c) 486° – quadringentésimo octogésimo sexto
d) n.d.a.
Questão 06. Complete com numeral conveniente:
a) Hoje é o ________ dia da semana.
b) No ________ dia do mês de setembro proclamou-se a Independência do Brasil.
c) Junho é o ________ mês do ano.
d) Oito é o ________ de quatro.
e) D. Pedro ________, filho de D. Pedro ________ governou o Brasil durante quase ________ século.
Questão 07. Classifique os numerais das orações abaixo:
a) Nossa equipe fez seis pontos. ____________
b) Depois de tantas compras, fiquei com um terço do dinheiro. ____________
c) Consegui alcançar o segundo lugar. ____________
d) Meu amigo recebeu o triplo de mim. ____________
e) Daremos às meninas o dobro de nossos brindes. ____________
Questão 08. Associe o sentido ao respectivo numeral coletivo.
(1)período de seis anos
(2) período de cinco anos
(3) estrofe de dois versos
(4) período de cem anos
(5) agrupamento de dez coisas
( ) dístico
( ) decúria
( ) sexênio
( ) centúria
( ) lustro
Questão 09. Ele obteve o … (123°) lugar.
a) centésimo vigésimo terceiro
b) centésimo trigésimo terceiro
c) cento e vinte trigésimo
d) cento e vigésimo terceiro
Questão 10 sobre Numerais para o 6 Ano: Assinale o que estiver correto.
a) Seiscentismo se refere ao século XVI.
b) O algarismo romano da frase anterior se lê “décimo sexto”.
c) Duodécuplo significa duas vezes; dodecuplo, doze vezes.
d) Ambos os dois e forma estão corretas.
e) Quadragésimo, quarentena, quadragésima, quaresma só aparentemente se referem a quarenta.
Questão 11. Assinale a alternativa em que meio funciona como advérbio:
a) Só quero meio quilo.
b) Achei-o meio triste.
c) Descobri o meio de acertar!
d) Parou no meio da rua.
e) Comprou um metro e meio.
Questão 12. Assinale o caso em que não haja expressão numérica de sentido indefinido.z
a) Ele é o duodécimo colocado.
b) Quer que veja este filme pela milésima vez?
c) “Na guerra os meus dedos disparam mil mortes.”
d) “A vida tem uma só entrada; a saída é por cem portas.”
e) n.d.a.
Questão 13. Sabendo-se que os numerais podem ser cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários, podemos dar os seguintes exemplos:Z
a) uma (cardinal), primeiro (ordinal), leão onze (multiplicativo) e meio (fracionário).
b) um (cardinal), milésimo (ordinal), undécuplo (multiplicativo) e meio (fracionário).
c) um (ordinal), primeiro (cardinal), leão onze (multiplicativo) e meio (fracionário).
d) um (ordinal), primeiro (cardinal), cêntuplo (multiplicativo) e centésimo (fracionário),
e) um (cardinal), primeiro (ordinal), duplo (multiplicativo), não existindo numeral denominado fracionário.
Questão 14. Assinale a alternativa correta:
a) 0s substantivos são, tabelião, pão, alemão e cidadão fazem o plural mudando -ão em -ães.
b) A torre e altíssima. A palavra destacada é adjetivo e está no grau superlativo absoluto analítico.
c) Vendi todos os livros a uns alunos. As palavras destacadas são pronomes definidos.
d) O dobro do meu dinheiro é igual à metade do teu. As palavras destacadas são numerais multiplicadores.
e) Levaram-me o caderno. A palavra desta cada é pronome pessoal oblíquo mais educativo
Questão 15. Nas frases abaixo, coloque dentro dos parênteses, a letra que indica a classificação das palavras em negrito.
1 – Numeral cardinal.
2 – Numeral ordinal.
3 – Numeral multiplicativo.
4 – Numeral fracionário.
5 – Numeral coletivo.
( ) José chega ao aeroporto; duas horas depois do avião ter decolado.
( ) Consegui a vigésima terceira classificação no concurso de contos da escola.
( ) Ainda resta a metade da torta.
( ) Ele trabalhou o dobro do que havia planejado.
( ) Recebi um doze avos do meu salário.
( ) Ele recebeu dois terços da herança paterna.
( ) Vendi duas dúzias de ovos.
a) ordinal o primeiro e multiplicativo o segundo.
b) ambos ordinais.
c) ambos cardinais.
d) ambos multiplicativos.
e) multiplicativo o primeiro e ordinal o segundo