Língua Portuguesa

Lista com os Melhores Exercícios sobre Intertextualidade para o Ensino Médio

Lista com 09 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Intertextualidade do Ensino Médio com Gabarito!

Questão 01. (Fuvest 2010)
Mais do que a mais garrida a minha pátria tem
Uma quentura, um querer bem, um bem
Um “libertas quae sera tamen”*
Que um dia traduzi num exame escrito:
“Liberta que serás também”
E repito!
(Vinícius de Moraes, “Pátria minha”, Antologia poética.)

*A frase em latim traduz-se, comumente, por “liberdade ainda que tardia”.

Considere as seguintes afirmações:
I. O diálogo com outros textos (intertextualidade) é procedimento central na composição da estrofe.

II. O espírito de contradição manifesto nos versos indica que o amor da pátria que eles expressam não é oficial nem conformista.

III. O apego do eu lírico à tradição da poesia clássica patenteia-se na escolha de um verso latino como núcleo da estrofe.

Está correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.


Questão 02. Clonagem

Parabenizo o jornalista Marcelo Leite pelo artigo “O conto das células de cordão” (Mais!, p. 18,18/7).

A tecnologia de congelamento de células de cordão é muito bem dominada por alguns serviços médicos no Brasil há vários anos. Logo, seria natural que migrássemos para esse campo. Mas, mesmo sendo factível a sua introdução, ficamos convencidos de que essa seria uma área que só deveria ser implantada por instituições (preferencialmente públicas) responsáveis pelo tratamento de um grande contingente de pacientes, pois só com um cadastro nacional abrangente poderiam ser atendidos aqueles com indicação de transplante de medula óssea que não tivessem doadores relacionados disponíveis.
Infelizmente, foi com muito pesar que vi a proliferação de bancos de cordão voltados ao possível atendimento dos próprios doadores do cordão (crianças saudáveis e provenientes de famílias com bons recursos financeiros), uma prática totalmente desnecessária com pouca repercussão do ponto de vista da saúde pública.
Foi por esse motivo que nunca nos aventuramos nessa área.
Silvano Wendel, diretor médico do banco de sangue do Hospital Sírio-Libanês (São Paulo-SP)
FOLHA DE S. PAULO, São Paulo, 23 jul. 2004, p. A3, Painel do Leitor.

O título do artigo de Marcelo Leite “O conto das células de cordão” resume a tese de que a prática de doação de cordão umbilical não tem favorecido aqueles que realmente necessitam de transplante de medula. O sentido construído no título é alcançado pelo recurso de:

a) inversão, construída pelo emprego das palavras “células” e “conto”.
b) oposição, provocada pelo uso da palavra “cordão” que tem duplo sentido.
c) paródia, construída pela explicação do que vêm a ser as células de cordão.
d) intertextualidade, marcada pelo uso de termos que recuperam elementos dos contos de fadas.
e) contradição, provocada pelo uso dos termos “cordão” e “células” que remetem a domínios diferentes.


Questão 03. Sobre o conceito de intertextualidade, podemos afirmar:

I. Introdução de novos elementos no texto. Pode-se também retomar esses elementos para introduzir novos referentes;

II. Operação responsável pela manutenção do foco nos objetos de discurso previamente introduzidos;

III. Elemento constituinte do processo de escrita e leitura, trata-se das relações dialógicas estabelecidas entre dois ou mais textos;

IV. Pode ocorrer de maneira implícita ou explícita;

V. Responsável pela continuidade de um tema e pelo estabelecimento das relações semânticas presentes em um texto.

Estão corretas as proposições:
a) Todas estão corretas.
b) Apenas III e IV estão corretas.
c) Apenas I, II e V estão corretas.
d) III, IV e V estão corretas.
e) I e II estão corretas.


Questão 04. (Fuvest 2001) Chega!
Meus olhos brasileiros se fecham saudosos.
Minha boca procura a “Canção do Exílio”.
Como era mesmo a “Canção do Exílio”?
Eu tão esquecido de minha terra…
Ai terra que tem palmeiras
onde canta o sabiá!
(Carlos Drummond de Andrade, “Europa, França e Bahia”, ALGUMA POESIA)

Neste excerto, a citação e a presença de trechos………….. constituem um caso de…………..

Os espaços pontilhados da frase acima deverão ser preenchidos, respectivamente, com o que está em:
a) do famoso poema de Álvares de Azevedo / discurso indireto.
b) da conhecida canção de Noel Rosa / paródia.
c) do célebre poema de Gonçalves Dias/ intertextualidade.
d) da célebre composição de Villa-Lobos/ ironia.
e) do famoso poema de Mário de Andrade / metalinguagem.


Leia o anúncio no para-choque e responda às questões de 05 a 07.

anúncio parachoque intertextualidadeanúncio parachoque intertextualidade

Questão 05. Identifique a intertextualidade que há no anúncio. Depois responda: De que modo ela é indicada no anúncio?


Questão 06. Observe a frase que há na traseira do caminhão.

a) Quais os sentidos do verbo tomar nessa frase?

b) Que tipo de sabedoria a frase pretende transmitir?

c) O consumo de bebidas alcoólicas é proibido para quem dirige. Considerando se esse dado, que outro sentido a frase apresenta?


Questão 07. Para promover a imagem do produto, o anunciante utiliza como argumento um valor.

a) Qual é esse valor?
b) Por que a imagem do produto anunciado supostamente melhora quando agregada a esse valor?


Questão 08. Ideologia

Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito
Eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)

Frequenta agora as festas do “Grand Monde”

Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver

O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs não tem nenhum rock ‘n’ roll
Eu vou pagar a conta do analista
Pra nunca mais ter que saber quem eu sou
Pois aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Agora assiste a tudo em cima do muro

Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver

(CAZUZA e ROBERTO FREJAT – 1988)

E as ilusões estão todas perdidas (v. 3)
Esse verso pode ser lido como uma alusão a um livro intitulado Ilusões perdidas, de Honoré de Balzac. Tal procedimento constitui o que se chama de:
a) metáfora
b) pertinência
c) pressuposição
d) intertextualidade


Questão 09. (Pucmg 2003) Leia os versos abaixo, parte do “Poema de Sete Faces”, de “Alguma Poesia”:

“Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.”

Se considerarmos que Tomás Antônio Gonzaga é autor do verso “Eu tenho um coração maior que o mundo”, podemos afirmar que, nos dois versos de Drummond acima transcritos, existe:

a) mera cópia do verso de Tomás Antônio Gonzaga.
b) plágio visível do verso de Tomás Antônio Gonzaga.
c) intertextualidade flagrante com o verso de Tomás Antônio Gonzaga.
d) apropriação indevida do verso de Tomás Antônio Gonzaga.

Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre Intertextualidade para o Ensino Médio:

01. C;
02. D;
03. B;
04. C;

05. A intertextualidade está na citação explícita de uma frase de Benjamin Franklin. Ela é indicada pelo uso de aspas e pela citação da autoria.

06. a. 1) receber, acolher; 2) beber, ingerir

b. A sabedoria de que é preciso tomar decisões importantes com serenidade e total consciência.

c. O de que motoristas inteligentes não devem ingerir bebidas alcoólicas quando estão trabalhando.

07. a. O valor da inteligência.

b. O anúncio dá a entender que a escolha de seu produto é sinal de inteligência; logo, os consumidores desse produto apreciam frases como a de Benjamin Franklin.

08. D;
09. C;

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