Lista com 10 Exercícios sobre Funções da Linguagem para o Ensino Médio

Lista com 10 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Exercícios sobre Funções da Linguagem do Ensino Médio com Gabarito!

Questão 01. Assinale a alternativa que contenha a sequência correta sobre as funções da linguagem, importantes elementos da comunicação:

1. Ênfase no emissor (lª pessoa) e na expressão direta de suas emoções e atitudes.

2. Evidencia o assunto, o objeto, os fatos, os juízos. É a linguagem da comunicação.

3. Busca mobilizar a atenção do receptor, produzindo um apelo ou uma ordem.

4. Ênfase no canal para checar sua recepção ou para manter a conexão entre os falantes.

5. Visa à tradução do código ou à elaboração do discurso, seja ele linguístico ou extralinguístico.

6. Voltada para o processo de estruturação da mensagem e para seus próprios constituintes, tendo em vista produzir um efeito estético.

( ) função metalinguística.
( ) função poética.
( ) função referencial.
( ) função fática.
( ) função conativa.
( ) função emotiva.

a) 1, 2, 4, 3, 6, 5.
b) 5, 2, 6, 4, 3, 1.
c) 5, 6, 2, 4, 3, 1.
d) 6, 5, 2, 4, 3, 1.
e) 3, 5, 2, 4, 6, 1.


Questão 02. Identifique a frase em que a função da linguagem predominante é a função referencial.

a) Siga o meu exemplo. Você se sentirá melhor!
b) Estou muito animada com o meu novo emprego.
c) Existem três acentos gráficos na língua portuguesa.
d) Sim… Sei… Estou ouvindo, claro.


Questão 03. (ENEM 2010) A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações. (DUARTE, M.O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.)

Predomina no texto a função da linguagem:
a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.
b) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.
c) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.
d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
e) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.


Questão 04. Indique quais as funções da linguagem presentes nas seguintes frases.

a) Alô? Alô?
b) 1995 foi um ano muito difícil para mim.
c) Que ódio! Que raiva!
d) Claro! Não é mesmo?


Questão 05. Observe o texto abaixo:

“Sujeito oracional é um sujeito sob a forma de oração. Portanto, quando existe uma oração subordinada substantiva fazendo papel de sujeito, ela é denominada de sujeito oracional. O sujeito oracional também pode ser chamado de oração subordinada substantiva subjetiva.”

A função da linguagem predominante neste texto é:
a)Função referencial, visto que informa ao leitor sobre o determinado assunto.
b)Função metalinguística, pois usa a língua portuguesa para explicar um determinado assunto.
c)Função conativa ou apelativa, pois incita ao leitor estudar gramática.
d)Função fática, pois explica ao leitor um assunto, gerando assim um diálogo.
e)Função emotiva ou expressiva, visto que o texto é narrado por um sujeito.


Questão 06. Assinale a alternativa em que a função apelativa da linguagem é a que prevalece:

A) Trago no meu peito um sentimento de solidão sem fim… sem fim…
B) “Não discuto com o destino o que pintar eu assino.”
C) Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros.
D) Conheça você também a obra desse grande mestre.
E) Semântica é o estudo da significação das palavras.


Leia:
Canção amiga
Eu preparo uma canção
em que minha mãe se reconheça,
todas as mães se reconheçam,
e que fale como dois olhos.
[…]
Aprendi novas palavras
E tornei outras mais belas.

Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Novos poemas.
Rio de Janeiro: José Olympio, 1948 (fragmento). )

Questão 07. A linguagem do fragmento anterior foi empregada pelo autor com o objetivo principal de:

a) transmitir informações, fazer referência a acontecimentos observados no mundo exterior.

b) envolver, persuadir o interlocutor, nesse caso, o leitor, em um forte apelo à sua sensibilidade.

c) realçar os sentimentos do eu lírico, suas sensações, reflexões e opiniões frente ao mundo real.

d) destacar o processo de construção de seu poema ao falar sobre o papel da própria linguagem e do poeta.

e) manter eficiente o contato comunicativo entre o emissor da mensagem, de um lado, e o receptor, de outro.


Questão 08. Assinale a alternativa em que a função apelativa da linguagem é a que prevalece:

a) Trago no meu peito um sentimento de solidão.
b) Não discuto com o destino o que pintar eu assino.
c) Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros.
d) Conheça você também a obra desse autor.
e) Semântica é o estudo da significação das palavras.


Catar feijão

Catar feijão se limita com escrever:
Jogam-se os grãos na água do alguidar
E as palavras na da folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo;
pois catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
[…]
João Cabral de Melo Neto

Questão 09. Analise o poema acima. Levando em consideração seus conhecimentos no que se refere às funções da linguagem, aponte qual função foi utilizada pelo autor.


Questão 10.
“Quando nasci um anjo torto
Desses que vivem na sombra
Disse: vai, Carlos! ser gauche na vida”
(Carlos Drummond de Andrade)

Que tipo de função de linguagem aparece predominante, no texto acima:
a) Referencial
b) Apelativa
c) Fática
d) Expressiva
e) Metalinguista.

Deixe um comentário