Intertextualidade Exercícios com Gabarito

01. Intertextualidade exercícios: (Enem–1999) Quem não passou pela experiência de estar lendo um texto e defrontar-se com passagens já lidas em outros? Os textos conversam entre si em um diálogo constante. Esse fenômeno tem a denominação de intertextualidade. Leia os seguintes textos:


I. Quando nasci, um anjo torto
Desses que vivem na sombra
Disse: Vai Carlos! Ser
gauche na vida
ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964.


II. Quando nasci veio um anjo safado
O chato dum querubim
E decretou que eu tava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fm.
BUARQUE, Chico. Letra e Música. São Paulo: Cia das Letras, 1989.


III. Quando nasci um anjo esbelto
Desses que tocam trombeta, anunciou:
Vai carregar bandeira.
Carga muito pesada pra mulher
Esta espécie ainda envergonhada.
PRADO, Adélia. Bagagem. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.


Adélia Prado e Chico Buarque estabelecem intertextualidade, em relação a Carlos Drummond de Andrade, por:
A) reiteração de imagens.
B) oposição de ideias.
C) falta de criatividade.
D) negação dos versos.
E) ausência de recursos.

 


Instrução: Textos para a questão 02


Texto I
Pra que mentir?
Pra que mentir se tu ainda não tens
Esse dom de saber iludir?
Pra quê?! Pra que mentir
Se não há necessidade de me trair?
Pra que mentir, se tu ainda não tens
A malícia de toda mulher?
Pra que mentir

se eu sei que gostas de outro
Que te diz que não te quer?
Pra que mentir
Tanto assim
Se tu sabes que eu já sei
Que tu não gostas de mim?!
Se tu sabes que eu te quero
Apesar de ser traído
Pelo teu ódio sincero
Ou por teu amor fingido?!
ROSA, Noel. VADICO. Disponível em: <http://letras.terra.com.br/noel-rosa-musicas/125753/>. Acesso em: 10 fev. 2011.


Texto II
Dom de iludir
Não me venha falar
Na malícia de toda mulher
Cada um sabe a dor
E a delícia de ser o que é
Não me olhe como se a polícia
Andasse atrás de mim
Cale a boca
E não cale na boca
Notícia ruim
Você sabe explicar
Você sabe entender
Tudo bem
Você está, você é
Você faz, você quer
Você tem
Você diz a verdade
A verdade é seu dom de iludir
Como pode querer que a mulher
Vá viver sem mentir?
VELOSO, Caetano. Disponível em: <http://www.caetanoveloso.com.br/sec_discogra_letra.php?language=pt_BR&id=259>. Acesso em: 10 fev. 2011.


02. Intertextualidade exercícios: A releitura da canção de Noel Rosa feita por Caetano Veloso:
A) valoriza a infidelidade feminina.
B) defende a efemeridade contida no discurso feminino.
C) defende o caráter dissimulado do discurso feminino.
D) condena o caráter persuasivo contido no discurso feminino.
E) condena a astúcia feminina.

 

 

03. Intertextualidade exercícios: […] constatemos que a paródia, por estar do lado do novo e do diferente, é sempre inauguradora de um novo paradigma. […] Do lado da contra-ideologia, a paródia é uma descontinuidade. […] Enquanto a paráfrase é um discurso em repouso, […] a paródia é o discurso em progresso. […] Numa há o reforço, na outra a deformação. […] É uma tomada de consciência crítica. […] a paródia é como a lente: exagera os detalhes de tal modo que pode converter uma parte do elemento focado num elemento dominante, invertendo, portanto, a parte pelo todo, como se faz na charge e na caricatura. […] Ela mata o texto-pai em busca da diferença.”
SANT’ANNA, Affonso Romano de. Paródia, paráfrase & Cia. São Paulo: Editora Ática, 1995.


Uma das imagens mais retomadas na história da arte é a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. A releitura a seguir que se propõe a parafrasear o quadro em vez de parodiá-lo é:

A)

Marcel Duchamp

Releitura feita por Marcel Duchamp

 

B)

Releitura feita por Vik Muniz

Releitura feita por Vik Muniz

 

C)

Releitura feita por Fernando Botero

Releitura feita por Fernando Botero

 

D)

Releitura feita por W.Brasil para campanha da Bom Bril

Releitura feita por W.Brasil para campanha da Bom Bril

 

E)

Releitura feita por Antoine Paoletti

Releitura feita por Antoine Paoletti

 

 

04. Intertextualidade exercícios: (ITA-SP–2011) O poema, “Gioconda (Da Vinci)”, de Carlos Drummond de Andrade, refere-se a uma célebre tela renascentista:
O ardiloso sorriso
alonga-se em silêncio
para contemporâneos e pósteros
ansiosos, em vão, por decifrá-lo.
Não há decifração. Há o sorriso.
In: Farewell. Rio de Janeiro: Record, 1996. NÃO se pode afirmar que o poema


A) faz uso de metalinguagem num sentido amplo, pois é uma obra de arte que fala de outra.
B) procura se inserir no debate que a tela Gioconda provoca desde a Renascença.
C) mostra que são inúmeros os significados do sorriso da Gioconda.
D) garante não haver razão alguma para a polêmica, como diz o último verso.
E) ilustra a polissemia de obras de arte, inclusive do próprio poema.

 


05. Intertextualidade exercícios: (UnB-DF / Adaptado)

MENEZES, Philadelpho. Exemplo 30. In: Poética e visualidade: uma trajetória da poesia brasileira contemporânea. Campinas: Unicamp, 1991. p.171.


O texto poético pode servir de base ao texto publicitário; porém, às vezes, é este que fundamenta aquele. Relacionando essa observação ao texto anterior, JULGUE os itens que se seguem como VERDADEIROS ou FALSOS.
( ) O texto é uma paródia da embalagem original de um produto.
( ) O modo como foi desenhada a letra inicial “Clichetes” permite a leitura musical e financeira da mensagem.
( ) No texto, “MASCARAR” está para “MASCAR” assim como “MENTAL” está para “MENTA”.
( ) A relação intertextual ocorre não só por meio do plano verbal, mas também devido à exploração do recurso icônico, ou seja, não verbal.

A partir da interpretação das afirmações, é possível afrmar que a alternativa CORRETA encontra-se em:
A) V F V F      C) V V V V
B) F F V V      D) V V F V

 

Realismo e Naturalismo Exercícios Respondidos.

 

06. Intertextualidade exercícios: (PUC Minas)
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.


Se considerarmos que Tomás Antônio Gonzaga é autor do verso “Eu tenho um coração maior que o mundo”, podemos afrmar que, nos dois versos de Drummond transcritos, existe:
A) mera cópia do verso de Tomás Antônio Gonzaga.
B) plágio visível do verso de Tomás Antônio Gonzaga.
C) intertextualidade flagrante com o verso de Tomás Antônio Gonzaga.
D) apropriação indevida do verso de Tomás Antônio Gonzaga.

 


07. Intertextualidade exercícios: (UNIFESP) Esta questão relaciona-se a uma passagem bíblica e a um trecho da canção “Cálice”, realizada em1973, por Chico Buarque (1944-) e Gilberto Gil (1942-).


Texto bíblico
Pai, se queres, afasta de mim este cálice! Contudo, não a
minha vontade, mas a tua seja feita! (Lucas, 22)
In: Bíblia de Jerusalém. 7ª impressão.
São Paulo: Paulus, 1995.


Trecho de canção
Pai, afasta de mim esse cálice!
Pai, afasta de mim esse cálice!
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue.
Como beber dessa bebida amarga,
Tragar a dor, engolir a labuta,
Mesmo calada a boca, resta o peito,
Silêncio na cidade não se escuta.
De que me vale ser flho da santa,
Melhor seria ser flho da outra,
Outra realidade menos morta,
Tanta mentira, tanta força bruta.
Disponível em: <www.uol.com.br/chicobuarque/>.


Um texto pode se revelar, na forma e / ou no conteúdo, como absorção e transformação de um ou mais textos. Por isso, quando ele é lido, algumas de suas partes podem lembrar o que já foi lido em outro(s) texto(s). A essa relação de semelhança e superposição de um texto a outro dá-se o nome de intertextualidade. Inúmeros autores extraem desse procedimento interessantes efeitos artísticos. Comparando-se a primeira estrofe de “Cálice” com o texto bíblico, pode-se afirmar CORRETAMENTE que :

A) ocorre intertextualidade porque a estrofe contém, na forma e no conteúdo, parte da passagem evangélica.
B) não há intertextualidade porque, na estrofe, foi omitida a outra frase atribuída a Jesus.
C) não há intertextualidade porque, na estrofe, não há menção ao sentido condicional presente na primeira frase atribuída a Jesus.
D) ocorre intertextualidade, mas apenas quanto aos elementos morfossintáticos da frase atribuída a Jesus.
E) não há intertextualidade porque a estrofe transforma, semanticamente, a passagem evangélica, dando-lhe uma conotação política.

 


08. Intertextualidade exercícios: (UnB-DF) A comparação entre textos é uma habilidade de leitura analítica. A partir do confronto desses dois poemas, JULGUE os itens que se seguem:
Canção do exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
DIAS, Gonçalves. Poesia. Rio de Janeiro: Agir, 1969. p. 11-12.


Canto de regresso à pátria
Minha terra tem palmares
Onde gorjeia o mar
Os passarinhos daqui
Não cantam como os de lá
Minha terra tem mais rosas
E quase que mais amores
Minha terra tem mais ouro
minha terra tem mais terra
Ouro terra amor e rosas
Eu quero tudo de lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá

Não permita Deus que eu morra
Sem que volte pra São Paulo
Sem que veja a Rua 15
E o progresso de São Paulo
ANDRADE, Oswald de. Trechos escolhidos. Rio de Janeiro: Agir, 1967. p. 30.


Na(s) questão(ões) a seguir assinale os itens CORRETOS e os itens ERRADOS.
( ) O texto de Gonçalves Dias é uma paródia do poema de Oswald de Andrade.
( ) Algumas diferenças entre os poemas dos dois autores são:
Canção do exílio versus Canto de regresso à pátria;
Romantismo versus Modernismo;
Nacionalismo versus bairrismo;
Paisagem natural versus paisagem modificada pelo homem;
Conteúdo sugestivo versus fatos da civilização moderna.
( ) Embora semelhantes em seu amor pela pátria, os dois poetas sentem esse amor de modo diferente: um é nostálgico e o outro, bem-humorado.

 


09. Intertextualidade exercícios: (PUC Minas–2008 / Adaptado)
Até tu, Brutus?!
Sim, foi este o modo como eu quis anunciar que – que Macabéa morreu. Vencera o Príncipe das Trevas. Enfim a coroação.
Qual foi a verdade de minha Maca? Basta descobrir a verdade que ela logo já não é mais: passou o momento. Pergunto: o que é? Resposta: não é. Mas que não se lamentem os mortos: eles sabem o que fazem. Eu estive na terra dos mortos e depois do terror tão negro ressurgi em perdão. Sou inocente! Não me consumam! Não sou vendável! Ai de mim, todo na perdição e é  como se a grande culpa fosse minha. Quero que me lavem as mãos e os pés e depois – depois que os untem com óleos santos de tanto perfume. Ah que vontade de alegria. Estou agora me esforçando para rir em grande gargalhada. Mas não sei por que não rio. A morte é um encontro consigo. Deitada, morta, era tão grande como um cavalo morto. O melhor negócio é ainda o seguinte: não morrer, pois morrer é insuficiente, não me completa, eu que tanto preciso.
Macabéa me matou.
Ela estava enfim livre de si e de nós. Não vos assusteis, morrer é um instante, passa logo, eu sei porque acabo de morrer com a moça. Desculpai-me esta morte.
LISPECTOR, Clarice.
A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.


Leia os trechos a seguir:
I. Até tu, Brutus?
II. Quero que me lavem as mãos e os pés e depois – depois que os untem com óleos santos de tanto perfume.
III. Desculpai-me esta morte.


Há exemplo de referência intertextual em:
A) apenas I.         C) I e II.
B) apenas II.       D) II e III.

 

 

10. Intertextualidade exercícios: (PUC Minas) A passagem de Pau-Brasil em que a intertextualidade e a metalinguagem são utilizadas simultaneamente é:
A) Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado teiado
E vão fazendo telhados

B) No Pão de Açúcar
De Cada Dia
Dai-nos Senhor
A Poesia
De Cada Dia

C) Aprendi com meu flho de dez anos
Que a poesia é a descoberta
Das coisas que nunca vi

D) Seguimos nosso caminho por este mar de longo
Até a oitava da Páscoa
Topamos aves
E houvemos vista de terra

 

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Gabarito com as respostas sobre Intertextualidade exercícios:

01. A; 02. C; 03. B04. D; 05. C; 06. C; 07. A;
08.
F, V, V;
09. C; 10. B

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