Lista com 20 atividades de Língua Portuguesa sobre Ortografia para o Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. (CFC/95) Assinalar a alternativa que apresenta um erro de ortografia:
a) enxofre, exceção, ascensão
b) abóbada, asterisco, assunção
c) despender, previlégio, economizar
d) adivinhar, prazerosamente, beneficente
Questão 02. Das palavras abaixo relacionadas, uma não se escreve com h inicial. Assinale-a:
a) hélice
b) halo
c) haltere
d) herva
e) herdade
Questão 03. (CFS/96) Assinalar a palavra graficamente correta:
a) bandeija
b) mendingo
c) irrequieto
d) carangueijo
Questão 04. (CFS/95) Assinalar o par de palavras parônimas:
a) céu – seu
b) paço – passo
c) eminente – evidente
d) descrição – discrição
Questão 05. Este meu amigo ………. vai ……….-se para ter direito ao título de eleitor:
a) extrangeiro – naturalizar
b) estrangeiro – naturalisar
c) extranjeiro – naturalizar
d) estrangeiro – naturalizar
e) estranjeiro – naturalisar
Questão 06. (CFS/97) O antônimo para a expressão “época de estiagem” é:
a) tempo quente
b) tempo de ventania
c) estação chuvosa
d) estação florida
Questão 07. Alternativa correta:
a) estemporanêo
b) escomungado
c) esterminado
d) espontâneo
e) espansivo
Questão 08. (CFC/95) Assinalar a alternativa que contém um erro de ortografia:
a) beleza, duquesa, francesa
b) estrupar, pretensioso, deslizar
c) esplêndido, meteorologia, hesitar
d) cabeleireiro, consciencioso, manteigueira
Questão 09. Assinale a opção em que todas as palavras se completam adequadamente com a letra entre parênteses:
a) en…..aguar / pi…..e / mi…..to (x)
b) exce…..ão / Suí…..a / ma…..arico (ç)
c) mon…..e / su…..estão / re…..eitar (g)
d) búss…..la / eng…..lir / ch…..visco (u)
e) …..mpecilho / pr…..vilégio / s…..lvícola (i)
Questão 10. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) tijela – oscilação – ascenção.
b) richa – bruxa – bucha.
c) berinjela – lage – majestade.
d) enxada – mixto – bexiga.
e) gasolina – vaso – esplêndido.
Questão 11. (CFS/95) Assinalar a alternativa em que todas as palavras devem ser escritas com “j”.
a) __irau, __ibóia, __egue
b) gor__eio, privilé__io, pa__em
c) ma__estoso, __esto, __enipapo
d) here__e, tre__eito, berin__ela
Questão 12. Por que a palavra “BARONESA” se escreve com a letra “S” e não “Z”?
a) Porque esta palavra tem ditongo, e depois de ditongo sempre se usa “s”.
b) Porque esta palavra indica uma nacionalidade.
c) Porque esta palavra vem da palavra original “barão”.
d) Porque esta palavra indica um título de nobreza, por isso se escreve com “s”.
Questão 13. Por que a palavra “ENXOVAL” se escreve com “x” e não com “ch”?
a) Porque esta palavra tem ditongo, e depois de ditongo sempre se usa “x”.
b) Porque esta palavra se inicia com “EN”, então a regra diz que deve ser escrita com “x”.
c) Porque é uma palavra originalmente brasileira.
d) Estar errada esta escrita, deveria ter sido grafada com “ch”.
Questão 14. Por que a palavra “ACARAJÉ” é escrita com “j” e não com “g”?
a) Porque esta palavra indica uma comida.
b) Porque esta palavra apresenta ditongo.
c) Porque é uma palavra originalmente africana, então palavra de origem africana e indígena são escrita com “j”
d) Porque esta palavra termina em “jé”, por isso foi escrita com “j”.
Questão 15. Qual das palavras abaixo a letra “S” não tem som de “Z”:
a) sensual
b) desastrada
c) desejos
d) misterioso
e) hesitar
Questão 16. Por que a palavra “SEDUZIR” se escreve com “Z”:
a) Porque indica um título de nobreza.
b) Porque a palavra original “sedução” não tem a letra “s” no seu final.
c) Porque se trata de uma nacionalidade.
d) Porque é de origem indígena.
e) Porque é uma palavra de origem africana.
Questão 17. Qual das palavras a seguir está escrita com a ortografia errada:
a) preferências
b) extremamente
c) intenço
d) desastrada
e) inexperiência
Questão 18. A alternativa ERRADA quanto ao emprego do “porquê” é:
a) Não revelou o motivo porque não foi ao trabalho.
b) Estavam ansiosos porque o dia já havia amanhecido.
c) Eis o porquê da minha viagem.
d) Porque houve um engarrafamento, chegou atrasado ao colégio.
e) Ele não veio por que estava doente.
Questão 19. Indique o item em que todas as palavras devem ser preenchidas com x:
a) pran__a / en__er / __adrez.
b) fei__e / pi__ar / bre__a.
c) me__erico / en__ame / bru__a.
d) __utar / frou__o / mo__ila.
e) fle__a / en__arcar / li__ar.
Questão 20. (ENEM/2016)
Como escrever na internet
Regra 1 – Fale, não GRITE!
Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar! Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.
Regra 2 – Sorria pisque chore &-( …
Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal e denotam emoções. É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente brava ou feliz, ou se está sendo irônica, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys. Comece a usá-los aos poucos e, com o passar do tempo, estarão integrados naturalmente às suas conversas on-line.
Disponível em: http://www.icmc.usp.br. Acesso em: 29 jul. 2013.
O texto traz exemplos de regras que podem evitar mal-entendidos em comunicações eletrônicas, especialmente em e-mails e chats. Essas regras
revelam códigos internacionalmente aceitos que devem ser seguidos pelos usuários da internet.
A)representam uma forma complexa de comunicação, pois os caracteres são de difícil compreensão.
B)refletem recomendações gerais sobre o uso dos recursos de comunicação facilitadores da convivência na internet.
C) constituem um conjunto de normas ortográficas inclusas na escrita padrão da língua portuguesa.
D) foram desenvolvidas para que usuários de países de línguas diferentes possam se comunicar na web.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína