Lista com 13 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Advérbios para o 8º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Compreendendo os Advérbios:
Os advérbios são palavras que não variam em gênero e número e que servem para modificar verbos, adjetivos, outros advérbios ou frases inteiras. Podem ser organizados em várias subclasses de acordo com a circunstância que exprimem.
As subclasses dos advérbios:
- Advérbios de tempo (hoje, ontem, amanhã);
- Advérbios de lugar (aqui, acolá, longe);
- Advérbios de modo (bem, mal, devagar);
- Advérbios de afirmação (sim, certamente);
- Advérbios de negação (não);
- Advérbios de quantidade/intensidade (muito, pouco);
- Advérbios de dúvida (talvez, provavelmente);
- Advérbios de inclusão (inclusive, também);
- Advérbios de exclusão (apenas, somente).
- Advérbios interrogativos:
- de tempo – quando?
- de lugar – onde?
- de modo – como?
- de causa – porque?
Atenção: Existem opiniões divergentes a respeito da classificação dos advérbios jamais e nunca. Enquanto alguns autores os consideram como advérbios de negação, outros argumentam que o não é o único advérbio de negação e que jamais e nunca devem ser incluídos na subclasse dos advérbios de tempo.
Questão 01. Analise os advérbios em destaque, classificando-os de acordo com a circunstância que a eles se referem:
( a ) Intensidade
( b ) Lugar
( c ) Afirmação
( d ) Tempo
( e ) Modo
( f ) Dúvida
( g ) negação
( ) Hoje fomos surpreendidos com a chegada dos visitantes.
( ) Não me incomodo com sua impaciência.
( ) Talvez eu compareça ao seu aniversário.
( ) Estamos muito contentes com sua aprovação.
( ) Alegremente, Pedro se despediu de sua família.
( ) Os alunos se portaram muito bem.
( ) Eram pessoas bastante simpáticas.
( ) Eles certamente assistirão à corrida.
( ) Talvez as meninas não compareçam.
( ) Meus irmãos sempre vão ao baile.
( ) Ali estava o que procurava.
Questão 02. Sobre a imagem abaixo, marque a única alternativa CORRETA:
a) O texto acima tem o objetivo de motivar as pessoas.
b) Tem-se três expressões adverbiais nesta imagem.
c) Há um advérbio de modo e outro de instrumento neste texto.
d) Existe um advérbio neste texto: de modo, apenas.
e) Existe um advérbio neste texto: de instrumento, apenas.
Questão 03. Complete as frases com os advérbios pedidos entre parênteses.
a) As meninas cantaram ________. (advérbio de modo)
b) ________, lemos um trecho sobre o pantanal. (advérbio de tempo)
c) O menino ________ sabe como perdeu o dinheiro. (advérbio de negação)
d) Voltaram ________ tarde. (advérbio de intensidade)
e) ________ vovô não queira vir. (advérbio de dúvida)
f) Eles estavam ________ agitados. (advérbio de intensidade)
g) Elas voltaram ________ para o colégio. (advérbio de modo)
h) ________ eu lhe telefonarei. (advérbio de tempo)
i) Bete estava ________ da praia. (advérbio de lugar)
j) ________ nós falaremos amanhã (advérbio de afirmação)
k) Eles ________ querem ir para o shopping. (advérbio de negação)
Questão 04. Destaque os advérbios e classifique-os conforme o modelo abaixo:
Juliana morava muito longe da minha casa.
muito – advérbio de intensidade
longe – advérbio de lugar
a) Provavelmente as crianças estão passando bem.
b) Amanhã eles irão lá no zoológico.
c) Mandaram-na aqui para estudar.
d) Certamente tu foste o primeiro classificado.
Questão 05. Complete as frases empregando um advérbio da lista abaixo:
ontem, sempre, depois, aqui, pouco, mal, longe, realmente, provavelmente
a) Eu ________ quis conhecer as praias de Maceió.
b) ________ fiz um passeio inesquecível.
c) Nós gostamos de caminhar ________ do jantar.
d) As pessoas falam ________ de coisas que desconhecem.
e) ________ em nossa cidade temos muitos pontos turísticos interessantes.
f) Nenhum lugar é ________ demais quando a amizade é verdadeira.
g) As flores da exposição são ________ lindas.
h) ________ teremos que refazer o trabalho de história.
i) As pessoas costumam ser ________ simpáticas com desconhecidos.
Questão 06. Classifique os advérbios sublinhados. Siga o exemplo.
Talvez ela viaje – advérbio de dúvida
a) Não irei ao passeio.
b) Gosto de quem fala bem.
c) Sim, posso ir com você.
d) Amanhã levarei os livras.
e) Vi um ninho lá na árvore.
f) Chegamos muito tarde para a aula.
g) Ela não sabe como perdeu.
h) Gostaria de esperar um pouco?
i) Perto deles, todos ficam em paz.
j) Olhei calmamente a paisagem.
k) Nunca mais nos veremos.
Questão 07. Complete com advérbios de lugar.
a) Vou estudar ________ daquela árvore.
b) Carolina chegou ________ com Nino.
c) Eliane mora ________ do clube.
d) Hoje brinquei ________ do parque.
Questão 08. Complete com advérbios de tempo.
a) Fui ________ ao parque.
b) Cheguei ________ no aniversário.
c) O ônibus chegou atrasado ________.
d) ________ é tarde para mudar.
Questão 09. Observe a imagem retirada do Whatsapp e marque a única alternativa FALSA:
a) As palavras do texto “tão” e “quando” são advérbios.
b) Tem-se nesta imagem dois advérbios: um de intensidade e outro de tempo.
c) O advérbio “tão” modifica o sentido do adjetivo “feio”, neste texto.
d) Os advérbios “tão” e “quando” modificam o sentido do verbo “ser” e do verbo “entrar”, respectivamente.
e) Este texto faz uma piada citando outro texto já existente.
Questão 10. Retire do bilhete abaixo, os advérbios que correspondem às classificações.
Oi Murilo!
Já recebeu o convite da festa da Juliana? Ela disse que vai ser muito legal! A turma toda vai estar lá.Será que eu poderia ir junto com você? A minha mãe não vai poder me levar. Ela disse que vai falar com sua mãe amanhã na saída do colégio.
Falô cara.
Até,
Pedrinho.
a) Advérbios de tempo
b) Advérbios de intensidade
c) Advérbios de negação
d) Advérbios de lugar
Questão 11. Substitua as expressões em destaque por advérbios que retratem circunstância de modo.
a) Com calma, o rapaz foi se aproximando dos convidados.
b) Com suavidade, as ondas tocavam seus pés à beira do mar.
c) Os policiais agiram com cautela, pois qualquer deslize poderia ser fatal.
d) Procurava acariciá-la com carinho, dada a magnitude de seus sentimentos.
e) Não compareceram ao local determinado, com certeza desistiram do passeio.
f) O menino abriu a porta com violência.
g) Apalpou as frutas com delicadeza.
Questão 12. Complete com advérbios ou locuções adverbiais de acordo com as indicações entre parênteses.
a) Nossos amigos ________ virão nos visitar. (afirmação)
b) O hotel será construído ________. ( lugar)
c) ________ não poderei sair com você. (tempo)
d) O homem abriu ________ a porta. (modo)
e) ________ eu viajarei para a Europa com minha família. (dúvida)
f) Eles ________ assistirão à corrida. (tempo)
g) ________ os melhores alunos serão premiados. (afirmação)
h) Marcelo irá para Londres de ________. (instrumento ou meio)
Questão 13. Leia o trecho do diário abaixo e responda o que se pede.
02/01 – Segunda – feira, 21h.
Por motivos óbvios, não escrevi ontem. Certo, não são tão óbvios assim – mas a verdade é que ninguém, em sã consciência, escreve no primeiro dia do ano. Ainda mais quando o réveillon foi desastroso como o meu. Não gosto nem de lembrar, mas vamos lá…
Foi no sítio da família da Bia. Até aí, tudo bem, poderia ter sido divertido. Principalmente por que a Bia tem uns primos lindos, lindos mesmo, e, se eu passei horas me arrumando e tentando domar meu cabelo foi por eles. Bem, primeira decepção da noite: eles não foram. Claro, deviam ter algo mais interessante para fazer do que conhecer a encalhada aqui – hoje faz exatamente duas semanas que não fico com ninguém! Talvez dê para perceber só de olhar, sei lá.
Mas, tudo bem, a festa teve outros atrativos. A piscina, por exemplo. Combinei com a Bia que à meia-noite nós pularíamos, e o que acontece? Quinze para a meia-noite, mãe liga para lá, pedindo aos pais da Bia que me vigiassem PARA EU NÃO PULAR NA PISCINA. É incrível, faz duas semanas que eu já sarei da garganta inflamada e minha mãe ainda se lembra. Não estou falando com ela até agora.
Espero que o resto do ano seja melhor do que o primeiro dia!
PRATA, Liliane. O diário de Débora. São Paulo: Marco zero, 2003.(adaptação)
Relacione a primeira coluna com a segunda, de acordo com o valor semântico dos advérbios retirados do texto:
(1) Negação. ( ) ontem
(2) Tempo. ( ) mais
(3) Dúvida ( ) aqui
(4) Intensidade ( ) talvez
(5) Lugar ( ) não
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína