Lista com 10 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Interpretação e Gramática para o 8° Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Interpretar textos é algo que exige certa habilidade e conhecimento, para ler além das palavras e entender o que o autor realmente quer dizer. Para isso, é fundamental conhecer a gramática da língua portuguesa.
A gramática é um conjunto de regras que nos ensina como usar as palavras, as frases e os parágrafos de forma correta. Ela nos mostra como usar as palavras corretamente para nos comunicarmos de maneira clara e precisa. Para testar seus conhecimentos e ver se você realmente aprendeu o conteúdo selecionamos uma lista com 10 questões sobre Gramática e Interpretação de Textos com Gabarito.
Leia o texto abaixo e responda os Exercícios:
O leão, o burro e o rato
Um leão, um burro e um rato voltavam, afinal, da caçada que haviam empreendido juntos e colocaram numa clareira tudo que tinham caçado: dois veados, algumas perdizes, três tatus, uma paca e muita caça menor. O leão sentou-se num tronco e, com voz tonitruante que procurava inutilmente suavizar, berrou: – Bem, agora que terminamos um magnífico dia de trabalho, descansemos aqui, camaradas, para a justa partilha do nosso esforço conjunto. Compadre burro, por favor, você, que é o mais sábio de nós três, com licença do compadre rato, você, compadre burro, vai fazer a partilha desta caça em três partes absolutamente iguais. Vamos, compadre rato, até o rio, beber um pouco de água, deixando nosso grande amigo burro em paz para deliberar. Os dois se afastaram, foram até o rio, beberam água e ficaram um tempo. Voltaram e verificaram que o burro tinha feito um trabalho extremamente meticuloso, dividindo a caça em três partes absolutamente iguais. Assim que viu os dois voltando, o burro perguntou ao leão: – Pronto, compadre leão, aí está: que acha da partilha? O leão não disse uma palavra. Deu uma violenta patada na nuca do burro, prostando-o no chão, morto. Sorrindo, o leão voltou-se para o rato e disse: – Compadre rato, lamento muito, mas tenho a impressão de que concorda em que não podíamos suportar a presença de tamanha inaptidão e burrice. Desculpe eu ter perdido a paciência, mas não havia outra coisa a fazer. Há muito que eu não suportava mais o compadre burro. Me faça um favor agora – divida você o bolo da caça, incluindo, por favor, o corpo do compadre burro. Vou até o rio, novamente, deixando-lhe calma para uma deliberação sensata. Mal o leão se afastou, o rato não teve a menor dúvida. Dividiu o monte de caça em dois: de um lado, toda a caça, inclusive o corpo do burro. Do outro apenas um ratinho cinza morto por acaso. O leão ainda não tinha chegado ao rio, quando o rato chamou: – Compadre leão, está pronta a partilha! O leão, vendo a caça dividida de maneira tão justa, não pôde deixar de cumprimentar o rato:
– Maravilhoso, meu caro compadre, maravilhoso! Como você chegou tão depressa a uma partilha tão certa? E o rato respondeu: – Muito simples. Estabeleci uma relação matemática entre seu tamanho e o meu – é claro que você precisa comer muito mais. Tracei uma comparação entre a sua força e a minha – é claro que você precisa de muito maior volume de alimentação do que eu. Comparei, ponderadamente, sua posição na floresta com a minha – e, evidentemente, a partilha só podia ser esta. Além do que, sou um intelectual, sou todo espírito! – Inacreditável, inacreditável! Que compreensão! Que argúcia! – exclamou o leão, realmente admirado. – Olha, juro que nunca tinha notado, em você, essa cultura. Como você escondeu isso o tempo todo, e quem lhe ensinou tanta sabedoria? – Na verdade, leão, eu nunca soube nada. Se me perdoa um elogio fúnebre, se não se ofende, acabei de aprender tudo agora mesmo, com o burro morto. Millôr Fernandes.
Questão 01. A narrativa procura passar a ideia de que:
a) A justiça é cega.
b) Os fortes não são sábios.
c) A sabedoria é própria das criaturas menores.
d) Só um burro tenta ficar com a parte do leão.
Questão 02. Marque a alternativa em que os sinais de pontuação estão adequados:
A) A língua tão rica, e tão plácida, que é conserva-se basicamente a mesma.
B) Já havia TV, então, mas apenas nas cidades grandes.
C) É ótimo, se falar linguagem coloquial, mas não precisa abusar.
D) A grande revolução, ainda não foi essa, ela chegou com um transistor.
Questão 03. A alternativa que melhor completa a frase abaixo é:
“Até ontem ,,Manú queria conhecer os _______ das coisas existentes no universo. De hoje em diante, acrescente outra pergunta: ________ não?”
a) porquês – Por que
b) porquês – Por quê
c) por ques – Porque
d) por ques – Por que
Questão 04. Assinale a alternativa que contém erro na classificação do sujeito.
a) “[…] antes que os guichês e portarias fossem fechados.” (sujeito composto).
b) “[…] como bicho enorme ao qual tivessem cortado as pernas.” (oração sem sujeito).
c) “Fazia então um sol redondo e cheio […]” (oração sem sujeito).
d) “Inventaram outro nome enrolado […]” (sujeito indeterminado).
e) “[…] e dentro dela havia o peso da responsabilidade […] “ (oração sem sujeito).
Questão 05. Complete com acento ou assento (S).
A) A palavra rádio tem __________.
B) Fui à praia e voltei com o ________molhado.
C) Onde está o __________ para os fiéis?
D) Vândalos destruíram os ___________ do ônibus.
Questão 06. Modelo Enem. Leia o texto e, a seguir, assinale a alternativa correta.
A criação do pneu
A borracha cheia de ar comprimido tornou o carro possível. E o avião também (não tente poupar o seu sem pneus no trem de pouso). Mas a estreia dela foi na bicicleta. John Dunlop, o escocês que criou o pneu, instalou os primeiros da história na bicicleta do filho, em 1887, porque a trepidação das rodas de madeira deixava o garotinho com dor de cabeça. (Superinteressante, nº 288.)
a) O primeiro parágrafo contém 3 orações e 4 períodos.
b) O primeiro parágrafo contém apenas 2 períodos.
c) O segundo parágrafo possui 3 verbos (portanto, 3 frases verbais) em apenas um período, o qual deve ser classificado como composto.
d) O segundo parágrafo possui 3 orações, sendo cada uma delas em um período. Portanto, cada período, por conter apenas 1 oração, deve ser classificado como simples.
e) Ambos os parágrafos são formados apenas por períodos compostos.
Questão 07. Pontue adequadamente as frases.
A) Esqueci nada rapaz.
B) A gente liga o gravador a professora começa a cantarolar a fita vai gravando e a aula fica legal.
C) Juliana já comprou a calculadora dele uma mochila um estojo e canetas também.
Questão 08. Quanto à oração “Duas rãs eram vizinhas”, assinale a alternativa correta.
a) O sujeito é simples (rãs), sendo o núcleo o numeral Duas.
b) O sujeito é composto, pois o verbo ser encontra-se conjugado na 3ª pessoa do plural.
c) O predicado é nominal (eram vizinhas), sendo ser o verbo de ligação e vizinhas, o predicativo do sujeito.
d) O predicado eram vizinhas é verbal, sendo o sujeito oculto (Elas, as duas rãs).
e) O predicado é nominal (eram vizinhas), mas o verbo ser, em hipótese alguma, pode ser classificado como de ligação.
Questão 09. (UPM- SP) Assinale a alternativa correta quanto ao gênero das palavras:
a) A dinamite é um explosivo à base de glicerina.
b) A lança-perfume foi proibida no carnaval.
c) Os observadores terrestres esperavam atentos a eclipse da Lua.
d) A gengibre é uma erva de grande utilidade medicinal.
e) A sentinela saiu da guarita e o enxotou sem nenhuma dó.
Questão 10. Assinale a alternativa correta quanto à função sintática do termo ou expressão destacada.
a) As águas podiam estar poluídas. (agente da passiva).
b) Julgamos o fato milagroso. (predicativo do objeto).
c) A costureira pagou a conta? (objeto indireto).
d) As crianças estavam com fome. (verbo intransitivo).
e) O infeliz estava presente à reunião. (predicativo do sujeito).
01. D;
02. B;
03. A;
04. B;
05. Acento / Assento / Assento / Assentos
06. C;
07. A. Rapaz;
B. Gravado, Cantarolar, Gravando;
C. Dele, Mochila.
08. C;
09. A;
10. B
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: amdarkbr@gmail.com
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína