Lista com 10 exercícios de Língua Portuguesa sobre Transitividade Verbal para o 6º Ano e 7º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Atividade 01 sobre Transitividade Verbal para o 7° Ano: Classifique os verbos quanto a sua transitividade:
a) Carlos vendia livros. b) Os passageiros esperavam o trem. c) Carlos gosta de música. d) Oferecemos uma medalha ao primeiro colocado. e) Lígia comprou flores. f) Lígia gosta de flores.
Atividade 02. Assinale a alternativa em que o verbo é transitivo direto.
a) Comprei um terreno e construí a casa. b) Os guerreiros dormem agora. c) O cego não vê. d) João parece zangado.
Atividade 03. Classifique os verbos em negrito quanto a sua transitividade.
a) Daremos à moça o auxílio necessário. b) A aprovação, conquistei-a após muito estudo. c) O trabalhoproduz a riqueza. d) O cão obedece a seus instintos. e) As pessoas gritavam.
Atividade 04. Complete as orações abaixo, escolhendo as palavras adequadas a cada uma delas. A avenida – Helena – tristeza – o queijo – uma lição – precisam- não precisam – intransitivos transitivos
A) Pedro sentiu ____________________ b) Eu percorri _____________________ c) O professor explicou ______________ d) Você ama _______________________ e) O rato roeu ______________________
Atividade 05. Na oração “Dei a notícia de manhã.”, o verbo é:
a) transitivo direto e indireto. b) intransitivo c) transitivo indireto d) transitivo direto e) transitivo direto (com objeto direto preposicionado)
Atividade 06. Classifique os verbos quanto à transitividade.
a) Eu escutei algo. b) Pais lamentam o descaso com a educação. c) Preciso de carona. d) Agradeço a todos a presença. e) Ao filho o pai chamou.
Atividade 07. Classifique os verbos quanto à transitividade.
a) Eu escutei algo. b) Agradeço a todos a presença. c) Preciso de carona. d) Pais lamentam o descaso com a educação.
Atividade 08. “Não quero aparelhos para navegar. Ando naufragado, Ando sem destino. Pelo voo dos pássaros Quero me guiar…” (Jorge de Lima)
Os verbos destacados no poema classificam-se, quanto à predicação, como: a) transitivo indireto – verbo de ligação b) transitivo indireto – intransitivo c) transitivo direto – intransitivo d) transitivo direto – verbo de ligação e) transitivo direto e indireto – transitivo direto
( ) Nós aprendemos uma boa lição com a história do burro. ( ) O burro carregava sacos de sal. ( ) O burro vinha carregado de sacos de sal. ( ) Ele observou isto.
Atividade 10. Leia a tirinha abaixo.
a) Na fala de Helga, classifique, quanto à transitividade, os verbos caiu, começou, converteu, saquearam e teve, identificando os objetos diretos e/ou indiretos e um adjunto adverbial de tempo.
b) Identifique o objeto responsável pelo humor do texto.
c) Dentro da ideia geral do texto, por que esse termo é o responsável pelo humor?
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína