Lista com 07 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Exercícios sobre Ambiguidade para o Ensino Médio do Ensino Médio com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Em qual item não ocorreu o caso de ambiguidade:
a. André viu o menino chorando.
b. Antônio pegou o embrulho da cadeira que estava no escritório.
c. O policial jogou suas últimas cartas.
d. O rapaz viu o crime da calçada.
e. O presidente não tem diploma; aquele é importante? (o presidente)
Questão 02. Modelo Enem. Leia a tirinha a seguir e responda à questão.
Disponível em: <http://adoracaosemlimite.files.wordpress. com/2008/10/torcedora.jpg>. Acesso em: 8 dez. 2010.(Adaptado)
O humor da tira surge a partir da ambiguidade do termo:
a. “abrir”.
b. “torcer”.
c. “dá”.
d. “tampa”.
e. “tem”.
Questão 03. No ano passado, o governo promoveu uma campanha a fim de reduzir os índices de violência. Noticiando o fato, um jornal publicou a seguinte manchete:
CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO ENTRA EM NOVA FASE
A manchete tem um duplo sentido, e isso dificulta o entendimento. Considerando o objetivo da notícia, esse problema poderia ter sido evitado com a seguinte redação:
a) Campanha contra o governo do Estado e a violência entram em nova fase.
b) A violência do governo do Estado entra em nova fase de Campanha.
c) Campanha contra o governo do Estado entra em nova fase de violência.
d) A violência da campanha do governo do Estado entra em nova fase.
e) Campanha do governo do Estado contra a violência entra em nova fase.
Questão 04. (ITA-SP) O emprego de “o mesmo”, costume criticado por gramáticos, ocorre, muitas vezes, para evitar repetição de palavras ou ambiguidade. Aponte a opção em que o uso de “o mesmo” não assegura clareza à mensagem.
a) Essa agência possui cofre com fechadura eletrônica de retardo, não permitindo a abertura do mesmo fora dos horários programados. (cartaz em uma agência dos Correios)
b) A reunião da associação será na próxima semana. Peço a todos que confirmem a participação na mesma. (mensagem, enviada por e-mail, para chamada dos associados para uma reunião)
c) Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo se encontra parado neste andar. (Lei 9.502)
d) Após o preenchimento do questionário para levantamento de necessidade de treinamento, solicito a devolução do mesmo a este setor. (ofício de uma instituição pública)
e) A grama é colhida, empilhada e carregada sem contato manual, portanto a manipulação fica restrita à descarga do caminhão manualmente ao lado do mesmo. (folheto de instruções para plantio de grama na forma de tapete de grama)
Questão 05. Assinale o item em que não há possibilidade de ocorrer leitura ambígua:
a. Deixei o cigarro correndo.
b. Vendo carne aos fregueses sem pelanca.
c. Meias pretas para mulheres.
d. Camas para crianças de ferro.
e. Estudantes viram piranhas.
Questão 06. (ENEM) Leia e analise a peça publicitária a seguir para responder à questão.
Folha de S. Paulo
No contexto formado pela imagem e pelos dois primeiros períodos do texto da peça publicitária, ocorrem, intencionalmente, duas ambiguidades. Aponte a alternativa que as localiza devidamente.
a) Nas expressões “+ 1 amigo” e “por R$ 2,90”.
b) Na pulseira sobre a cabeça da menina e na expressão “Apae de São Paulo”.
c) Nas expressões “alguém muito especial” e “por R$ 2,90”.
d) Na pulseira sobre a cabeça da menina e na expressão “alguém muito especial”.
e) Nas expressões “Guia da Apae” e “+ 1 amigo”.
Questão 07. Assinale a única frase em que a ordem de colocação das palavras NÃO produz ambiguidade.
a) Rossi pede ao STF processo por calúnia contra Motta.
b) É só colocar as moedas, girar a manivela e ter a escova já com a pasta embalada nas mãos.
c) Casal procura filho sequestrado via Internet.
d) Câmara torna crime porte ilegal de armas.
e) Regressou a Brasília depois de uma cirurgia cardíaca com cerimonial de chefe de Estado.
01. E
02. E
03. E
04. E
05. C
06. D
07. D
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: amdarkbr@gmail.com
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína
Ver os comentários
A segunda questão esta respondida errada pois o certo seria letra b a resposta