10 Exercícios sobre Semântica para o Ensino Médio com Gabarito

Lista com 10 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Semântica para o Ensino Médio do Ensino Médio com Gabarito!

Questão 01. No fragmento “[…] Vamos resolver de uma vez por todas a questão da colocação das vírgulas, mesmo que haja mortos, […]” o conectivo destacado pode ser substituído por outros sem alteração semântica. Nesse sentido julgue o único errado.

a) posto que.
b) se bem que.
c) além do que.
d) por mais que.


Questão 02. A multiplicidade de sentidos que uma mesma palavra pode apresentar, em diferentes contextos de uso chama-se:

a) Hiperonímia
b) Polissemia
c) Hiponímia
d) Ambiguidade


Questão 03.

tirinha dos exercícios sobre semântica

Quanto à relação lógico-semântica estabelecida no segundo balão “Mais rápido que a morte do Teori Zavascki”, é correto afirmar que:

a) Dá início a uma argumentação que se contradiz ao que é dito no 1º balão.
b) Estabelece relação de causalidade expressa na fala do sujeito com o jornal nas mãos.
c) Estabelece uma relação de ordem explicativa, em relação ao 1º balão.
d) Contém uma ideia de sequência temporal que direciona a conclusão equivocada.
e) Estabelece o sentido de comparação em relação aos casos citados no 1º balão.


Questão 04. Explique a diferença de sentido entre:

a) Ele invocou o argumento precedente.
b) Ele invocou o argumento procedente.


Questão 05. A palavra tráfico não dever ser confundida com tráfego, seu parônimo. Em que item a seguir o par de vocábulos é exemplo de homonímia e não de paronímia?

a) estrato / extrato
b) flagrante / fragrante
c) eminente / iminente
d) inflação / infração
e) cavaleiro / cavalheiro


Questão 06. (CONSULPLAN – 2006 – INB – Analista de Sistemas) “Já a produção de petróleo não é suficiente para atender à demanda, embora a dependência externa no setor tenha conhecido…” O termo “embora”, nesse fragmento, estabelece relação lógico-semântica de:

a) Condição.
b) Adição.
c) Conformidade.
d) Concessão.
e) Tempo.


Questão 07. Entende-se por polissemia:

a) conjunto de significados, cada um unitário, relacionados com uma mesma forma, ou seja, a polissemia consiste em uma palavra que apresenta vários significados.

b) É a tendência que o falante – culto ou inculto – revela em aproximar uma palavra a um determinado significado, com o qual verdadeiramente não se relaciona.

c) Erro no emprego de uma palavra em um contexto inapropriado de interação verbal.

d) Erro de sintaxe que torna a palavra incompreensível ou imprecisa, ou a inadequação de se levar para uma variedade de língua a norma de outra variedade.

e) Colocação de uma expressão fora do lugar que logicamente lhe compete.


Questão 08. (FUVEST – MODELO ENEM) – Na frase “(…) data da nossa independência política, e do meu primeiro cativeiro pessoal”, ocorre o mesmo recurso expressivo de natureza semântica que em:

a) “Meu coração/ Não sei por que/ Bate feliz, quando te vê.”
b) “Há tanta vida lá fora,/ Aqui dentro, sempre,/ Como uma onda no mar.”
c) “Brasil, meu Brasil brasileiro,/ Meu mulato inzoneiro,/ Vou cantar-te nos meus versos.”
d) “Se lembra da fogueira,/ Se lembra dos balões,/ Se lembra dos luares, dos sertões?”
e) “Meu bem querer/ É segredo, é sagrado,/ Está sacramentado/ Em meu coração.”


Questão 09. Para tornar o poema rico de sentidos, o poeta utiliza comparações, criando uma área semântica relacionada com gato e cigarra. Daí o emprego de expressões como espreita, detrás das árvores, vibram. No plano da realidade, a que corresponde:

a) Gato amarelo?
b) Espreitar no tapete claro?
c) Olhar-me por detrás das árvores?
d) Anjo da luz?
e) Ritmos do tráfego vibram como uma cigarra?


Questão 10. Os hiperônimos de gato, rosa e amor são, respectivamente:

a) esporte – órgão – sentimento.
b) insetos – mamíferos – veículos.
c) felino – flor – sentimento.
d) felino – sentimento – esporte.
e) felino – sentimento – órgão.

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