10 Atividades sobre Sintaxe para o Ensino Médio com Gabarito

Lista com 10 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Atividades sobre Sintaxe para o Ensino Médio do Ensino Médio com Gabarito!

Questão 01. Complete as lacunas:

a) _________________________: consiste na supressão de termos que podem ser facilmente subentendidos.

b) _____________________________: consiste na supressão de um termo já empregado.

c) ______________________________: consiste na supressão de conjunções coordenativas entre orações.

d) ______________________________: consiste na repetição do conectivo entre os elementos coordenados (e, nem, ou).

e) _____________________________: consiste em construções com expressões redundantes.

f) ________________________________: consiste na inversão dos membros da oração.

g) ______________________________: repetição de palavras ou expressões no início de frase ou verso.

h) ___________________________: consiste na interrupção do plano sintático com que se inicia a frase. Um ou mais termos ficam sem função sintática e isolados por vírgula.

i) ___________________________: consiste na concordância com os elementos implícitos na ideia de quem fala. A concordância é ideológica.


Questão 02. A figura de sintaxe, subdivisão das figuras de linguagem, presente nas três frases é:

a) Elipse
b) Pleonasmo
c) Assíndeto
d) Polissíndeto
e) Anáfora.


Questão 03. UEPG-PR. Quanto à sintaxe interna da estrutura “Os parisienses acompanhavam fascina- dos as audácias dos aviadores”, é correto afirmar que:

(01) “parisienses” é um substantivo em função de sujeito.
(02) o verbo é transitivo direto.
(04) o predicado é verbo-nominal pois tem um verbo e um nome como núcleos. (08) “fascinados” funciona como predicativo do sujeito.
(16) o sintagma “as audácias dos aviadores” tem função de objeto direto.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.


Questão 04. Identifique as figuras abaixo utilizando os seguintes códigos:

1. Elipse
2. zeugma
3. pleonasmo
4. assíndeto
5. polissíndeto
6. anáfora

a) ( ) “E zumbia, e voava, e voava, e zumbia.” ( Machado de Assis)

b) ( )”Homens que metem a carga nos porões!
Homens que enrolam cabos no convés!
Homens que limpam os metais das escotilhas!
Homens dos mastros!!” (Álvaro de Campos)

c) ( ) “A multidão sacerdotal bradava, uivava, cantava, arrojava-se pelo chão.” (Eça de Queirós)

d) ( ) “Ele sempre viveu uma vida simples.”
e) ( ) ” Um trouxe cigarros, outro apenas seu pulmão.”
f) ( ) ” Sou a presa do homem que fui há vinte anos passados, dos amores raros que tive.” ( Murilo Mendes)


Questão 05. Unifor-CE. O solecismo ou erro de sintaxe torna a linguagem ……………ou ……………, por estar em …………… com as normas do padrão culto da língua.

As lacunas da frase apresentada estão corretamente preenchidas em:
a) incompreencível – imprecisa – dezacordo
b) incomprensiva – imprescisa – desacordo c) incomprensiva – imprecisa – dezacordo
d) incompreensível – imprecisa – desacordo e) incompreensível – imprescisa – desacordo


Questão 06. Identifique os recursos estilísticos empregados no texto:
“Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos, os modernos”. (Machado de Assis)

a) anáfora – antítese – silepse
b) metáfora – antítese – elipse
c) anástrofe – antítese- zeugma
d) pleonasmo – antítese – silepse
e) anástrofe – comparação – parábola.


Questão 07. ESAF / MTUR – 2014. Assinale a opção que justifica corretamente o emprego de vírgulas no trecho abaixo.

É neste admirável e desconcertante mundo novo que se encontram os desafios da modernidade, a mudança de paradigmas culturais, a substituição de atividades profissionais, as transformações em diversas áreas do conhecimento e os contrastes cada vez mais acentuados entre as gerações de seres humanos.
(Adaptado de Zero Hora (RS), 31/12/2013)

As vírgulas:
a) isolam elementos de mesma função sintática componentes de uma enumeração.
b) separam termos que funcionam como apostos.
c) isolam adjuntos adverbiais deslocados de sua posição tradicional.
d) separam orações coordenadas assindéticas.
e) isolam orações intercaladas na oração principal.


Questão 08. Transcreva do trecho do poema abaixo duas inversões e um pleonasmo.

Soneto de fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
VINICIUS DE MORAES. In: Livro de sonetos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. (Fragmento.)


Questão 09. ESAF / CGU – 2012. Assinale a opção em que o preenchimento da lacuna com o conectivo abaixo resulta em erro gramatical ou incoerência textual no seguinte fragmento.

A dívida pública brasileira é uma velha herança. ____(A)_____aumentou consideravelmente nos anos 80, ____(B)_____ os juros internacionais subiram muito. Mais de 40 países foram arrastados pela crise da dívida, a partir de 1982. ____(C)____ seus governos foram capazes de reorganizar as contas públicas e de reduzir o peso da dívida. ____(D)____o Brasil continuou prisioneiro do endividamento inflado naquele período e, além disso, permitiu o aumento de seu peso nos anos seguintes. ____(E)____, a carga tributária brasileira é maior que a de todos ou quase todos os países emergentes e até mais pesada que a de algumas economias avançadas, como os EUA e o Japão.
(Adaptado de O Estado de São Paulo, Notas & Informações. 21 de abril de 2012)

a) Portanto
b) quando
c) Porém
d) Mas
e) No entanto


Questão 10. AFA. Em relação à concordância ideológica, analise as orações abaixo:

I. “Há desenganos que fazem a gente velho.” (Machado de Assis)
II. Os sobreviventes, emocionados, abraçamos os homens que vinham nos salvar.
III. Essa turma é terrível! Como falam da vida alheia!
IV. Os brasileiros gostamos de futebol.

Ocorre silepse de gênero e número, respectivamente, nas orações:
a) I e II apenas.
b) II e IV apenas.
c) I e III apenas.
d) III e IV apenas.

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