Lista com 10 atividades de Língua Portuguesa sobre o Estilo Barroco para o ir bem no Enem, Vestibular e Concurso Público!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01 com Exercícios sobre o Estilo Barroco: (UFSCar-SP) O trigo que semeou o pregador evangélico, diz Cristo que é a palavra de Deus. Os espinhos, as pedras, o caminho e a terra boa, em que o trigo caiu, são os diversos corações dos homens. Os espinhos são os corações embaraçados com cuidados, com riquezas, com delícias; e nestes afoga-se a palavra de Deus. As pedras são os corações duros e obstinados; e nestes seca-se a palavra de Deus, e se nasce, não cria raízes. Os caminhos são os corações inquietos e perturbados com a passagem e tropel das coisas do mundo, umas que vão, outras que vêm, outras que atravessam, e todas passam; e nestes é pisada a palavra de Deus, porque ou a desatendem, ou a desprezam. Finalmente, a terra boa são os corações bons, ou os homens de bom coração; e nestes prende e frutifica a palavra divina, com tanta fecundidade e abundância, que se colhe cento por um […]
Padre Vieira. “Sermão da Sexagésima”.
Pode-se dizer que os sermões de Vieira revestem-se de um jogo intelectual no qual se vê o prazer estético do autor para pregar a palavra de Deus, por meio de uma linguagem altamente elaborada.
A) Um dos recursos bastante utilizados por Vieira é o de disseminação e recolha, por meio do qual o autor “lança” os elementos e depois os retoma, um a um, explicando-os. TRANSCREVA o período em que Vieira faz esse lançamento dos elementos e INDIQUE os termos aos quais eles vão sendo comparados.
B) EXPLIQUE que comparação conduz o fio argumentativo do Padre Vieira nesse trecho.
Questão 02. (UFSM-RS) Leia o trecho de um sermão do Padre Antônio Vieira.
Será porventura o estilo que hoje se usa nos púlpitos um estilo tão empeçado, um estilo tão dificultoso, um estilo tão afetado, um estilo tão encontrado a toda parte e a toda a natureza? O estilo há de ser muito fácil e muito natural. Compara Cristo o pregar e o semear, porque o semear é uma arte que tem mais de natureza que de arte.
O objetivo do autor é:
A) destacar que a naturalidade – propriedade da natureza – pode tornar mais claro o estilo das pregações religiosas.
B) salientar que o estilo usado na Igreja, naquela época, não era afetado nem dificultoso.
C) argumentar que a lição de Cristo é desnecessária para os objetivos da pregação religiosa.
D) lamentar o fato de os sermões serem dirigidos dos púlpitos, excluindo da audiência as pessoas que ficavam fora da Igreja.
E) mostrar que, segundo o exemplo de Cristo, pregar e semear afetam o estilo, porque são práticas inconciliáveis.
Questão 03 com Exercícios sobre o Estilo Barroco: (UFV-MG) Leia o soneto a seguir, de autoria de Gregório de Matos.
Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,
Da vossa piedade me despido,
Porque quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.
Se basta a vos irar tanto pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido,
Que a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado.
Se uma ovelha perdida, e já cobrada
Glória tal e prazer tão repentino
vos deu, como afirmais na Sacra História:
eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
Cobrai-a, e não queiras, Pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.
DIMAS, Antônio. Seleção de textos, notas, estudos biográficos, histórico e crítico. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 141.
Assinale a alternativa INCORRETA.
A) No jogo de antíteses, o poeta vê-se como culpado, mas também como ovelha indispensável ao Pastor Divino.
B) O argumento do poeta, arrependido, contrói-se pelo jogo de ideias, ou seja, o cultismo.
C) O poeta recorre ao texto bíblico para justificar, perante Deus, a necessidade de ser perdoado.
D) Segundo o poeta, o perdão de sua culpa favorecia a ambos: tanto ao culpado, quanto ao Pastor Divino.
E) O poeta busca, em sua linguagem dualista, conciliar, poeticamente, fé e razão.
Questão 04. UFPB-PSS
“Sermão vigésimo sétimo
Os senhores poucos, os escravos muitos; os senhores rompendo galas, os escravos despidos e nus; os senhores banqueteando, os escravos perecendo à fome; os senhores nadando em ouro e prata, os escravos carregados de ferros; os senhores tratando-os como brutos, os escravos adorando-os e temendo-os como deuses; os senhores em pé apontando para o açoite, como estátuas da soberba e da tirania, os escravos prostrados com as mãos atadas atrás como imagens vilíssimas da servidão e espetáculos da extrema miséria.”
VIEIRA, Pe. Antônio. Sermão vigésimo sétimo. In: AMORA, Antônio Soares, org. Sermões, 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1981, p. 58.
No texto, verificam-se os seguintes traços do barroco:
I. A presença de um grande número de antíteses.
II. A predominância dos aspectos denotativos da linguagem.
III. A utilização do recurso da hipérbole para melhor traduzir o sofrimento dos escravos.
IV. O envolvimento político do jesuíta.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) III e IV.
c) II e III.
d) I e IV.
e) I e III.
Questão 05 com Exercícios sobre o Estilo Barroco: (Centec-BA) Não é característica do Barroco a:
a) preferência pelos aspectos científicos da vida.
b) tentativa de reunir, num todo, realidades contraditórias.
c) angústia diante da transitoriedade da vida.
d) preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria.
e) intenção de exprimir intensamente o sentido da existência, expressa no abuso da hipérbole.
Questão 06. U.E. Londrina-PR – O Barroco manifesta-se entre os séculos XVI e XVII, momento em que os ideais da Reforma entram em confronto com a Contra-Reforma católica, ocasionando no plano das artes uma difícil conciliação entre o teocentrismo e o antropocentrismo. A alternativa que contém os versos que melhor expressam este conflito é:
a) Um paiá de Monal, bonzo bramá,
Primaz da Cafraria do Pegu,
Que sem ser do Pequim, por ser do Açu,
Quer ser filho do sol, nascendo cá.
(Gregório de Matos)
b) Temerária, soberba, confiada,
Por altiva, por densa, por lustrosa,
A exaltação, a névoa, a mariposa,
Sobe ao sol, cobre o dia, a luz lhe enfada.
(Botelho de Oliveira)
c) Fábio, que pouco entendes de finezas!
Quem faz só o que pode a pouco obriga:
Quem contra os impossíveis se afadiga,
A esse cede amor em mil ternezas.
(Gregório de Matos)
d) Luzes qual sol entre astros brilhadores,
Se bem rei mais propício, e mais amado;
Que ele estrelas desterra em régio estado,
Em régio estado não desterras flores.
(Botelho de Oliveira)
e) Pequei Senhor; mas não porque hei pecado,
Da vossa alta clemência me despido;
Porque quanto mais tenho delinqüido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.
(Gregório de Matos)
Questão 07 com Exercícios sobre o Estilo Barroco: VUNESP – A técnica de disseminação e recolha, característica do estilo barroco, aparece em À Ilha de Maré a partir do verso 31: consiste em alinhar palavras e descrever poeticamente seus conceitos, para recolhê-las num só verso, no final. Um exame atento desse procedimento no poema revela, todavia, certa assimetria entre a disseminação e a recolha. Analise o procedimento na passagem mencionada e responda:
a) Qual a assimetria que se observa entre o processo de disseminação e recolha utilizado pelo poeta?
b) O que levou o poeta a essa solução?
Questão 08. (UMCP-SP) O culto do contraste, pessimismo, acumulação de elementos, niilismo temático, tendência para a descrição e preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos, sangrentos e repugnantes, são características do:
a) Barroco.
b) Realismo.
c) Rococó.
d) Naturalismo.
e) Romantismo.
Questão 09. (Unopar) Considere as seguintes afirmações:
I. A temática e a linguagem barroca expressam os conflitos experimentados pelo homem do século XVII.
II. A linguagem barroca caracteriza-se pelo emprego de figuras, como a comparação e a alegoria, entre outras.
III. A antítese e o paradoxo são as figuras que a linguagem barroca emprega para expressar a divisão entre mundo material e mundo espiritual.
IV. A estética barroca privilegia a visão racional do mundo e das relações humanas, buscando na linguagem a fuga às constrições do dia-a-dia.
Dentre elas, apenas:
a) I e III estão corretas.
b) II e IV estão corretas.
c) III está correta.
d) I, II e IV estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.
Questão 10 com Exercícios sobre o Estilo Barroco: (Santa Casa) A preocupação com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que:
a) descrê da misericórdia divina e contesta os valores da religião.
b) desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza.
c) se deixa subjugar pelo desânimo e pela apatia dos céticos.
d) se revolta contra os insondáveis desígnios de Deus.
e) quer gozar ao máximo seus dias, enquanto a mocidade dura.
Gabarito do exercício 01. A) “Os espinhos, as pedras, o caminho e a terra boa (em que o trigo caiu) representam os diferentes corações dos homens.” Nesse período, são “lançados” ou “disseminados” os elementos. Na “recolha”, eles são retomados um a um para que sejam comparados aos diversos “corações” ou tipos de homens, que, conforme sua natureza, receberam de forma diferente a palavra de Deus, representada pela metáfora do trigo: os espinhos são os homens que se preocupam com seus próprios interesses materiais e são egoístas; as pedras representam os homens insensíveis, duros de coração; os caminhos são os homens insatisfeitos e intranquilos com o fluxo do tempo e das coisas da vida; a terra boa são os homens que aceitam de bom coração a palavra de Deus.
B) Na alegoria do Padre Antônio Vieira, a comparação, ou melhor, a metáfora básica, que sustenta todo o desenvolvimento do trecho e as demais comparações, é aquela extraída do texto bíblico e, também, usada como epígrafe do sermão: Semen est verbum Dei – “a palavra de Deus é semente”.
Gabarito do exercício 02. A;
Gabarito do exercício 03. B;
Gabarito do exercício 04. D;
Gabarito do exercício 05. A;
Gabarito do exercício 06. E;
Gabarito do exercício 07. a) Disseminação:
“Tem o primeiro A, nos arvoredos
(…)
Tem o segundo A, nos ares puros
(…)
Tem o terceiro A, nas águas frias,
(…)
O quarto A, no açúcar deleitoso”
No momento de recolha o poeta não manteve a mesma ordem da disseminação, ou seja, retomou os elementos assimetricamente.
b) Como se trata de um poema, pode-se dizer que o poeta agiu dessa forma com o intuito de preservar a rima. Ou ainda, pode-se também dizer que ele optou por seguir a seqüência Terra (arvoredos e açúcar) — Água — Ar.
Gabarito do exercício 08. A;
Gabarito do exercício 09. E;
Gabarito do exercício 10. E
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína