Questão 01 sobre Reprodução nos Animais: (Fuvest). Uma abelha rainha tem os seguintes pares de genes alelos que segregam independentemente: AaBbDdEe. Sabendo-se que os zangões surgem de óvulos que se desenvolvem por partenogênese, quantos genótipos diferentes, relativos a esses quatro pares de genes, podem apresentar os zangões filhos dessa rainha?
a) Um.
b) Dois.
c) Quatro.
d) Oito
e) Dezesseis.
Questão 02. (PUC-Minas) Há casos em que óvulos não fecundados dão origem a um animal. Nesse caso, ocorre o que se denomina de:
a) neotenia.
b) gonocorismo.
c) protandria.
d) partenogênese.
e) fecundação cruzada.
Questão 03. (UFV) A figura a seguir está relacionada à reprodução de um certo protozoário.
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de reprodução exemplificado.
a) Cissiparidade.
b) Conjugação.
c) Brotamento.
d) Partenogênese.
e) Esquizogonia.
Questão 04 sobre Reprodução nos Animais: (UFMG) Observe a figura.
Com relação ao comportamento representado na figura, pode-se afirmar que ele:
a) depende do hormônio paratireoideano.
b) ocorre em qualquer fase da vida do animal.
c) representa a fecundação e desenvolvimento internos.
d) resulta em eliminação simultânea de gametas.
e) resulta em maior proteção da prole.
Questão 05. (UFMG) Observe a figura em que se representa um fenômeno biológico.
Todas as alternativas apresentam benefícios resultantes desse fenômeno, exceto:
a) aumento da aeração no solo.
b) aumento da eficiência na ciclagem dos nutrientes na agricultura.
c) aumento do número de consumidores favorecendo o fluxo de energia.
d) maior disponibilidade de alimento para os peixes.
e) manutenção da diversidade no ecossistema.
Questão 06. (PUC-Rio) Os seres vivos podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente. Sobre este assunto, destaque a afirmativa correta.
a) A reprodução assexuada promove maior variabilidade genética e produz grande quantidade de descendentes.
b) A reprodução assexuada se caracteriza pela presença de meiose, formação de gametas e fecundação.
c) A reprodução sexuada, exceto quando ocorrem mutações, produz indivíduos geneticamente iguais.
d) O brotamento é um tipo de reprodução assexuada, em que os descendentes são formados por mitoses.
e) A reprodução assexuada permite uma evolução mais rápida das espécies.
Questão 07. (UERJ) Existem organismos capazes de apresentar duas formas diferentes de reprodução: quando em situações favoráveis, reproduzem-se assexuadamente, mas, sob condições ambientais estressantes, a reprodução torna-se sexuada.
Nessa situação, a reprodução sexuada pode ser considerada vantajosa por:
a) demandar menor quantidade de energia.
b) desenvolver seres com fenótipos idênticos.
c) produzir um grande número de descendentes.
d) gerar indivíduos com novas combinações de genes.
Questão 08 sobre Reprodução nos Animais: (PUC-Rio) Embora a continuidade da vida na Terra dependa substancialmente de todo o elenco de características que definem os sistemas viventes, duas dessas características assumem maior importância para a preservação da vida no planeta.
São elas:
a) composição química complexa e estado coloidal.
b) elevado grau de organização e execução das funções vitais.
c) manutenção da homeostase e alto nível de individualidade.
d) consumo de energia e renovação contínua da matéria.
e) capacidade de reprodução e hereditariedade.
Questão 09. (UFV) Os invertebrados prepararam uma grande festa zoológica. Entretanto, para manter os bons costumes e evitar confusão, os convites continham a seguinte advertência: “Aqueles que apresentarem fecundação interna, não entram”.
Assim, dos invertebrados abaixo, aquele que poderá participar da festa é:
a) a aranha.
b) a lombriga.
c) o ouriço-do-mar.
d) o gafanhoto.
e) o caracol-de-jardim.
Questão 10 sobre Reprodução nos Animais: (Unesp) Considerando aspectos gerais da biologia de algumas espécies animais, tem-se o grupo A representado por espécies monoicas, como minhocas e caracóis; o grupo B, por espécies que apresentam desenvolvimento indireto, como insetos com metamorfose completa e crustáceos, e o grupo C, com espécies de vida livre, como corais e esponjas.
Pode-se afirmar que as espécies:
a) do grupo A são hermafroditas, do grupo B não apresentam estágio larval e do grupo C não são sésseis.
b) do grupo A não são hermafroditas, do grupo B apresentam estágio larval e do grupo C não são sésseis.
c) do grupo A são hermafroditas, do grupo B apresentam estágio larval e do grupo C não são parasitas.
d) do grupo A não são hermafroditas, do grupo B não apresentam estágio larval e do grupo C não são parasitas.
e) do grupo A são hermafroditas, do grupo B apresentam estágio larval e do grupo C não são sésseis.
🔵 >>> Veja a lista completa dos exercícios sobre Zoologia.
Gabarito com as respostas do simulado com 10 exercícios sobre a Reprodução nos Animais:
01. E;
02. D;
03. A;
04. D;
05. D;
06. D;
07. D;
08. E;
09. C;
10. C
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína
oi tudo bem as perguntas foram otimas
Olá, ficamos muito felizes em saber que estamos ajudando. Obrigado pelo comentário. Abraços e retorne sempre.
Parabéns! perguntas excelentes…