Demografia Mundial Questões com Gabarito

Um assunto muito interessante na disciplina de Geografia é a Demografia Mundial, que estuda as populações humanas em nosso planeta. Este assunto costuma ser cobrado em avaliações de Vestibulares, Enem e Concursos Públicos. Uma maneira de se preparar para estes exames é estudando com listas de questões resolvidas, então para lhe ajudar selecionamos 10 exercícios sobre o tema para você praticar e tirar boas notas!

Questão 01. (UERJ). Demografia Mundial: Bonn – O Governo da Alemanha vota hoje um conjunto de leis que abre caminho para profundas transformações sociais no país. Empregados doentes e mulheres grávidas só receberão 80% do salário. A ajuda estatal a famílias com filhos será congelada.
(Jornal do Brasil, 13 set. 1996. Adaptado.)

O conjunto de medidas em pauta refere-se a um amplo e decisivo processo de mudanças, que não se restringe ao caso alemão. Tais mudanças estão relacionadas diretamente ao seguinte processo:
a) decadência do modelo neoliberal.
b) declínio gradual do capitalismo social.
c) expansão do modelo social-democrata.
d) enfraquecimento do estado de bem-estar social.


Questão 02. (Fuvest) “O crescimento populacional contemporâneo é responsável pela estagnação econômica do Terceiro Mundo.”

“Os altos investimentos demográficos desviam os escassos recursos de capital do investimento produtivo.” “O planejamento familiar visa alterar as taxas de fertilidade sem precisar modificar as estruturas fundamentais da sociedade.”

Estas afirmações integram uma doutrina demográfica:
a) terceiro-mundista.
b) neo-marxista.
c) neo-maltusiana.
d) muçulmano-xiita.
e) clerical-progressista.


Questão 03. (PUCRS). Demografia Mundial: Na década de 1960, auge do crescimento da população mundial, as concepções malthusianas foram retomadas por meio do neomalthusianismo, que se caracteriza por:

a) apoiar o marxismo por incentivar o controle da natalidade como forma de diminuir a pobreza.
b) atribuir aos pobres culpa pela sua própria pobreza.
c) acreditar que o aumento da população é compatível com o aumento dos recursos naturais.
d) culpar a natureza pela existência da pobreza.
e) acreditar na ideia de que a pobreza, nos países ditos subdesenvolvidos, é consequência do aumento populacional nos países ricos.


Questão 04. (Unesp) O termo “africanização” designa países que, mesmo não pertencendo ao continente africano, apresentam as seguintes características: fome crônica,  elevada dependência de ajuda humanitária externa e mortalidade causada por doenças já erradicadas na maioria dos países.

Assinale a alternativa que contém todos os países que se enquadram nessa classificação.
a) Somália, Ruanda, Turquia, Bangladesh, Haiti.
b) Etiópia, Somália, Bangladesh, Haiti, Ruanda.
c) Etiópia, Somália, Ruanda, Moçambique, México.
d) Bangladesh, Haiti, Colômbia, Etiópia, Somália.
e) Moçambique, Ruanda, Panamá, Somália, Haiti.


Questão 05. (UFV). Demografia Mundial:  Índia, Bangladesh e Japão são países considerados “formigueiros humanos”, mas apresentam diferentes perfis socioeconômicos. Isso significa que:

a) a adoção da política neomalthusiana tem resultado numa visível melhoria de vida da população daqueles países.

b) as grandes concentrações populacionais não determinam necessariamente a ocorrência de graves problemas sociais.

c) a superpopulação é um fator determinante para tornar esses países áreas de repulsão de investimentos.
d) o endividamento externo e as grandes desigualdades sociais são causas diretas da superpopulação.

e) são países superpopulosos, que possuem problemas de pobreza e miséria, resultados do grande número de habitantes.


Responder à questão com base nos gráficos da evolução da população mundial e nas afirmativas a seguir.

indice de natalidade e mortalidade gráfico

Com relação aos gráficos 1 e 2, afirma-se:
I. O gráfico 1 refere-se a países desenvolvidos, pois o crescimento vegetativo em 1955 não foi significativo se comparado ao gráfico 2.

II. O gráfico 2 refere-se a países subdesenvolvidos devido ao grande aumento demográfico ocorrido entre 1955 e 1975, em função da evolução médico sanitária que diminuiu as taxas de mortalidade.

III. A urbanização foi um dos fatores que influenciaram na diminuição do crescimento vegetativo do gráfico 2, refletindo-se nas questões das taxas de natalidade.

IV. Em ambos os gráficos o equilíbrio do crescimento populacional ocorre em diferentes épocas, porém o gráfico 1 sempre se mantém com índices de natalidade e mortalidade menos elevados.

Questão 06. Demografia Mundial:  (PUCRS) Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas as da alternativa:

a) I, II e III
b) I, II, III e IV
c) I, II e IV
d) II e III
e) III e IV


Questão 07. (UFSC) “Hoje em dia, na América Latina, 15% a 20% da população desfrutam de um estilo de vida do Primeiro Mundo: matriculam seus filhos em escolas particulares, pertencem a country clubes, jogam tênis, fazem ginástica aeróbica, fazem cirurgias plásticas, viajam em carros luxuosos e comunicam-se mediante computadores e  fax. Moram em condomínios fechados; viajam para o exterior; seus filhos frequentam universidades no exterior, falam inglês e são a audiência à qual os presidentes latino-americanos dirigem seus discursos sobre a nova prosperidade global. O restante da  população é levado do Terceiro para o Quarto Mundo com cortes nos gastos sociais (saúde e educação), corte nos investimentos de manutenção de serviços públicos como água e esgoto.
Ingressam no setor informal da economia. É o declínio do Estado de bem-estar social e a pauperização da população.” Esse contraste, extraído do livro Hegemonia dos Estados Unidos no novo milênio, de James Petras e Henry Veltmeyer, mostra a realidade na América Latina.

Sobre o texto é correto afirmar que:
a) a situação socioeconômica das duas realidades acima descritas é histórica, porém exacerbou-se com a entrada do neoliberalismo, fase atual do capitalismo.

b) a expansão capitalista atual forçou a demolição do Estado do Bem-Estar Social, que existiu em maior ou menor escala em grande número de países, agravando as diferenças sociais.

c) a constatação acima permite concluir que, na América Latina, há um crescimento em grande escala do capital, o que faz aumentar o número de emprego e diminuir a pobreza, os crimes e os sofrimentos humanos.

d) a comparação no texto vem confirmar que a diferença dos dois conjuntos de países só diminuirá com o crescimento econômico do Terceiro ou Quarto Mundo, que superará a evolução econômica do Primeiro Mundo.

e) do texto acima, deduz-se que a situação de miséria e pobreza da maioria latino-americana só será resolvida com a cooperação dos Estados imperiais e das elites que estão no poder


Questão 08. (UFPR). Demografia Mundial:  Observe a tabela abaixo e indique a(s) alternativa(s) correta(s).

tabela países e população ativa e inativa

( ) Os países subdesenvolvidos apresentam maior percentual de população inativa, o que se deve, em grande parte, às suas altas taxas de natalidade.

( ) As estatísticas oficiais, por buscarem a comparabilidade internacional dos dados, superestimam em certa medida a população inativa dos países subdesenvolvidos, visto que o conceito de população inativa exclui os menores de 14 e os maiores de 65 anos, quando se sabe que a pobreza obriga muitas crianças e idosos a trabalhar.

( ) Para tornar mais precisas as estatísticas de população inativa, os institutos de pesquisa incluem os desempregados nessa categoria.

( ) Em países como o Brasil, grande parte da população ativa está ocupada no mercado de trabalho informal ou desempregada, em decorrência também do fato de que a mecanização da agricultura libera um contingente de mão-de-obra que não é inteiramente absorvido pelas atividades urbanas do setor formal.

( ) A posição intermediária ocupada pelo Brasil na tabela reflete um processo de transição demográfica ainda em curso, resultante do desenvolvimento alcançado pelo país nas últimas décadas.


Questão 09. (Unesp) No contexto econômico mundial, a situação típica da América Latina durante os anos oitenta, e que ainda permanece no Brasil, apresenta algumas características negativas. Assinale a alternativa que melhor expressa esta situação.

a) Escassez de recursos naturais, baixas taxas de densidade demográfica, alta inflação, estagnação econômica e grande percentual de população ativa.

b) Elevadas taxas de densidade demográfica, desemprego, população eminentemente rural, agricultura irrigada e dívida externa elevada.

c) Abundância de recursos naturais, altas taxas de densidade demográfica, altos salários reais, distribuição igualitária de renda, baixo índice de analfabetismo.

d) Altos níveis de industrialização, baixas taxas de mortalidade infantil, dificuldade na manutenção do regime democrático, predomínio de grandes propriedades rurais, escassez de recursos hídricos.

e) Alta inflação, dívida externa elevada, estagnação econômica, concentração de riquezas, desemprego, dificuldade na manutenção do regime democrático.


Questão 10. (Unesp). Demografia Mundial:  Em 1990, as maiores taxas de crescimento natural da população ocorriam no oeste e leste da África (3,0%) e na América Latina (2,1%). De acordo com a tendência geral apresentada pelos diversos países, é verdadeiro afirmar que:

a) as taxas de crescimento natural da população independem do nível de desenvolvimento econômico do país.

b) quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior é a taxa de crescimento natural de sua população.

c) quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, mais elevada é a taxa de natalidade de sua população.

d) a taxa de crescimento natural da população tende a diminuir com o desenvolvimento econômico.

e) quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior a tendência de aumento do número de filhos por família.


🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas das Questões de Geografia sobre a Demografia Mundial:

01. D;
02. C;
03. B;
04. B;
05. B;

06. A;
07. A;
08. V, V, F, V, V;
09. E;
10. D

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário