Questão 01. Modelo Enem. Briófitas simulado: Em briófitas como os musgos e as hepáticas, a fase duradoura é o(a):
a) esporófito.
b) gametófito.
c) arquegônio.
d) anterídio.
e) caliptra.
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Questão 02. PUC-SP. Analisando a figura a seguir, que representa um musgo, pode-se afirmar que:
a) a seta A aponta o gametófito.
b) a seta B aponta o esporófito.
c) as setas A e B representam, respectivamente, o gametófito e o esporófito.
d) as setas A e B representam, respectivamente, o esporófito e o gametófito.
e) as setas A e B representam diferentes partes do gametófito.
Questão 03. Acafe-SC.
Considerando o diagrama acima, do ciclo vital de uma briófita monóica, além do zigoto, é também diplóide:
a) o esporófito.
b) o esporo.
c) o gametófito.
d) o esporófito e o gametófito.
e) o esporo e o gametófito.
Questão 04. PUC-RJ. O porte geralmente reduzido das algas e das briófitas pode ser atribuído:
a) à falta de um sistema condutor verdadeiro.
b) à reprodução sexuada de seus gametas.
c) ao fato do esporófito não realizar a respiração.
d) à predominância do ambiente aquático onde vivem.
e) à presença de estômatos nos talos.
Questão 05. UFC-CE. Briófitas simulado:As briófitas, que formam verdadeiros tapetes verdes, promovem a retenção da água das chuvas e, como conseqüência, evitam a erosão dos solos. Algumas são bastante utilizadas na horticultura como fonte de nutrientes para as plantas e para melhorar a capacidade de retenção da água pelo solo. Por serem muito sensíveis aos resíduos tóxicos, são excelentes indicadores de poluição ambiental. A respeito das briófitas, é verdadeiro afirmar que:
01. a ausência de tecido especializado para o transporte de seivas explica o seu pequeno porte.
02. independem da água para reprodução.
04. são classificadas como fanerógamas, por possuírem órgãos reprodutores bem visíveis (as flores).
08. vivem preferencialmente em locais secos e ensolarados.
16. a reprodução ocorre por alternância de gerações, sendo predominante a fase gametofítica (produtora de gametas).
A soma dos itens corretos é:
a) 17
b) 26
c) 7
d) 24
e) 16
Questão 06. UFSM-RS. Na passagem evolutiva de plantas aquáticas (algas verdes) para o ambiente terrestre, alguns cientistas consideram as briófitas as primeiras a apresentarem características que permitiram que as plantas invadissem esse tipo de ambiente. No referido grupo (briófitas), uma dessas características é o(a):
a) aparecimento da clorofila, dando início ao processo de fotossíntese.
b) surgimento de tecidos de condução.
c) formação de sementes como o modo mais eficiente de propagação.
d) surgimento de rizóides, que assumiram as funções de absorção e fixação.
e) eliminação da dependência da água para a fecundação.
Questão 07. Observe o esquema a seguir:
Ele representa um tipo de reprodução que caracteriza plantas:
a) algas.
b) liquens.
c) briófitas.
d) fanerógamas.
e) angiospermas.
Questão 08. Mackenzie-SP. Analisando o esquema a seguir, que representa o ciclo vital de uma samambaia, podemos fazer todas as afirmações, exceto:
a) as células a e b são gametas produzidos por mitose (I).
b) a geração 2n produz esporo (célula d) por meiose (III).
c) o esporo (célula d) germina por mitose (IV) e se diferencia originando a geração n.
d) a meiose é final ou gamética (III).
e) os vegetais apresentam metagênese ou alternância de gerações.
Questão 09. Modelo enem. Se um gametófito de uma briófita, como um musgo, possui um número X de cromossomos, então encontraremos 2X cromossomos no(s):
a) esporófitos.
b) esporo.
c) protonema
d) rizóides.
e) filóides.
Questão 10. Fuvest-SP. Briófitas simulado:As células do gametófito de uma briófita de ciclo normal têm 30 cromossomos. Quantos cromossomos serão encontrados no esporo, na haste, na cápsula e no anterozóide?
a) 30; 60; 60; 30
b) 30; 60; 15; 45
c) 60; 30; 30; 30
d) 15; 30; 60; 60
e) 30; 30; 30; 30
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Gabarito das questões sobre Briófitas simulado para passar no enem e vestibular:
01. B;
02. D;
03. A;
04. A;
05. A;
06. D;
07. C;
08. D;
09. A;
10. A
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína