Questão 01 sobre Ação da Fotossíntese: (PUC-SP) O gráfico a seguir mostra o espectro de absorção de luz pelas clorofilas a e b em função dos diferentes comprimentos de onda que compõem a luz branca:
Comprimento de onda (mm)/luz
390 – 430 → violeta
430 – 470 → azul
470 – 540 → verde
540 – 600 → amarela
600 – 650 → laranja
650 – 760 → vermelha
Três plantas da mesma espécie são colocadas em um mesmo ambiente e passam pelo seguinte tratamento luminoso:
planta I: recebe exclusivamente luz verde;
planta II : recebe exclusivamente luz vermelha;
planta III: recebe exclusivamente luz amarela.
Com relação a essas plantas, pode-se prever que:
a) I produzirá mais oxigênio que II e III.
b) II produzirá mais oxigênio que I e III.
c) III produzirá mais oxigênio que I e II.
d) apenas a planta III produzirá oxigênio.
e) I, II e III produzirão a mesma quantidade de oxigênio.
Questão 02. (PUC-MG) Carotenoides são pigmentos amarelo-alaranjados que se distribuem junto às clorofilas, nos cloroplastos, onde captam energia luminosa e a transferem para a clorofila a, tendo papel acessório na fotossíntese.
Um dos carotenoides mais comuns o beta-caroteno, ou pró-vitamina A, é encontrado em altas concentrações não só nos cloroplastos, mas também nos xantoplastos (plastos amarelos). Mamão, manga, cenoura, urucum e dendê são alimentos ricos em carotenoides. O licopeno, pigmento vermelho dos tomates, é também um carotenoide. No caso dos animais, os carotenoides ficam associados às gorduras, às penas e na gema dos ovos.
A esse respeito, é INCORRETO afirmar:
a) Pigmentos acessórios aumentam a capacidade das plantas de absorverem um espectro maior de ondas luminosas.
b) Sem os carotenoides, as plantas não absorveriam energia luminosa no comprimento do amarelo ou do vermelho.
c) A ingestão de mamão, manga e dendê seria útil no combate à xeroftalmia e à cegueira-noturna em humanos.
d) Os carotenoides poderiam ainda ser importantes no estabelecimento de relações coevolutivas entre plantas e animais.
Questão 03 sobre Ação da Fotossíntese: (UFU) A figura a seguir ilustra a velocidade do processo fotossintético e da respiração em função da intensidade luminosa.
Adaptado de Lopes, S. Bio. V.2.2ª edição, São Paulo: Saraiva 2003, p. 233.
Analise as afirmativas a seguir.
I – Acima do ponto de compensação (PC), a taxa de fotossíntese não aumenta quando a intensidade luminosa aumenta.
II – No ponto de compensação (PC), a taxa de fotossíntese se iguala à respiração, não havendo saldo energético.
III – Em qualquer intensidade de luz, a taxa de fotossíntese é maior do que a taxa de respiração.
IV – Acima do ponto de compensação (PC) as plantas podem armazenar reservas para o período em que apenas respiram.
Marque a alternativa correta.
a) Somente III e IV estão corretas.
b) Somente I e II estão corretas.
c) Somente II e IV estão corretas.
d) Somente I e IV estão corretas.
Questão 04. (Cesgranrio)
Observe o esquema anterior e analise as seguintes afirmações:
I – a transferência de elétrons para os aceptores permite a transformação de energia luminosa em energia química;
II – na ausência de aceptores de elétrons, poderia haver a ocorrência do fenômeno conhecido como fluorescência;
III – quando excitada pela luz, a clorofila absorve principalmente luz verde
A(s) afirmação(ões) correta(s) é(são):
a) apenas a I.
b) apenas a II.
c) apenas a I e a II.
d) apenas a I e a III.
e) apenas a II e a III.
Questão 05 sobre Ação da Fotossíntese: (UFES) A fotossíntese ocorre por meio da absorção da energia luminosa pelos pigmentos contidos nos cloroplastos. No entanto, os pigmentos absorvem a energia luminosa em diferentes comprimentos de onda, como pode ser observado no gráfico a seguir.
Em relação a esse processo, é INCORRETO afirmar que:
a) os vegetais expostos ao comprimento de onda de 550nm, cor verde, apresentam uma baixa taxa fotossintética.
b) as clorofilas são pigmentos que apresentam a cor verde, devido à reflexão desse comprimento de onda.
c) o comprimento de onda que apresenta uma maior absorção corresponde à cor vermelha.
d) as plantas expostas ao comprimento de onda 650nm (vermelho curto) apresentam alta proporção de clorofila b.
e) a integração funcional dos vários pigmentos permite uma maior eficiência na captação da energia luminosa.
Questão 06. (Fuvest-GV) Em 1881, Engelmann dispôs um filamento da alga verde ‘Cladophora’ sobre o espectro luminoso. Bactérias aeróbicas presentes no meio concentraram-se em determinadas regiões do filamento, como pode ser visto no esquema a seguir:
Esse experimento permite inferir que a atividade:
a) fotossintética da alga é maior nas faixas do azul, do verde e do amarelo.
b) fotossintética da alga é maior nas faixas do violeta, do laranja e do vermelho.
c) fotossintética não varia nas diferentes faixas do espectro luminoso.
d) respiratória da alga é maior nas faixas do azul, do verde e do amarelo.
e) respiratória da alga é maior nas faixas do violeta, do laranja e do vermelho.
Questão 07. (UFPE) Existem fatores que interferem na taxa de fotossíntese de uma planta. A esse propósito, analise os itens mencionados a seguir.
1) Intensidade de energia luminosa.
2) Concentração de gás carbônico.
3) Temperatura.
4) Concentração de oxigênio.
Interferem na taxa fotossintética:
a) 1, 2, 3 e 4.
b) 1, 2 e 3 apenas.
c) 2 e 3 apenas.
d) 3 e 4 apenas.
e) 1 e 2 apenas.
Questão 08 sobre Ação da Fotossíntese: (Fatec) Em um experimento foram obtidos dados que permitiram a construção do gráfico a seguir.
A partir da interpretação do gráfico, identifica(m)-se o(s) segmento(s) em que a luz é o fator limitante do processo.
Trata-se do(s) segmento(s)
a) A, apenas.
b) D e E.
c) B e C.
d) D, E e F.
e) A, B e C.
Questão 09. (Fuvest) Em vegetais, as taxas de fotossíntese e de respiração podem ser calculadas a partir da quantidade de gás oxigênio produzido ou consumido num determinado intervalo de tempo.
O gráfico adiante mostra as taxas de respiração e de fotossíntese de uma planta aquática, quando se varia a intensidade luminosa.
a) Em que intensidade luminosa, o volume de gás oxigênio produzido na fotossíntese é igual ao volume desse gás consumido na respiração?
b) Em que intervalo de intensidade luminosa, a planta está gastando suas reservas?
c) Se a planta for mantida em intensidade luminosa “r”, ela pode crescer? Justifique.
Questão 10 sobre Ação da Fotossíntese: (Unirio) O gráfico seguinte mostra a curva de absorção da luz por uma folha nos diferentes comprimentos de onda que compõem o espectro da luz branca.
As variações representadas no gráfico justificam
a) a luz verde ser a ideal para a fotossíntese.
b) a cor vermelha de certas plantas.
c) a alternância das fases da fotossíntese.
d) a cor verde típica das plantas.
e) o uso de iluminação contínua em estufas.
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Gabarito com as respostas do simulado de Botânica e Fisiologia Vegetal sobre a Ação da Fotossíntese:
01. b;
02. b;
03. c;
04. c;
05. d;
06. b;
07. b;
08. e;
09. a) n
b) l e n
c) Sim. No ponto “r” o vegetal recebe uma intensidade luminosa tal em que a produção de matéria orgânica por fotossíntese supera o consumo pela respiração.
10. d
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína