Exercícios sobre Hormônios e Movimentos Vegetais

01. Hormônios e Movimentos Vegetais: (UFSCar-SP) Analise os quatro casos a seguir:

Caso 1Algas do gênero Chlamydomonas são muito ágeis, fazendo movimentos muito rápidos, por meio de rotação de dois flagelos. Submetendo-se uma cultura dessas algas a um foco de luz intensa, elas se acumulam do lado oposto ao da incidência da luz, enquanto a um foco de luz fraca elas se aglomeram ao seu redor.
Caso 2Ervas-de-passarinho, pertencentes à família das lorantáceas, germinam sobre a casca de outras plantas. A primeira raiz, orientada pela direção de incidência dos raios luminosos, dirige-se para o suporte, nele se fixando e originando raízes sugadoras.
Caso 3Há plantas cujas pétalas se abrem fazendo uma curvatura para a base da flor, quando são iluminadas. Variando a direção de incidência dos raios luminosos, a reação é sempre a mesma.
Caso 4As folhas de Mimosa pudica, quando excitadas por um toque, lesão, ou descarga elétrica, dobram imediatamente seus folíolos.

Os casos exemplificam, respectivamente:

A) tactismo, tropismo, nastismo, seismonastia.

B) tropismo, tactismo, nastismo, seismonastia.

C) seismonastia, tactismo, tropismo, nastismo.

D) nastismo, tropismo, tactismo, seismonastia.

E) tactismo, seismonastia, nastismo, tropismo.

 

 

02. (UFMG)

Verificando o gráfico relacionado com o crescimento dos vegetais e a concentração de auxina, qual a alternativa que MELHOR interpreta os resultados nele contidos?

A) A mesma concentração de auxina provoca o crescimento do caule e da raiz com igual intensidade.

B) O crescimento máximo da raiz é estimulado pela mesma concentração de auxina que provoca o crescimento máximo do caule.

C) O crescimento da raiz é inibido por concentrações de auxina inferiores àquelas que inibem o crescimento do caule.

D) O crescimento da raiz é estimulado por concentrações de auxina superiores àquelas que estimulam o crescimento do caule.

E) Existe uma concentração de auxina que estimula, ao mesmo tempo, crescimento igual da raiz e do caule.

 

 

03. Hormônios e Movimentos Vegetais: (FCMSC-SP) Foi realizado o seguinte experimento: de dois coleóptilos retiraram-se as pontas e colocaram-se blocos de ágar contendo hormônio de crescimento, conforme o esquema mostrado a seguir (observar a presença de um controle):

Após certo tempo:

A) I curva-se para a esquerda e II curva-se para a direita.

B) I curva-se para a direita e II curva-se para a esquerda.

C) ambos curvam-se para o mesmo lado se mantidos ambos no escuro.

D) ambos se comportarão como controle se os três coleóptilos forem mantidos no escuro.

E) se os três coleóptilos forem iluminados unilateralmente, o crescimento dos três será exatamente o mesmo e uniforme.

 

 

04. (PUC Minas) É muito comum escutar:

I. uma maçã podre, no meio de outras sadias, provoca deterioração das demais.

II. uma laranja podre, num saco de laranjas, faz apodrecer as demais.

III. embrulhar abacate em jornais favorece seu amadurecimento.

IV. pendurar cacho de bananas perto do fogão à lenha favorece seu amadurecimento.

V. colocar frutas de exportação em presença de CO2 e temperaturas baixas evita seu amadurecimento.

Isso pode ser explicado, entre outros fatores, pelo seguinte hormônio:

A) Auxina

B) Giberelina

C) Citocinina

D) Etileno

E) Ácido abscísico

 

 

05. Hormônios e Movimentos Vegetais: (UFC) Os movimentos de curvatura das plantas determinados e orientados por estímulos do meio externo denominam-se:

A) tactismos.

B) nastismos.

C) cineses.

D) tropismos.

 

Exercícios sobre Organologia Vegetal.

 

06. Hormônios e Movimentos Vegetais: (UFRGS) Um comerciante de maçãs, após transportá-las ainda verdes por 10 dias, em uma câmara frigorífca, deixou-as em ambiente natural e mandou que fossem queimados 100 quilos de serragem, de tal forma que a fumaça entrasse em contato com as frutas. Esse procedimento acelerou o amadurecimento das maçãs, porque:

A) diminuiu a quantidade de O2 no ambiente.

B) a fumaça da queima inativou os hormônios do amadurecimento nas maçãs.

C) aumentou a quantidade de CO2 no ambiente.

D) a queima da serragem liberou etileno.

E) para amadurecer mais rapidamente 1 quilo de maçãs, deve-se queimar 10 quilos de serragem.

 

 

07. (FCC-SP) Se no esquema a seguir a planta, durante alguns dias, der lentamente uma volta em torno de si mesma, a cada minuto e de acordo com o sentido da flecha, ao fm desse tempo você espera que:

A) não haja modifcações na direção ou no sentido do crescimento do caule.

B) ela apresente um geotropismo negativo no caule.

C) ela apresente um geotropismo positivo no caule.

D) haja inversão do sentido de crescimento do caule.

E) ela cresça em zigue-zague.

 

 

08. Hormônios e Movimentos Vegetais: (VUNESP) Ao se fazer uma cerca viva, podam-se os ápices das plantas. Essa técnica, desenvolvida pelos agricultores muito antes de se conhecer os hormônios vegetais, consiste em:

A) estimular a dominância apical.

B) estimular a dormência das gemas laterais.

C) estimular a produção de auxina para manter a dominância apical.

D) impedir a quebra da dormência das gemas laterais.

E) impedir a produção de auxinas pelas gemas apicais, que inibem as gemas laterais.

 

 

09. (UFMG) As figuras ilustram o formato de duas árvores, em função da prática de poda realizada por jardineiros.

Todas as alternativas apresentam explicações para a manutenção, por um certo tempo, da poda realizada nas árvores representadas, EXCETO:

A) As gemas, nas plantas A e B, crescem devido à ação de hormônios.

B) A gema apical, na planta B, exerce dominância sobre as gemas laterais, inibindo o desenvolvimento de galhos novos.

C) As gemas laterais estimulam o crescimento da gema apical, na planta B, promovendo um crescimento desigual de folhas.

D) As gemas laterais, na planta A, desenvolvem-se na ausência da gema apical.

 

 

10. Hormônios e Movimentos Vegetais: (FCMSC–SP) Existem flores, como a dama-da-noite, cujas pétalas se curvam para cima durante o dia e para baixo durante a noite, abrindo-se. Esse tipo de movimento é:

A) geotropismo.

B) tigmotropismo.

C) quimiotropismo

D) tactismo.

E) nastismo.

 

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Gabarito com as respostas das atividades de Fisiologia Vegetal sobre Hormônios e Movimentos Vegetais:

01. A; 02. C; 03. C; 04. D; 05. D; 06. D; 07. A; 08. E; 09. C; 10. E