Lista com 10 atividades de Geografia sobre Leste Europeu e CEI para o 9º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. A respeito da CEI, responda.
a) Por que a Rússia se empenhou para que houvesse a criação da CEI?
b) Qual foi o principal vínculo rompido entre os países que vieram a constituir a CEI? Por que isso aconteceu?
c) A qual bloco político e econômico os países da CEI começaram a se aproximar?
d) Liste os países que constituem a CEI.
Questão 02. Quais países surgiram após a desagregação da Iugoslávia? Todos foram reconhecidos pela comunidade internacional?
Questão 03. Explique a seguir cada uma das medidas políticas importas pela URSS aos países da Europa Ocidental durante a Guerra Fria.
a) Partido único.
b) Economia planificada.
Questão 04. Defina, explicando o contexto histórico.
a) Kolkhoses.
b) Comecom.
c) CEI.
Questão 05 com Exercícios de Geografia sobre o Leste Europeu e CEI para o 9° Ano: Cada uma das descrições a seguir se refere a um determinado país. Descubra qual.
a) Foi o que melhor se inseriu no mercado internacional, após desligar-se da URSS.
b) Possui um passado ligado aos povos germânicos.
c) Surgida do desmembramento da Tchecoslováquia, possui baixo desenvolvimento.
d) Teve um bom desenvolvimento dos setores energéticos e das indústrias de base durante o regime socialista.
e) Abriga o maior contingente de ciganos do mundo.
f) A população tem elevado padrão de vida. Exporta produtos mecanizados e alimentos industrializados.
g) Constitui uma histórica ligação entre a Rússia e o oeste da Europa.
h) Culturalmente próximo da Rússia, tem problemas com corrupção e desemprego.
i) Investiu em seu potencial hidrelétrico para aumentar suas reservas energéticas e vem realizando esforços para atrair investimentos estrangeiros.
j) Em 2006 proclamou sua independência plena;.
k) Sofre com o bloqueio imposto pela Grécia, prejudicando a exportação de seus produtos agrícolas.
Questão 06. Liste Os países do Leste Europeu:
Questão 07. Observe a tabela a seguir e responda.
a) Há algum país da CEI com IDH muito elevado?
b) Qual é o país da CEI com melhor IDH?
c) De acordo com o perfil apresentado sobre os países, justifique porque a Eslovênia, a Estônia e a Hungria tem os melhores índices de IDH entre as ex-nações socialistas da Europa.
Questão 08. (UTRPR) “Cortina de Ferro” foi uma expressão usada no Ocidente para designar a fronteira que dividiu a Europa em duas áreas de distintas influências política e econômica, do final da Segunda Guerra Mundial até ao final da chamada Guerra Fria. Durante este período, a Europa Oriental esteve sob o controle político e/ou influência da União Soviética, enquanto que a Europa Ocidental esteve sob o controle político e/ou influência dos Estados Unidos da América. Era apenas uma linha imaginária, ao contrário do Muro de Berlim, que se constituiu numa barreira física.
Sobre os Estados-satélites que faziam parte do bloco soviético, NÃO podemos enumerar a:
a) Polônia
b) Tchecoslováquia
c) Áustria
d) Hungria
e) Bulgária
Questão 09. Aponte:
a) Mudanças na política interna da URSS após Mikhail Gorbarchev assumir o poder.
b) Os fatores de atraso na economia dos países do Leste Europeu, após sua inserção na economia de mercado mundial.
Questão 10. Cite causas que levaram à crise da URSS e do modelo de socialismo implantado.
Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios de Geografia sobre o Leste Europeu e CEI para o 9° Ano do ensino fundamental:
01. a) Para manter a hegemonia sobre a região, por interesses militares, e no uso dos recursos energéticos e da infraestrutura da região.
b) O vínculo comercia. Porque cada país queria se integrar ao comércio internacional da forma mais favorável possível aos seus interesses.
c) A União Europeia.
d) Rússia, Belarus, Ucrânia, Moldávia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Turcomenistão e Tadjiquistão.
02. Após a desagregação da Iugoslávia, surgiram a Eslovênia, a Croácia, a Bósnia-Herzegovina, a Sérvia, a Macedônia e Montenegro. Não foram todos os países que foram reconhecidos como tais: o Kosovo, uma província autônoma da Sérvia, declarou sua independência em 2008, porém, ainda não foi reconhecido por outros países e pela ONU.
03. a) Sistema político em que não é permitido o pluralismo político.
b) Sistema econômico em que o Estado centraliza o controle de toda a atividade econômica.
04. a) Fazendas coletivas mecanizadas, organizadas por cooperativas e gerenciadas pelo governo da URSS, durante o período da Guerra Fria.
b) Sigla de Conselho de Assistência Econômica Mútua. Foi um acordo comercial criado entre os países do bloco oriental Europeu com a URSS. Quando a URSS se desagregou, o Comecom também deixou de existir.
c) É a sigla da Comunidade de Estados Independentes. É uma organização confederativa criada após a desagregação da União Soviética. Os Estados-membros aceitam um governo central, mas tem a sua autonomia.
05. a) Estônia
b) República Tcheca
c) Eslováquia
d) Romênia
e) Romênia
f) Hungria
g) Polônia
h) Bulgária
i) Geórgia
j) Montenegro
k) Macedônia
06. Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Romênia, Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Servia, Montenegro, Bulgária, Macedônia, Albânia e Geórgia.
07. a) Não, todos os países elencados são do Leste Europeu.
b) O país com melhor IDH da CEI é Belarus;
c) A Hungria tem boa comunicação fluvial com outros países e exporta produtos industrializados, como máquinas, produtos mecânicos e alimentos;
A Estônia tem importante centro industrial e foi o país das ex-repúblicas soviéticas que melhor se integrou com o mercado internacional;
A Eslovênia tem avançado parque industrial.
08. C
09. a) As medidas para a abertura ao mercado mundial e estabelecimentos da reestruturação econômica (perestroika) e para a transparência das ações do Estado (glasnost)
b) Com a inserção na economia de mercado, os países do Leste Europeu sofreram com o atraso tecnológico e o desemprego, resultante do período de adaptação da economia planificada para a economia de mercado.
10. Altos investimentos na indústria bélica e de bens de produção, deixando investimentos insuficientes para a produção de bens de consumo; insatisfação popular com a centralização de poder do governo da URSS, especialmente no Leste Europeu; atraso tecnológico; a corrupção e a acumulação de recursos nas mãos dos agentes do Estado.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína
mt zica