Lista de Exercícios sobre o Socialismo

1. (UEL) “ … viam na propriedade comum desses meios a forma de viverem todos bem. Por isso, em suas sociedades visionárias, planejavam que os muitos que
executariam o trabalho viveriam com conforto e luxo, graças à propriedade dos meios de produção…”
O texto refere-se a um pensamento que se desenvolveu nas primeiras décadas do século XIX, na Europa, característico do:
a) Maoísmo.
b) Stalinismo.
c) Sindicalismo.
d) Marxismo-leninismo.
e) Socialismo utópico.

 

2. (UFF) O historiador Pierre Vilar, referindo-se ao fenômeno do Nacionalismo – um dos mais importantes temas do mundo contemporâneo – afirmou:
“(…) toda consciência de comunidade implica a consciência de um ‘lado de dentro’ e de ‘um lado de fora’, de um ‘nós’ e de um ‘eles’; (…) E imediatamente, a desconfiança dos grupos vizinhos chega à superfície, podendo variar do desdém ao ciúme, do escárnio à briga, e se completar com momentos de auge, como “fêtes”, demonstrações ou competições. Em que momento, com que amplitude, com que grau de intensidade e permanência, com que mínimo de vontade política uma psicologia de comunidade manifesta apreço a uma entidade que pode ser chamada de nação? Este é o problema do historiador, pois o fenômeno realmente existe e, perante nossos olhos, tem desempenhado um papel inestimável. É impossível lhe atribuir um juízo de valor, uma vez que foi sempre positivo e negativo, revolucionário e conservador, cheio de ações admiráveis e de horrores sangrentos.”

Considerando o fragmento acima e sabendo que o Nacionalismo adotou formas diversas na América e na Europa:
a) estabeleça, no caso do México, a relação entre a questão agrária e a Revolução Mexicana do século XIX.
b) comente a expressão “Socialismo num só país” utilizada para defnir a política da URSS no período stalinista.

 

3. (PUC Minas) Na segunda metade do século XIX, surgiu o “Socialismo científico”, cujo teórico mais importante foi Karl Heinrich Marx. São elementos fundamentais do pensamento marxista, exceto:

a) o materialismo dialético.
b) a interpretação econômica da história.
c) o conceito de luta de classes.
d) a teoria da mais-valia.
e) o princípio de não-intervenção estatal.

 

Simulado com Exercícios sobre o Liberalismo.

 

4. (Unirio) A Revolução Russa foi um dos grandes acontecimentos históricos que marcaram a crise da sociedade liberal no início do século XX. Sobre as etapas do processo de construção do Socialismo na Rússia, podemos afirmar corretamente que:

a) o Governo Provisório, iniciado com a Revolução de fevereiro (1917), levou ao poder os grupos liberais burgueses aliados aos mencheviques que, liderados
pelo primeiro ministro Kerensky, fecharam a Duma (Parlamento) e encerraram as atividades dos Comitês de Sovietes.
b) a liderança exercida pelos bolcheviques sobre os demais partidos políticos atuantes no período pré-revolucionário permitiu que controlassem as reformas econômicas empreendidas pela Duma (Parlamento), convocada pelo Czar Nicolau II no Manifesto de Outubro (1905).
c) a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) fez retroceder o processo revolucionário, pois as baixas excessivas, sofridas pelo exército
russo, foram compensadas por diversas anexações territoriais, tais como a Rússia Branca e a Georgia.
d) as diversas agitações populares e as tentativas revolucionárias, lideradas por segmentos burgueses e citadinos, enfraqueceram-se progressivamente após a vitória russa na guerra contra o Japão (1903 – 05), que abriu aos russos os ricos mercados comerciais do Oriente.
e) as “Teses de Abril”, enunciadas por Lênin (1917), popularizaram os ideais revolucionários bolchevistas ao reivindicarem a divisão das grandes propriedades
fundiárias entre os camponeses e a entrega do poder aos sovietes, fortalecendo o partido bolchevique no processo da revolução.

 

5. (Unirio) “O Socialismo é a abolição das classes … Para abolir as classes devemos abolir as diferenças entre o operário e o camponês, devemos transformá-los todos em operários.” (Lenin, 1918)
A Revolução Russa caracterizou-se como um importante movimento social, que marcou historicamente o século XX, em virtude das transformações estruturais que empreendeu. Sobre o processo de construção do Socialismo na Rússia, assinale a afirmativa correta.
a) As anexações territoriais conquistas pelo exército russo na Polônia e na Ucrânia, durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), fortaleceram política e economicamente a monarquia czarista.
b) A revolta armada ocorrida na Guarda Vermelha possibilitou o lançamento do Manifesto de outubro, com o qual foi deposto o Czar Nicolau II e instalada a República da Duma (1917), chefiada pelo líder comunista Trótski.
c) A vitória dos extremistas revolucionários Mencheviques, liderados por Alexandre Kerenski, foi acompanhada da criação da República Soviética Russa
(1918).
d) No governo de Lênin, instituiu-se a Nova Política Econômica (1921), NEP, que se caracterizou por estimular a produção em pequenas manufaturas e o comércio privado.

e) A industrialização da Rússia socialista foi alcançada no início do governo de Stálin (1924), com a extinção dos planos Quinquenais e a liberação de investimentos estrangeiros nas indústrias russas.

 

🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.

 

Gabarito com as respostas dos exercícios sobre o Socialismo:

1. E

2.
a) A Revolução Mexicana foi resultado da luta contra a ditadura de Porfírio Diaz, cujo modelo de desenvolvimento fundamentava-se no domínio do capital estrangeiro. A força política do Nacionalismo no México expressou-se pela luta camponesa em defesa da reforma agrária e de um desenvolvimento econômico em bases nacionais. Zapata e Villa tornaram-se símbolos do nacionalismo mexicano.
b) A expressão “Socialismo num só país” significou a vitória da tendência nacionalista, liderada por Stalin, segundo a qual a revolução só se manteria com o
isolamento da URSS, contrariando a ideia da “Revolução Permanente”, defendida por Leon Trotsky, que expressava os ideais do Socialismo internacionalista.

3. E;  4. E; 5. D

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.