“Os fungos são organismos eucariontes, heterótrofos e aclorofilados. Podem apresentar respiração aeróbica ou anaeróbica. Quanto ao tamanho podem variar bastante, desde espécies microscópicas e unicelulares como as leveduras a espécies macroscópicas e pluricelulares como as orelhas-de-pau e os cogumelos. Vivem nos mais variados ambientes, mas desenvolvem-se melhor em ambientes úmidos e ricos em matéria orgânica. Confira abaixo nosso resumo e exercícios sobre fungos!”
Navegue rapidamente pelo texto clicando em um dos links do índice abaixo:
Os fungos são microorganismos eucarióticos pertencentes ao Reino Fungi. Existem mais de 144 mil espécies descritas, com uma diversidade enorme de formas morfológicas, sendo os cogumelos, os bolores, as orelhas-de-pau e as leveduras os tipos de fungos mais conhecidos.
Durante muito tempo os fungos foram classificados como plantas no reino Plantae. Diferente das plantas eles não apresentam tecidos especializados e nem clorofila (organela responsável pela fotossíntese).
Quais as principais Características dos Fungos?
São organismos eucariontes.
Unicelulares ou pluricelulares.
Heterótrofos.
Não possuem tecidos.
Respiração aeróbica ou anaeróbica.
Tamanho e morfologia variada.
Vivem em ambientes variados, mas se desenvolvem melhor em locais ricos em matéria orgânica e com umidade elevada.
Armazenam glicogênio como reserva energética.
Qual o tamanho dos Fungos?
O tamanho dos fungos pode variar muito. Geralmente são classificados em dois tipos morfológicos com base no tamanho: os unicelulares e os pluricelulares.
Os fungos unicelulares são organismos microscópicos, ou seja, não podem ser vistos a olho nu, como principal representante podemos citar as leveduras, muito usadas na fermentação do pão e da cerveja.
Os fungos pluricelulares são organismos constituídos por várias células que formam filamentos chamados de hifas, que podem ou não apresentar septos (paredes que separam as células). O conjunto de todas as hifas de um fungo é conhecido como micélio, que quando bem desenvolvido emerge para a região externa de onde vive, formando o corpo de frutificação (a parte visível do cogumelo), que é a parte do organismo responsável pela reprodução. Os fungos macroscópicos são os mais conhecidos e apresentam uma variedade grande de formas, como o cogumelo, a orelha-de-pau e o bolor.
Como os integrantes do Reino Fungi são classificados?
Os Fungos são classificados em seis filos:
Filo Microsporidia: São organismos unicelulares, parasitas de animais e formadores de esporos.
Filo Chytridiomycota: Vivem no meio aquático ou em ambientes úmidos. Podem ser parasitas e causar patógenos em plantações.
Filo Zygomycota: Vivem em plantas ou em animais no estado de decomposição no solo. Algumas espécies deste filo também são parasitas de plantas, pequenos animais e insetos, podendo causar patógenos aos seus hospedeiros. Exemplo de zicomiceto: Bolor Negro.
Filo Glomeromycota: Se associam as raízes de muitas plantas formando as micorrizas, que auxiliam as plantas na absorção de água e nutrientes.
Filo Ascomycota: É o grupo mais diversificado morfologia e numericamente. É formado por cogumelos, bolores, leveduras e trufas.
Filo Basidiomycota: São importantes na decomposição do substrato vegetal. Possui como representantes as orelhas-de-pau, os cogumelos comestíveis e venenosos, as bolotas-da-terra, as ferrugens e os carvões.
Quais as doenças causadas por fungos?
Estas são as 10 principais doenças causadas por fungos:
Aspergilose: Afeta o pulmão e causa alergias;
Blastomicose: Infecção causada pela inalação de esporos do fungo Blastomyces dermatitidis;
Candidíase: Infecção que afeta principalmente a mucosa da boca e região íntima.
Criptococose: Conhecida como doença do pombo. Esta doença apresenta elevada letalidade e morbidade. A doença tem inicio como uma infecção pulmonar e pode progredir para uma meningoencefalite;
Esporotricose: Infecção que causa micose;
Histoplasmose: Infecção causada pela inalação de fungos presentes na natureza;
Paracoccidioidomicose: Blastomicose sul-americana, afeta principalmente o pulmão e pode causar alergias;
Mucormicose: Doença do fungo negro. Esta doença pode provocar necrose dos tecidos da face, até atingir o cérebro, deixando sequelas e em casos graves levar à morte.
PanoBranco: Chama de micose de praia. Causa manchas brancas na pele.
Tinha: Infecção que pode afetas várias partes do corpo, como o cabelo, unhas e pele.
Qual a importância dos fungos?
Os fungos são organismos fundamentais ao equilíbrio dos ecossistemas. Atuando em diversas funções como:
Na decomposição de matéria orgânica;
Servindo como alimentação e atuando na fabricação de produtos alimentícios como pão, bolos, tofu, shoyu, dentre outros;
Úteis ao setor farmacêutico na fabricação de compostos como a penicilina (antibiótico), cefalosporina (bactericida) e griseofulvina (antifúngico);
Auxiliam na manutenção e crescimento de diversas plantas;
Atuam na biorremediação de ambientes contaminados.
Lista com 10 Exercícios sobre os Fungos com Gabarito:
Questão 01. ( FUVEST-2001) Exercícios sobre Fungos: Os liquens da tundra ártica constituem a principal fonte de alimento para renas e caribus durante o inverno. As substâncias orgânicas do alimento desses animais, portanto, são primariamente produzidas por um dos organismos componentes do líquen.
Qual é esse organismo e que processo ele utiliza para produzir substâncias orgânicas? a) Um fungo; fermentação. b) Um fungo; fotossíntese. c) Um protozoário; fermentação. d) Uma alga; fotossíntese. e) Uma cianobactéria; quimiossíntese.
Questão 02. (PUCRS/2002) INSTRUÇÃO: Responder à questão com base nas afirmativas a seguir, sobre os fungos.
I. Fazem parte da dieta humana, estando presentes em queijos como Camembert, II. Roquefort e Gorgonzola.
São organismos procariotos, destituídos de parede celular. III. Formam bolor ou mofo em substratos úmidos e pouco iluminados. IV. São heterótrofos, uni ou pluricelulares.
Analisando as afirmativas, conclui-se que somente estão corretas a) I, II E III b) I, III E IV c) I E IV d) II E III e) II E IV
A estrutura indicada na figura 2 possui a função de: A) fotossíntese. B) nutrição. C) reprodução. D) respiração. E) sustentação.
Questão 04. (Vunesp) Um indivíduo sentou-se à mesa para almoçar e comeu uma fatia de pão, tomou um copo de cerveja e deliciou-se com um prato de champignon. Isso tudo foi possível graças à existência e atividade:
a) das bactérias. b) dos fungos. c) dos liquens. d) das cianofíceas. e) das algas verdes.
Questão 05. (Fuvest-SP) Exercícios sobre Fungos: Considere os procedimentos:
I. A produção de bebidas alcoólicas. II. A produção de açúcar a partir da cana. III. O cultivo de plantas leguminosas para aumentar a fertilidade do solo.
Os microorganismos atuam em: a) I apenas. b) II apenas. c) I e II apenas. d) I e III apenas. e) I,II e III.
Questão 06. (Vunesp) Reprodução na qual há produção de esporos por meiose e fusão de hifas haploides diferentes, originando micélios diploides, é típica de:
a) fungos. b) algas. c) bactérias. d) musgos. e) samambaias.
Questão 07. (UFPE) Os seres vivos estruturalmente mais simples apresentam uma grande diversidade morfológica e fisiológica. Analise as assertivas abaixo, assinalando as corretas.
( ) O citoplasma da célula bacteriana possui inúmeros ribossomos, responsáveis pela síntese protéica.
( ) As bactérias heterótrofas produzem seu próprio alimento, através da quimiossíntese.
( ) Os protistas compreendem os primeiros organismos eucariontes na árvore evolutiva e caracterizam-se por serem unicelulares, na sua grande maioria, desprovidos de núcleo organizado.
( ) Os protozoários possuem grande diversidade entre suas divisões, sendo a estrutura de locomoção a característica distintiva para a classificação.
( ) Os fungos podem ser definidos como os seres dotados de núcleo organizado, com nutrição heterotrófica.
Questão 08. (PUC Minas) O desenho a seguir representa o ciclo de produção de um fungo:
De acordo com a numeração indicada, é CORRETO afirmar que: A) 6 representa hifas diploides. B) 8 representa hifas cenocíticas. C) 4 representa um basídio. D) 2 representa um gametângio. E) de 5 para 6 ocorre a meiose.
Questão 09. (U. F. Fluminense-RJ) Pode-se afirmar que os liquens são uma associação entre:
a) algas e fungos com reprodução sexuada por meio de sorédios. b) algas e bactérias com reprodução assexuada por meio de esporos. c) algas e fungos com reprodução assexuada por meio de sorédios. d) algas e fungos com reprodução assexuada por meio de esporos. e) algas e fungos com reprodução sexuada por meio de esporos.
Questão 10. (FUVEST/SP) Os processos abaixo numerados ocorrem em vegetais, embora possam não estar presentes em todos os grupos.
I – Produção de esporos. II – Material de reserva: Amido III – Fotossíntese
Os fungos, outrora classificados entre os vegetais, apresentam apenas: a) I. b) II. c) I e III. d) I e II. e) II e III.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína