Questão 01. Fuvest-SP. Pteridófitas questões: O esquema a seguir representa o ciclo de vida da samambaia. A letra A representa a célula haplóide que faz a transição da fase esporofítica para a fase gametofítica; a letra B representa a célula diplóide que faz a transição da fase gametofítica para a fase esporofítica.
A) Descreva resumidamente a aparência das plantas que representam a fase esporofítica e a fase gametofítica.
B) Quais são os nomes das células representadas pelas letras A e B?
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Questão 02. UFSCar-SP. Considere as seguintes características:
I. Presença de tecidos de condução.
II. Presença de raízes verdadeiras.
III. Dependência da água para a fecundação.
IV. Fase esporofítica predominante.
Uma briófita e uma pteridófita apresentam em comum apenas:
a) IV.
b) III.
c) I e II.
d) II e III.
e) I, II e IV.
Questão 03. Compare briófitas (musgos) e pteridófitas (samambaias) destacando semelhanças e diferenças em relação à organização do corpo e aos aspectos reprodutivos.
Questão 04. UFG-GO (modificado). Pteridófitas questões: O ciclo de vida das pteridófitas apresenta mais adaptações ao ambiente terrestre que o das briófitas. Quanto a essas características evolutivas, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) As briófitas estão restritas aos ambientes áridos, enquanto as pteridófitas vegetam em vários ambientes, pois são seres vasculares.
( ) As pteridófitas são plantas que fazem o transporte rápido da seiva, enquanto nas briófitas o transporte é feito de célula a célula.
( ) Em briófitas e pteridófitas a fecundação depende da água.
( ) As pteridófitas, ao contrário das briófitas, apresentam um ciclo de vida com a geração esporofítica bem desenvolvida.
Questão 05. Fuvest-SP. Em que fase do ciclo de vida das pteridófitas há maior quantidade de DNA por núcleo celular?
a) Gametófitos
b) Gametângios
c) Gametas
d) Esporos
e) Esporófitos
Questão 06. UFRGS-RS. Os números I, II, III e IV da figura a seguir representam diferentes etapas do ciclo de vida de uma pteridófita.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta a respeito dessas etapas.
a) Na etapa I, ocorre uma divisão redutora.
b) Na etapa II, está representado o gametófito.
c) Na etapa III, ocorre a meiose com formação dos esporos diploides.
d) Entre as etapas III e IV, ocorre a dispersão das sementes.
e) Na etapa IV, ocorre a formação de uma planta haplóide.
Questão 07. UFSC. Com relação ao ciclo reprodutivo das briófitas e das pteridófitas, pode-se dizer que, em ambas:
a) os esporófitos são haploides.
b) a fase predominante é a diplóide.
c) os gametófitos são fotossintetizantes e diploides.
d) é necessário água do meio para ocorrer a fecundação.
e) os esporos ficam grudados em estruturas especiais na face inferior das folhas.
Questão 08. PUC-SP. Pteridófitas questões: Analise o ciclo de vida abaixo esquematizado.
Supondo que o referido ciclo seja o de uma samambaia, responda:
a) Como são denominados a geração n e a célula n?
b) Qual a geração duradoura desse ciclo e em que momento ocorre meiose?
Questão 09. Fuvest-SP. Um horticultor deseja obter indivíduos geneticamente idênticos (clones) a uma samambaia comercialmente valiosa. Para alcançar esse objetivo, ele deve:
a) cultivar os esporos produzidos por essa samambaia.
b) induzir artificialmente a autofecundação dessa samambaia.
c) implantar núcleos de esporos dessa samambaia em oosferas anucleadas de outras plantas.
d) introduzir DNA extraído de folhas dessa samambaia em zigotos de outras plantas.
e) obter fragmentos de rizoma (caule) dessa samambaia e cultivá-los.
Questão 10. UFMS. A transição para o ambiente terrestre foi um grande desafio para as plantas, o que só foi possível graças ao aparecimento de diversas características adaptativas. Assinale a(s) característica(s) correta(s) no processo de transição e de estabelecimento das plantas no ambiente terrestre.
01. O desenvolvimento de rizóides e raízes, estruturas especializadas na absorção de água do solo.
02. O desenvolvimento de uma estrutura nova nas células dessas plantas, de grande valor adaptativo: a parede de celulose.
04. O desenvolvimento de revestimentos impermeáveis que diminuem a perda de água por evaporação.
08. O surgimento de novos tipos de reprodução assexuada, eliminando de forma definitiva a participação de gametas dependentes de água líquida para sua locomoção.
16. O desenvolvimento de sistemas condutores de seiva, característica presente em todos os grupos atuais de plantas terrestres.
32. O surgimento de ciclos de vida com alternância de gerações e o estabelecimento da fase gametofítica como predominante nas plantas terrestres.
Questão 11. UFTM-MG. Pteridófitas questões: Num exercício prático, um estudante analisou um vegetal para descobrir a que grupo pertencia, usando a seguinte chave de identificação:
O estudante concluiu que o vegetal pertencia ao grupo III. Esse vegetal é:
a) um musgo.
b) um pinheiro.
c) um tomateiro.
d) uma orquídea.
e) uma samambaia.
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Gabarito com as respostas do simulado sobre Pteridófitas questões para passar no enem e vestibular:
01. a) A fase esporofítica é constituída por uma raiz, caule e folhas. O caule pode ser subterrâneo (rizoma) e as folhas compostas por folíolos que podem formar soros em sua face ventral. A fase gametofítica (pró-talo) é verde, de pequeno porte e achatado. Esta planta possui rizóides e órgãos produtores de gametas – arquegônios e anterídios.
b) A célula A é o esporo e a célula B é o zigoto resultante da fecundação dos gametas.
02. B;
03. Semelhanças:
· ciclo de vida alternante (meta-gênese);
· dependência de água para a fecundação;
· plantas umbrófitas (sombra e umidade);
· criptógamas;
· apresentam meiose espórica. Diferenças:
· briófitas são avasculares, gametófito é a fase duradoura;
· pteridófitas são vasculares, esporófito é a fase duradoura.
04. F, V, V, V;
05. E;
06. E;
07. D;
08. a) Geração n: gametófito; célula n: esporo.
b) A geração 2n (esporófito) é a duradoura. A meiose ocorre entre a geração 2n e a célula n (esporos).
09. E;
10. Corretas: 01 e 04.
11. B
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína