Questão 01. (PUC Minas) Simulado sobre Angiospermas: Entre os vegetais, os enxertos são realizados:
A) a partir de fecundação in vitro de células gaméticas oriundas de sementes incubadas.
B) pela obtenção de mudas a partir de folhas previamente irradiadas com isótopos radioativos.
C) pela extração de gemas meristemáticas obtidas a partir de caules mantidos em condições ambientais controladas.
D) utilizando-se plantas enraizadas mais resistentes, que funcionam com suporte a plantas frutíferas de baixa resistência, mas de boa qualidade.
E) pela extração de germoplasma de uma grande variedade de plantas, que depois são hibridizadas em laboratório e cultivadas em sistema de hidroponia.
Questão 02. (Enem–2005) Caso os cientistas descobrissem alguma substância que impedisse a reprodução de todos os insetos, certamente nos livraríamos de várias doenças em que esses animais são vetores.
Em compensação, teríamos grandes problemas com a diminuição drástica de plantas que dependem dos insetos para a polinização, que é o caso das:
A) algas.
B) briófitas, como os musgos.
C) pteridófitas, como as samambaias.
D) gimnospermas, como os pinheiros.
E) angiospermas, como as árvores frutíferas.
Questão 03. (PUC Minas) A flor que apresenta cálice e corola diferentes, e elementos reprodutores masculinos e femininos é:
A) aperiantada e díclina.
B) diperiantada e díclina.
C) homoclamídea e monóclina.
D) heteroclamídea e monóclina.
E) heteroclamídea e díclina.
Questão 04. (FUVEST-SP) Simulado sobre Angiospermas: O endosperma das sementes de angiospermas contém:
A) material genético de cada genitor em quantidades iguais.
B) somente material genético materno.
C) somente material genético paterno.
D) maior quantidade de material genético materno.
E) maior quantidade de material genético paterno.
Questão 05. (UFMG)
Os vegetais portadores dessa estrutura apresentam, também, todas as características a seguir, exceto:
A) semente resultante do desenvolvimento do óvulo.
B) vasos condutores de seiva.
C) dupla fecundação.
D) clorofila no interior de cloroplastos.
E) anterozoides pluriflagelados.
Questão 06. (FCMMG)
Considerando-se o desenho acima como sendo o de uma semente de feijão logo após a sua germinação, podemos afirmar que as duas mamadeiras representam:
A) o albúmen e o endosperma.
B) os cotilédones.
C) as células-mãe do saco embrionário.
D) os cloroplastos embrionários.
E) os nutrientes absorvidos pela radícula.
Questão 07. (UFRGs) Antípodas, sinérgides e oosfera são partes do (a):
A) tubo polínico ou microprótalo.
B) embrião.
C) saco embrionário ou megaprotalo.
D) ovário ou rudimento frutífero.
E) semente ou rudimento seminal.
Questão 08. (UFMG) Simulado sobre Angiospermas: Observe as figuras e as estruturas representadas.
Com relação a essas figuras e às estruturas indicadas por números, é correto afirmar que:
A) I e II ocorrem em todos os vegetais.
B) I representa o gameta masculino e II, o feminino.
C) o encontro de I com II independe da água.
D) o endosperma surgirá da união de 1 com 5.
E) o embrião será originado da união de 2 com 4.
Questão 09. (FCMsC-sP) Qual das seguintes características indica uma planta anemófila?
A) Flor com nectários
B) Flor com odor
C) Flor com estigma pequeno
D) Anteras contendo pólen abundante e seco
E) Flor com muitas pétalas coloridas e vistosas
Questão 10. (UFF-RJ–2011) Simulado sobre Angiospermas: As plantas, ao longo do processo evolutivo, apresentaram diversas características que permitiram o seu estabelecimento e perpetuação. Essas características são compartilhadas entre os grupos ou podem ser exclusivas.
Os quadros a seguir apresentam três grupos vegetais (Quadro I) e algumas características do reino Vegetal (Quadro II).
Quadro I
1) Pteridófitas
2) Gimnospermas
3) Angiospermas
Quadro II
a) surgimento de vasos condutores
b) Gametófito como fase dominante
c) surgimento da semente
d) Formação de fruto
e) Estruturas reprodutivas – estróbilos
Assinale a alternativa que correlaciona corretamente cada um dos três grupos vegetais (Quadro I) com uma das características evolutivas (Quadro II) que foi fundamental para o estabelecimento do grupo.
A) 1-a; 2-e; 3-b.
B) 1-a; 2-c; 3-d.
C) 1-b; 2-a; 3-e.
D) 1-b; 2-d; 3-c.
E) 1-c; 2-e; 3-d
🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios de botânica.
Gabarito com as respostas do Simulado com 10 exercícios sobre Angiospermas:
01. D;
02. E;
03. D;
04. D;
05. E;
06. B;
07. C;
08. C;
09. D;
10. B
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína