Lista com 15 exercícios de Ciências sobre Ecossistemas para o 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Explique:
A) O que é um Ecossistema?
B) O que é uma Comunidade?
C) O que é uma População?
Questão 02. Representa o conjunto de interações dos diversos seres vivos entre si, e desses seres com fatores do ambiente físico, como luz temperatura, solo, umidade, salinidade e ar. Alimentação, busca de abrigo e respiração são algumas dessas interações. O texto esta falando sobre :
A) biodiversidade.
B) comunidade.
C) ecossistema.
D) biosfera.
Questão 03. Nos últimos dois séculos, a queima de combustíveis fósseis vem causando o aumento da quantidade de gás carbônico (CO2) no ar. Isso se tornou um problema ambiental importante porque o CO2 em excesso na atmosfera:
A) intensifica o efeito estufa.
B) impede a realização da fotossíntese.
C) dificulta a respiração dos animais.
D) desequilibra os ecossistemas.
Questão 04. (PUC-SP) O conjunto do ambiente físico e dos organismos que nele vivem é conhecido como:
A) biótopo
B) ecossistema
C) biomassa
D) bioma
Questão 05 com Atividades sobre Ecossistemas para o 7° Ano: (CESCEM) São ecossistemas todos os exemplos abaixo, EXCETO:
A) uma lagoa.
B) um pasto.
C) uma colônia de corais.
D) o solo.
Questão 06. (UERJ) Mergulhando em águas costeiras, encontramos em uma rocha algas, cracas, anêmonas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar. As algas produzem seu próprio alimento. As cracas ingerem, com água, seres microscópios que nela vivem. As anêmonas comem pequenos peixes que ficam presos entre seus tentáculos. As estrelas-do-mar prendem seus “braços” os moluscos contra a rocha e sugam o animal de dentro da rocha. Os ouriços do mar raspam a rocha com seus “dentes”, alimentando-se de detritos.
Em função do que foi descrito, pode-se afirmar que as algas e os animais citados apresentam diferentes
A) nichos.
B) habitats.
C) mimetismos.
D) competições.
Questão 07. (PUC-RS) Em qual nível ecológico um fazendeiro que pretenda determinar a taxa anual de aumento no número de cabeças de gado de sua criação, a fim de explorá-la de maneira sustentável, irá abordar esta questão?
A) Ecossistema.
B) Comunidade.
C) População.
D) Indivíduo.
Questão 08. Indivíduos de diversas espécies, que habitam determinada região, constituem:
A) um bioma.
B) uma sociedade.
C) uma população.
D) uma comunidade.
Questão 09. São seres vivos que se alimentam de restos de outros seres, tais como corpos mortos de animais e vegetais, fezes e urina. Esses seres são classificados:
A) de produtor.
B) de decompositor.
C) de consumidor.
D) nenhuma das alternativas.
Questão 10. (MOGI) Ao conjunto de indivíduos de diferentes espécies habitando determinada área dá-se o nome de:
A) ecossistema
B) comunidade
C) população
D) bioma
Questão 11. O ambiente descrito, com inúmeros animais e vegetais, à beira de um charco de água doce que, durante o dia, sofre flutuações de temperatura, luminosidade, maior ou menor pH e até alterações de salinidade, poderá ser classificado como um exemplo de:
A) biosfera
B) biótipo
C) biomassa
D) ecossistema
Questão 12. Conforme a maneira pela qual obtêm seus nutrientes, os seres vivos podem se classificados em produtores, consumidores ou decompositores.
O ser humano é um animal, e os animais são seres:
A) produtores.
B) consumidores.
C) decompositores.
D) nenhuma das alternativas.
Questão 13. (UFC) Uma espécie de anfíbio apresenta fase larval aquática e onívora e fase adulta terrestre e carnívora. Nessa frase, encontramos os conceitos de:
A) teia alimentar e habitat.
B) biocenose e pirâmide de energia.
C) teia alimentar e nicho ecológico.
D) habitat e nicho ecológico.
Questão 14. Gralha-azul é uma ave que vive nas árvores da mata de araucárias, típica da Região Sul do Brasil. Sendo o principal dispersor de sementes do pinheiro-do-paraná.
A) O habitat da Gralha-azul.
B) O indivíduo, Gralha-azul.
C) A população da Gralha-azul.
D) O nicho ecológico da Gralha-azul.
Questão 15. Suponha que em um terreno coberto de capim gordura vivem saúvas, gafanhotos, pardais, preás e ratos-do-campo. Nesta região estão presentes:
A) cinco populações.
B) seis populações.
C) duas comunidades.
D) seis comunidades.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína