Lista com 10 atividades de Ciências sobre as Propriedades do Ar para o 6º Ano e 7º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Os organismos, tanto vegetais, quanto animais, quando respiram, consomem:
A) Oxigênio.
B) Gás carbônico.
C) Nitrogênio.
D) Outros gases.
Questão 02. Explique de que são feitas as nuvens?
Questão 03. Observe a figura e responda:
Onde a pressão atmosférica é maior?
A) A (Nível do mar).
B) B (México).
C) C ( Monte Everest).
D) É igual em A, B, C.
Questão 04. Modelo Enem simplificado. Existe um instrumento que pode ser usado para medir a umidade relativa do ar:
A) O pluviômetro.
B) O higrômetro.
C) A biruta.
D) O Barômetro.
Explique como ele funciona.
Questão 05. Nos aeroportos é muito comum ver ___________, instrumento que é muito simples usado para fornecer informações relativas à direção do vento.
O nome do instrumento da imagem acima é:
A) catavento.
B) barômetro.
C) anemômetro
D) biruta.
Explique como ele funciona.
Questão 06. Qual é a diferença de tempo e clima?
Questão 07. Associe corretamente.
a) Vivemos nesta camada e nela ocorrem fenômenos como furacões e ciclones.
b) Camada importante para os meios de comunicação por refletir ondas de rádio.
c) Nesta camada encontramos o ozônio, gás importante, pois filtra a radiação ultravioleta do sol.
d) Camada mais alta da atmosfera. Nela quase não há ar.
e) Nesta camada ocorre o fenômeno da aurora boreal.
( ) Troposfera
( ) Estratosfera
( ) Mesosfera
( ) Termosfera
( ) Exosfera
Questão 08. A ilustração abaixo mostra a experiência feita por André, seguindo orientações de seu professor.
– André pegou um copo e colocou água, sem encher o copo;
– pegou um pedaço quadrado de uma folha de papel cartão e pôs sobre o copo com água;
– colocou a mão cuidadosamente sobre o papel, virou o copo de boca para baixo e tirou a mão devagar. Resultado: a água não caiu do copo! Isso ocorreu por causa da:
A) temperatura.
B) umidade relativa do ar.
C) presença de sais minerais na água.
D) pressão atmosférica.
Questão 09. Procure no caça palavras alguns termos relacionados a previsão do tempo:
Questão 10. Veja a charge abaixo.
Ela mostra que o equilíbrio da atmosfera (a camada de ar que envolve a Terra) foi alterado pela ação do homem. Podemos dizer que os gases que provocam o aquecimento global são
A) o gás metano e o gás carbônico.
B) o gás oxigênio e o metano.
C) o gás carbônico e o oxigênio.
D) o gás carbônico e o nitrogênio.
Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre Propriedades do Ar para o 6º Ano e 7º Ano do Ensino Fundamental:
01. A;
02. As nuvens são formadas por pequenas partículas de água e gelo no ar, que condensam a partir da evaporação da água dos oceanos e rios. A condensação ocorre quando o ar aquecido é resfriado e as moléculas de água se agrupam para formar gotículas. Quanto mais densas as nuvens, maiores são as gotículas e, por conseguinte, mais água há na nuvem. A altitude, a temperatura e a umidade do ar influenciam a formação das nuvens, assim como a presença de partículas em suspensão no ar, como poeira, sal ou cinzas vulcânicas. Cada tipo de nuvem tem características distintas, como cor, forma, tamanho e profundidade, que refletem as condições climáticas e atmosféricas da região onde se formam.
03. A;
04. B. Um pluviômetro é um instrumento utilizado para medir a quantidade de chuva. É composto por uma garrafa ou recipiente com uma abertura no topo, que permite a entrada da água da chuva. Quando a chuva cai na abertura, ela é coletada dentro do recipiente. A quantidade de água coletada pode ser medida em milímetros ou polegadas, o que permite a determinação da quantidade total de chuva que caiu em uma determinada área durante um período específico. Pluviômetros são usados por meteorologistas, agricultores e outros profissionais para ajudar a monitorar as condições climáticas e a prever as necessidades de água.
05. D. A biruta é um instrumento meteorológico utilizado para medir a direção e a intensidade do vento. Ela consiste em uma barra longa e fina, geralmente feita de metal ou plástico, que está presa a um pêndulo oscilante. Quando o vento sopra, a biruta é desviada da sua posição original, oscilando em uma direção específica que indica a direção do vento. A intensidade do vento é determinada pela amplitude da oscilação do pêndulo. Quanto maior a amplitude, mais forte é o vento. O funcionamento da biruta é simples e eficiente, tornando-a uma ferramenta importante para estudos meteorológicos.
06. Tempo é a condição meteorológica momentânea, enquanto clima refere-se as condições meteorológicas de uma região ao longo de um período de tempo, geralmente medido em anos. O tempo é influenciado por fatores como pressão atmosférica, umidade, vento, temperatura e precipitação, enquanto o clima é influenciado por fatores mais a longo prazo, como latitude, altitude, correntes oceânicas, altitude da montanha e presença de florestas ou desertos.
07. a, c, e, b, d;
08. D;
09. Gabarito do Caça palavras Exercícios sobre Propriedades do Ar para o 6º Ano e 7º Ano:
10. A.
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína