Lista com 13 atividades de Ciências sobre as Propriedades do Solo para o 9º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. O húmus presente em certos tipos de solo é resultado:
a) do uso de adubos químicos.
b) do acúmulo de sedimentos minerais.
c) da decomposição das rochas.
d) da decomposição de restos de seres vivos.
Questão 02. Sobre as propriedades do solo assinale V para as frases verdadeiras e F para falsas:
( ) A erosão nunca causa problemas para as embarcações que trafegam nos rios.
( ) São técnicas de combate à erosão: queimadas, curvas de nível.
( ) Um solo, para ser considerado fértil, precisa conter, entre outros componentes: húmus, água, areia, argila e ar.
( ) O uso inadequado do solo leva a uma diminuição na produção de alimentos.
( ) Os agrotóxicos usados contra insetos são chamados herbicidas.
( ) A queimada também libra na atmosfera gases que poluem o ar e prejudicam a saúde humana.
( ) A criação de gado também pode prejudicar o solo.
( ) Solo que tem minhocas não é um solo fértil, pois, elas contaminam o solo com as fezes.
Questão 03. Na parte de cima da crosta terrestre encontra-se o(a):
A) manto.
B) núcleo.
C) rocha-mãe.
D) solo.
Questão 04. Considerando o que você aprendeu sobre solo, escolha qual alternativa a seguir é a verdadeira:
A) Solos arenosos são os mais ricos em húmus.
B) Os nutrientes presentes nos solos húmicos favorecem o bom desenvolvimento das plantas.
C) Os solos argilosos são os que contêm maior quantidade de nutrientes para as plantas.
D) Nos solos argilosos a água penetra rapidamente.
Questão 05. A espécie humana é a maior responsável pela exploração do planeta. Para isso, existem práticas agrícolas simples que devem ser utilizadas para a conservação do solo. Uma dessas práticas consiste na construção de obstáculos perpendiculares ao caminho da água das chuvas e da irrigação em terrenos inclinados, neste processo evita-se a erosão. Essa prática é conhecida como:
A) Terraceamento.
B) Plantio em nível.
C) Rotação de culturas.
D) Plantio direto.
Questão 06. Relacione as colunas, utilizando as letras para os itens correspondentes:
A) Irrigação.
B) Drenagem.
C) Calagem.
D) Adubação.
E) Aração.
( ) Fornece nutrientes para o solo pobre.
( ) Neutraliza solos ácidos por meio da aplicação da cal.
( ) Revolve o solo para facilitar a entrada de ar.
( ) Rega artificial das terras por meio de canais, canos etc.
( ) Retira o excesso de água de solos encharcados.
Questão 07 com Exercícios sobre as Propriedades do Solo 6° Ano do Ensino Fundamental: É comum na agricultura a adição de húmus a um solo pouco produtivo, uma vez que esse composto traz muitos benefícios, tais como: retém a umidade do solo por mais tempo, funciona como reservatório fixo de nitrogênio, promove a liberação de nutrientes lentamente, além de impedir a compactação de solos argilosos e promover a agregação de solos arenosos.
O húmus é um componente do solo e é formado a partir da:
A) decomposição de restos orgânicos pelos micro-organismos do solo.
B) fragmentação da rocha em decorrência de elevadas temperaturas.
C) mistura da água de chuva com os minerais provenientes da rocha.
D) transformação dos minerais primários em minerais secundários.
Questão 08. Qual é o tipo de solo mais poroso?
Questão 09. Quais os principais agentes que provocam a fragmentação das rochas para a formação dos solos?
Questão 10. Cruzadinha sobre as propriedades do solo:
1) Solo adequado ao plantio da cana de-de-açúcar.
2) Camada logo acima da rocha-mãe.
3) Solo muito permeável a água.
4) Restos orgânicos decompostos.
5) Ato de revolver a terra, preparando-a para o plantio.
6) Neutralização da acidez do solo.
7) Técnica usada para lançar água em campos cultivados.
8) Solo que retém água..
9) Prática de cultivo organizado de vegetais.
10) Nas raízes dessas plantas vivem certas bactérias.
Questão 11. Camada da Terra que apareceu como consequência da ação dos ventos, chuva e variações de temperatura.
Questão 12. Seres vivos que ajudam no arejamento do solo.
Questão 13. Substância química usada na agricultura, para enriquecer o solo.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína