Lista com 20 atividades de Ciências sobre Células e Tecidos para o 8º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. UFRS. Observe, abaixo, o desenho de uma célula:

A partir da análise do desenho pode-se afirmar que se trata de uma célula …………… . O número 1 representa …………… , o número 2 corresponde …………… e o número 3 refere-se à estrutura responsável por …………… .Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da descrição anterior.
A) Vegetal – o retículo endoplasmático – à mitocôndria – proteger a célula.
B) Animal – o aparelho de Golgi – ao cloroplasto – armazenar água e sais minerais.
C) Animal – o retículo endoplasmático – à mitocôndria – digerir partículas celulares.
D) Vegetal – o retículo endoplasmático – ao cloroplasto – organizar os ribossomos.
Questão 02. Em ecologia, os seres vivos se organizam no ambiente nos seguintes níveis: organismo, população, comunidade, ecossistema, biosfera. Esses níveis estão de certa forma, contidos uns nos outros. Um nível maior sempre contém um menor.
Relacione cada nível com suas respectivas definições e assinale a sequência correta.
1. Célula
2. Tecido
3. Organismo
4. Órgão
5. Sistema
a. Unidade fundamental que forma a maioria dos seres vivos.
b. Formado por vários tecidos que, juntos, realizam determinada função.
c. Agrupamento de células especializadas em determinada função.
d. Formado por vários órgãos que trabalham harmoniosamente desempenhando uma função no organismo.
e. Conjunto de sistemas.
(A) 1.b, 2.a, 3.c. 4.d e 5.e
(B) 1.a, 2.c, 3.b, 4.e e 5.d
(C) 1.a, 2.c, 3.e, 4.b e 5.d
(D) 1.d, 2.b, 3.c, 4.a e 5.e
Questão 03. Assinale V nas afirmações verdadeiras e F nas falsas:
a. ( ) A célula eucarionte é constituída de membrana celular, citoplasma e núcleo.
b. ( ) Na célula vegetal, além da membrana, plasmática existe, mais externamente, a parede celular.
c. ( ) A célula é a maior parte dos seres vivos com forma e função definida.
d. ( ) Os vírus não apresentam células, mas são capazes de se reproduzir e sofrer mutação.
e. ( ) O citoplasma comanda a maioria das atividades da célula.
f. ( ) As células são originadas a partir de outras células que se dividem.
g. ( ) A meiose acontece na maioria das células do nosso corpo.
h. ( ) Os seres unicelulares, isto é, são constituídos por uma única célula, se reproduzem por mitose.
i. ( ) A maioria das células do organismo tem 46 cromossomos no núcleo.
Questão 04. UFF-RJ – modificada. Identifique os reinos de cada célula representada, respectivamente.

A) 1- Reino Plantae; 2- Reino Monera; 3- Reino Protista.
B) 1- Reino Monera; 2- Reino Plantae; 3- Reino Protista.
C) 1- Reino Protista; 2- Reino Monera; 3- Reino Plantae.
D) 1- Reino Plantae; 2- Reino Protista; 3- Reino Monera.
Questão 05. Assinale a alternativa correta:
A) Todas as células apresentam o mesmo formato.
B) Células só são encontradas em animais.
C) Todos os seres vivos possuem muitas células.
D) As células possuem estruturas em seu interior que atuam em conjunto para garantir sua sobrevivência.
Questão 06. PUC – RJ. Qual das características abaixo NÃO está presente nas células vegetais?
A) Parede celulósica.
B) Mitocôndrias.
C) Núcleo individualizado.
D) Centríolos.
Questão 07. UNIFESP-SP. Considere as três afirmações:
I. Somos constituídos por células mais semelhantes às amebas do que às algas unicelulares.
II. Meiose é um processo de divisão celular que só ocorre em células diploides.
III. Procariontes possuem todas as organelas citoplasmáticas de um eucarionte, porém não apresentam núcleo.
Está correto o que se afirma em:
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) III, apenas.
D) I e II, apenas.
Questão 08. Observe a imagem:

Em relação aos desenhos acima, é CORRETO afirmar que:
A) o desenho A representa uma célula animal, o desenho B representa uma célula vegetal e o desenho C representa uma bactéria.
B) a seta 1 indica o local de produção de ATP; a seta 2 indica a organela responsável pela produção de enzimas digestivas e a seta 3 indica elementos responsáveis pela síntese de polipeptídeos.
C) apesar de sua diversidade, todas as células apresentam membrana plasmática, citoplasma, núcleo e carioteca.
D) a clorofila é um pigmento apresentado apenas por células vegetais.
Questão 09. PUCRS. INSTRUÇÃO: Para responder à questão é preciso relacionar corretamente o tipos de tecidos apresentados com suas funções abaixo.
( ) Tecido epitelial
( ) Tecido nervoso
( ) Tecido muscular
( ) Tecido cartilaginoso
1 – Formado por células altamente especializadas, responsáveis pela regulação interna do organismo e coordenação funcional.
2 – Reveste superfícies articulares facilitando movimentos e amortecendo choques mecânicos.
3 – Tecido de revestimento formado por uma ou mais camadas de células, sem vascularização.
4 – Actina e miosina, proteínas responsáveis pela contração, são abundantes neste tecido.
A numeração correta das colunas, de cima para baixo, é:
a) 1-4-3-2
b) 2-1-4-3
c) 2-3-1-4
d) 3-1-4-2
Questão 10. Células que exercem a mesma função e se reúnem para formarem tecidos. Dentre os vários
tipos de tecidos, um deles forma a musculatura dos órgãos internos, como o estômago, intestino, bexiga urinária, entre outros. Estamos falando do tecido:
A) Conjuntivo.
B) Muscular não estriado ou liso.
C) Muscular estriado esquelético.
D) Muscular estriado cardíaco.
Questão 11. (FUVEST-SP) Atualmente é comum o cultivo de verduras em soluções de nutrientes e não no solo. Nesta técnica, conhecida como hidrocultura, ou hidroponia, a solução nutriente deve necessariamente conter, entre outros componentes,
A) glicídios, que fornecem energia às atividades das células.
B) aminoácidos, que são utilizados na síntese das proteínas.
C) lipídios, que são utilizados na construção das membranas celulares.
D) nitratos, que fornecem elementos para a síntese de DNA, RNA e proteínas.
Questão 12. Na natureza, relações estabelecidas entre seres vivos diferentes são comuns. Em um jardim, observa-se a beleza da abelha que suga lentamente o néctar de uma flor.

Nessa relação, a abelha e a flor são seres vivos que:
A) absorvem a energia luminosa e são capazes de convertê-la em energia química.
B) possuem muitas células revestidas externamente por uma rígida parede celular.
C) realizam a síntese de proteínas a partir de estruturas chamadas mitocôndrias.
D) são classificados como eucariontes devido à presença da membrana nuclear.
Questão 13. Tipo de substância química que regula uma determinada função no organismo:
A) água
B) açúcar
C) hormônio
D) gordura
Questão 14. (UECE) A farinha de mandioca, muito usada no cardápio do sertanejo nordestino, é um alimento rico em energia. Entretanto, é pobre em componentes plásticos da alimentação. Quando nos referimos ao componente energético, estamos falando daquela substância que é a reserva energética nos vegetais. Quanto aos componentes plásticos, lembramo-nos das substâncias químicas que participam da construção do corpo. Tais componentes, energéticos e plásticos, são, respectivamente:
A) glicogênio e proteína.
B) vitamina e amido.
C) amido e proteína.
D) vitamina e glicogênio.
Questão 15. As reações de combustão são aquelas que envolvem oxigênio. Elas podem ocorrer no ambiente externo ou dentro do organismo. Veja a reação abaixo:
C6H12O6 + 6 O2 ——–> 6 CO2 + 6 H2O + Calor
Essa reação se caracteriza por:
A) acontecer no interior da célula.
B) gastar pouco tempo para ocorrer.
C) ser classificada como endotérmica.
D) utilizar uma proteína como reagente.
Questão 16. (UFLA-2001) Todos os organismos obtêm para sua sobrevivência e crescimento um combustível vital às atividades celulares. Alguns destes organismos conseguem esse combustível através da NUTRIÇÃO e outros o PRODUZEM através de um orgânulo específico. A partir de sua obtenção, esse combustível é DEGRADADO por meio de um ORGÂNULO PARTICULAR. Dessa maneira, as células conseguem a energia necessária aos seus processos vitais. Os quatro termos em negrito representam, respectivamente, os seguintes conceitos associados a eventos envolvendo produção e consumo de alimentos:
A) respiração, fotossíntese, digestão, lisossomo.
B) respiração, fotossíntese, fagocitose, lisossomo.
C) fermentação, respiração, pinocitose, fotossíntese.
D) heterotrofismo, autotrofismo, respiração, mitocôndria.
Questão 17. O tecido (…) é um tipo de tecido conjuntivo cuja célula armazena gordura. Em regiões de inverno rigoroso, alguns animais hibernam durante a estação fria. Eles ficam adormecidos e não se alimentam graças à função desempenhada pelas células desse tecido. O nome do tecido que completa a linha pontilhada é:
A) tecido conjuntivo ósseo.
B) tecido conjuntivo cartilaginoso.
C) tecido conjuntivo adiposo.
D) tecido conjuntivo sanguíneo.
Questão 18. (Mack) Plantas, algas, cianobactérias e um grupo de bactérias têm capacidade de realizar o processo de fotossíntese. A respeito desse processo nesses organismos, é correto afirmar que:
A) todos apresentam, além da clorofila, os pigmentos carotenóides e xantofilas.
B) todos utilizam o gás carbônico e a água como matéria-prima.
C) somente as plantas e as algas produzem o gás oxigênio.
D) somente as plantas e as algas apresentam as clorofilas localizadas no interior dos plastos.
Questão 19. A vida é um fenômeno muito complexo, pois depende de vários mecanismos fisiológicos. Um deles ocorre nos seres aeróbicos que são os seres que absorvem oxigênio e liberam gás carbônico para o ambiente, no processo chamado:
A) respiração.
B) digestão.
C) fotossíntese.
D) transpiração.
Questão 20. O sistema encarregado de eliminar substâncias inúteis ou tóxicas, resultantes das atividades celulares, e ajuda a manter sob controle a quantidade de água e sais minerais no organismo é:
A) sistema urinário.
B) sistema nervoso.
C) sistema esquelético.
D) sistema muscular.

Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína