Lista com 12 atividades de Ciências sobre Respiração, Fermentação e Fotossíntese para o 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Dois processos biológicos são aproveitados na produção de combustível através do processamento de álcool etílico, a partir da cana-de-açúcar. Estes processos são:
A) síntese proteica e respiração aeróbica.
B) fotossíntese e fermentação.
C) fotossíntese e respiração aeróbica.
D) síntese proteica e fermentação.
Questão 02. A produção de álcool combustível a partir do açúcar da cana está diretamente relacionada à qual dos processos metabólicos de microrganismos abaixo relacionados?
A) Respiração.
B) Fermentação.
C) Digestão.
D) Fixação de N2.
Questão 03. (PUC-SP) As afirmações a seguir são relativas aos mitocôndrios. Assinale a que está errada:
A) São responsáveis pela respiração celular.
B) São fotossintetizantes.
C) Estão presentes em grande número nas células musculares.
D) Têm capacidade de auto-reprodução.
Questão 04 com Exercícios sobre Respiração, Fermentação e Fotossíntese para o 6º e 7º Ano: “Pesquisador brasileiro desenvolve uma bactéria que permite produzir álcool a partir do soro do leite e do bagaço da cana.” (Revista “Ecologia”, dezembro/92).
A produção do álcool pela bactéria ocorrerá graças a um processo de:
A) Fermentação.
B) Combustão.
C) Fotólise.
D) Respiração aeróbia.
Questão 05. (FUVEST) A fabricação de vinho e pão depende de produtos liberados pelas leveduras durante sua atividade fermentativa. Quais os produtos que interessam mais diretamente à fabricação do vinho e do pão, respectivamente?
A) álcool etílico, gás carbônico.
B) gás carbônico, ácido lático.
C) ácido acético, ácido lático.
D) álcool etílico, ácido acético.
Questão 06. (ENEM 2009) A fotossíntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a síntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água para a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética.
As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que:
A) o CO2 e a água são moléculas de alto teor energético.
B) os carboidratos convertem energia solar em energia química.
C) a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol.
D) o processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera.
Questão 07. A propriedade de “captar a vida na luz” que as plantas apresentam se deve à capacidade de utilizar a energia luminosa para a síntese de alimento.
A organela (I), onde ocorre esse processo (II), contém um pigmento (III) capaz de captar a energia luminosa, que é posteriormente transformada em energia química.
As indicações I, II e III referem-se, RESPECTIVAMENTE a:
A) Cloroplasto, fotossíntese, citocromo.
B) Cloroplasto, respiração, clorofila.
C) Mitocôndria, fotossíntese, citocromo.
D) Cloroplasto, fotossíntese, clorofila.
Questão 08. (FEI SP) Uma receita de pão caseiro tem, como ingredientes, farinha de trigo, leite, ovos, manteiga, sal, açúcar e fermento. Esses ingredientes bem misturados e sovados formam uma massa, que é deixada para “descansar”. Uma bolinha dessa massa é colocada num copo com água e afunda. Depois de algum tempo, a bolinha sobe até a superfície, indicando que a massa está pronta para assar.
Aponte a alternativa que indica por que a bolinha de massa sobe até a superfície:
A) a bolinha de massa torna-se mais densa que a água devido à liberação de gás carbônico no processo de fermentação.
B) a bolinha de massa torna-se menos densa que a água devido à liberação de gás carbônico no processo de fermentação.
C) a bolinha de massa sobe à superfície, devido a produção de nitrogênio gasoso pelo processo de fermentação.
D) a bolinha de massa torna-se menos densa que a água devido a liberação de oxigênio no processo de respiração.
Questão 09. (ENEM ) O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de suas causas a disponibilização acelerada de átomos de carbono para a atmosfera. Essa disponibilização acontece, por exemplo, na queima de combustíveis fósseis, como a gasolina, os óleos e o carvão, que libera o gás carbônico (CO2) para a atmosfera. Por outro lado, a produção de metano (CH4), outro gás causador do efeito estufa, está associada à pecuária e à degradação de matéria orgânica em aterros sanitários.
Apesar dos problemas causados pela disponibilização acelerada dos gases citados, eles são imprescindíveis à vida na Terra e importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, porque, por exemplo, o:
A) metano é fonte de carbono para os organismos fotossintetizantes.
B) metano é fonte de hidrogênio para os organismos fotossintetizantes.
C) gás carbônico é fonte de energia para os organismos fotossintetizantes.
D) gás carbônico é fonte de carbono inorgânico para os organismos fotossintetizantes.
Questão 10. (UNIOESTE) A liberação de energia da matéria orgânica sem a participação do oxigênio recebe o nome de:
A) fotossíntese.
B) respiração.
C) sudação.
D) fermentação.
Questão 11. (ENEM) Um molusco, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe sobre a divisão entre animais e vegetais. Isso porque o molusco (Elysia chlorotica) é um híbrido de bicho com planta. Cientistas americanos descobriram que o molusco conseguiu incorporar um gene das algas e, por isso, desenvolveu a capacidade de fazer fotossíntese. É o primeiro animal a se “alimentar” apenas de luz e CO2, como as plantas.
GARATONI, B. Superinteressante. Edição 276, mar. 2010 (adaptado).
A capacidade de o molusco fazer fotossíntese deve estar associada ao fato de o gene incorporado permitir que ele passe a sintetizar:
A) clorofila, que utiliza a energia do carbono para produzir glicose.
B) clorofila, que doa elétrons para converter gás carbônico em oxigênio.
C) citocromo, que doa elétrons da energia luminosa para produzir glicose.
D) clorofila, que transfere a energia da luz para compostos orgânicos.
Questão 12. Comparando a respiração com a fotossíntese:
Veja a tabela.
Observe O esquema abaixo e substitua as letras (de A até I) por palavras que completam corretamente as frases dos itens a e b.
A) O processo 1 é conhecido como A e é realizado pelos vegetais. Durante esse processo, a clorofila absorve B, as raízes absorvem do solo C e D, enquanto do ar é retirado o E e liberado o F. O principal objetivo desse processo é produzir alimento.
B) O processo 2 é conhecido como G e é realizado tanto pelos animais como pelos vegetais. Nesse processo o H liberado na fotossíntese é absorvido. Por outro lado, há liberação de I, que pode ser aproveitado pelos vegetais durante a fotossíntese. O processo 2, portanto, tem como objetivo produzir energia para o organismo.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína