Lista com 13 atividades de Ciências sobre Terremotos, Vulcões e Placas Tectônicas para o 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Qual é a causa dos tremores de Terra?
Questão 02. Há sete placas maiores e várias menores todas são chamadas de placas tectônicas ou placas litosféricas. o Brasil, por exemplo está mais ou menos no centro da placa:
A) Norte-Americana. B) Indu-Australiana. C) Euro-Asiática. D) Sul-Americana.
Questão 03.SARESP. Associar informações sobre fenômenos naturais como vulcões, terremotos e tsunamis às suas causas e efeitos ou ao modelo das placas tectônicas. A atividade vulcânica pode provocar grandes catástrofes, como a ocorrida em 479 a.C. na cidade italiana de Pompéia. Naquele ano, o vulcão Vesúvio entrou em erupção expelindo uma grande quantidade de magma e cinzas, arrasando a cidade erguida em seu entorno.
A figura abaixo representa um vulcão em erupção.
Os vulcões, como o Vesúvio, podem entrar em erupção quando a) a pressão no interior do manto aumenta o que empurra o magma através das rupturas na crosta terrestre.
b) a água fria dos oceanos penetra pelas fendas abissais e força o núcleo a expelir magma através das rupturas na crosta terrestre.
c) placas de gelo (icebergs) se chocam, forçando o manto a expelir magma através das rupturas na câmara magmática.
d) a água quente, proveniente dos gêiseres, invade o manto e empurra o magma através das rupturas no manto terrestre.
Questão 04. Sobre placas tectônicas, terremotos e vulcões é incorreto afirmar.
A) As placas tectônicas estão em constante movimento. B) O deslocamento de uma placa sobre outra pode provocar terremotos. C) Terremotos têm mais chances de ocorrer em locais distantes das bordas das placas tectônicas. D) A maioria dos vulcões ocorre nas bordas das placas tectônicas.
Questão 05 com Exercícios sobre Terremotos, Vulcões e Placas Tectônicas para o 7° Ano: Qual das descrições abaixo representa um fenômeno como o terremoto:
A) enormes massas de água vão se deslocando, formando ondas gigantescas.
B) toneladas de rochas derretidas, com temperaturas superiores a 1000 ºC, e nuvens de poeira e cinzas se espalham pela atmosfera.
C) movimentos circulares e com alta velocidade superior a 105 km/h com centenas de quilômetros de diâmetro, vai devastando tudo pela frente.
D) um som que vai se tornando cada vez mais forte. O chão treme e pode até rachar.
Questão 06. Tanto os tsunamis quanto os terremotos costumam ocorrer:
A) devido a movimentação das placas tectônicas. B) pelo aquecimento das águas dos oceanos. C) devido a erupções vulcânicas nos continentes, que provoca deslocamento do magma na direção do litoral. D) em regiões situadas no centro das placas tectônicas.
Questão 07. Supõe-se que surgiram as cordilheiras dos Andes (no continente americano), dos Alpes europeus e do Himalaia (no continente asiático):
A) dos grandes tsunamis e maremotos. B) dos choques entre placas tectônicas. C) dos fortes terremotos. D) das grandes erupções vulcânicas.
Questão 08. Há certa coincidência entre as regiões onde ocorrem terremotos e onde há vulcões ativos. Os vulcões ativos são aqueles que entram em erupção ou que apresentam outros sinais de atividades, como emissão de fumaça. Indique a afirmativa verdadeira:
A) A parte do manto formada por rochas derretidas é chamada lava. B) O choque entre duas placas pode formar ciclones e furacões. C) A maioria dos vulcões ocorre nas bordas das placas tectônicas. D) As placas tectônicas estão fixas e não se movimentam.
Questão 09. Identifique o fenômeno que corresponde à descrição abaixo:
“Uma onda gigantesca se aproxima do litoral e se projeta em direção ao continente com fúria arrasadora”.
A) Tsunami. B) Erupção vulcânica. C) Terremoto. D) Ciclone.
Questão 10. Palavras cruzadas sobre Placas Tectônicas para o 7 Ano:
Questão 11. Segundo Wegener, em um dado momento a Pangeia começou a se dividir em porções menores que lentamente se movimentaram até a posição atual dos continentes. Essa ideia ficou conhecida como teoria:
A) tectônica de placas. B) movimentação continental. C) deriva continental. D) tectônica global continental.
Questão 12. Com base nestas evidências – o encaixe do contorno e a semelhança entre rochas e fósseis -, o cientista Alemão Alfred Wegener (1880 – 1930) propôs que há milhões de anos os continentes poderiam estar unidos, formando um imenso continente que ele chamou:
A) Pangeia. B) Hipergeia. C) Biggeia. D) Supergeia.
Questão 13. Atualmente existem seis continentes: África, Ásia, Antártida, Oceania, Europa e América. Os contornos de alguns continentes parecem se encaixar como peças de um quebra-cabeça. Por exemplo, o encaixe quase perfeito entre a costa da América do Sul e a da África. Sabemos ainda que os tipos de rocha encontrados nos planaltos brasileiros e africanos são muito parecidos como também fósseis de um mesmo tipo de animal foram encontrados em continentes que se encaixam.
Veja a figura:
Com base nestas evidências foi proposto que: A) todos os animais do passado voavam de um continente para outro. B) as rochas eram transportadas de um continente para outro. C) há milhões de anos os continentes poderiam estar unidos. D) a força da natureza esculpiu os contornos dos continentes.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína