Lista com 15 atividades de Ciências sobre Ácidos e Bases para o 9º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Por que alguns frutos como o limão e a acerola possuem sabor azedo?
Questão 02. Explique como é possível testar uma substancia ácida?
Questão 03. Colocando o papel azul de tornassol no vinagre ele fica vermelho. Por que isto acontece?
Questão 04. Ácidos em solução aquosa conduzem eletricidade. Explique como isto acontece?
Questão 05. O que são bases? Cite exemplos.
Questão 06. Como podemos reconhecer uma base?
Questão 07. Apesar de perigosa a soda cáustica (NaOH) e a potassa cáustica (KOH) apresentam algumas utilidades. Explique.
Questão 08. Uma pessoa está com azia, devido ao excesso de ácido clorídico (HCl) em seu estômago. O que poderia se feito para neutralizar a acidez excessiva?
Questão 09. UFRS. Aos frascos A, B e C, contendo soluções aquosas incolores de substâncias diferentes, foram adicionadas gotas de fenolftaleína. Observou-se que só o frasco A passou a apresentar coloração rósea.
Identifique a alternativa que indica substâncias que podem estar presentes em B e C.
a) NaOH e NaCI
b) H,50, e HCL
c) NaOH e Ca(0H)
d) H,SO, e NaOH
e) Naci e Mg(OH).
Questão 10. PUC-RS. A soda cáustica (NaOH) se comporta diante da fenolftaleína do mesmo modo que:
a) o amoníaco.
b) a água da chuva.
c) a urina.
d) os refrigerantes gaseificados
e) o suco de laranja
Questão 11 com Exercícios sobre Ácidos e Bases para o 9° Ano: Fuvest-SP. Identifique a alternativa que apresenta dois produtos caseiros com propriedades alcalinas (básicas):
a) detergente e vinagre
b) sal e coalhada.
c) leite de magnésia e sabão
d) bicarbonato e açúcar
e) coca-cola e água de cal
Questão 12. Palavras cruzadas sobre ácidos para o 9° Ano do ensino fundamental:
Questão 13. Caça palavras sobre o ácidos com gabarito:
Questão 14. Cruzadinha sobre bases com gabarito:
Questão 15. Caça palavras sobre bases para o 9° Ano do ensino fundamental:
Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre Ácidos e Bases para o 9° Ano do Ensino Fundamental:
01. Alguns frutos possuem sabor azedo pois possuem ácidos em sua composição.
02. Usando uma substancia indicadora de ácidos. Por exemplo o papel azul de tornassol que fica vermelha na presença de ácido ou solução de metil-orange que se torna vermelha em contato com um ácido.
03. O papel de tornassol fica vermelho pois reage com o vinagre, que é uma substância ácida.
04. Os ácidos dissociam-se em íons em solução aquosa e estes íons podem carregar cargas elétricas, movendo-se quando um campo elétrico é aplicado à solução. Esse movimento dos íons permite a condução de eletricidade na solução ácida. Quanto maior a concentração de íons na solução, maior será a condutividade elétrica.
05. Bases são as substâncias que em solução aquosa liberal ions OH-. Como exemplos podemos citar: KOH, NaOH, Mg(OH).
06. Assim como nas substâncias ácidas, as bases podem ser reconhecidas através de indicadores. O papel vermelho de tornassol em substância base apresenta coloração azulada. Já a solução de fenolftaleína apresenta a cor vermelha.
07. A soda cáustica (NaOH) e a potassa cáustica (KOH) são muito utilizadas na fabricação de sabões e produtos para desentupimento de ralos e encanamentos.
08. Poderia ser ingerido leite de magnésia Mg(OH) uma substância base, que reagiria com o ácido clorídrico do estômago neutralizando o seu excesso.
09. B;
10. A;
11. C;
12. 1. Vermelha / Incolor
2. Ácidos
3. Menor
4. Vinagre / ascórbico / cítrico
5. Carbônico
6. Sulfúrico
7. Nítrico
8. Clorídrico
13. 1. Vermelha
2. Ácidos
3. Menor
4. Vinagre / cítrico
5. Carbônico
6. Sulfúrico
7. Nítrico
8. Clorídrico
14. 1. Azul / Rosa
2. Bases
3. Maior
4. Sódio
5. Amônio
6. Magnésio / alumínio
7. Potássio
8. Cálcio / química
15. 1. Azul
2. Bases
3. Maior
4. Sódio
5. Amônio
6. Magnésio / alumínio
7. Potássio
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína