Lista de Exercícios sobre Propriedades Físico-Químicas 9° ano com Gabarito

Lista com 10 atividades de Ciências sobre Propriedades Físico-Químicas para o 9º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!

Questão 01. Fenômeno químico é aquele que altera a natureza da matéria, isto é, aquele no qual ocorre uma reação química. Baseado nesta informação, analise as proposições julgando-as CERTAS (C) ou ERRADAS (E).

São fenômenos químicos:
A ( ) A precipitação da chuva.
B ( ) A queima do gás de cozinha.
C ( ) A formação do gelo dentro de um refrigerador.
D ( ) O processo de respiração animal e vegetal.


Questão 02. Identifique nas situações cotidianas citadas a seguir, quais envolvem fenômenos físicos (F) e quais envolvem fenômenos químicos (Q):

a. ( ) Água fervendo para fazer café.
b. ( ) Combustão de gasolina no motor de um automóvel.
c) ( ) Funcionamento do motor elétrico de um liquidificador.
d) ( ) Gordura sendo removida com detergente.
e) ( ) Prato caindo no chão e se quebrando.
f) ( ) Resfriamento de alimentos na geladeira.
g) ( ) fabricação da glicose pela planta.


Questão 03. Quando a matéria sofre uma transformação qualquer, diz-se que ela sofreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico.

Nesse sentido, considere as seguintes transformações:
I. Derretimento das geleira;
II. Degradação dos alimentos no organismo;
III. Ação de um medicamento no organismo;
IV. Produção de energia solar

Com relação a essas transformações, é correto afirmar;
A) Todas são transformações químicas.
B) O derretimento das geleiras e a degradação dos alimentos no organismo são fenômenos químicos.
C) A ação de um medicamento no organismo e a produção de energia solar são fenômenos físicos.
D) O derretimento das geleiras e a produção de energia solar são fenômenos físicos.


Questão 04. Enem 2009. A água apresenta propriedades físico-químicas que a coloca em posição de destaque como substancial essencial à vida. Dentre essas, destacam-se as propriedades térmicas biologicamente muito importantes, por exemplo, o elevado valor de calor latente de vaporização. Esse calor latente refere-se à quantidade de calor que deve ser adicionada a um líquido em seu ponto de ebulição, por unidade de massa, para convertê-lo em vapor na mesma temperatura, sue no caso da água e igual a 540 calorias pó grama.

A propriedade físico-química mencionada no texto confere à água a capacidade de:
A) servir como doador de elétrons no processo de fotossíntese.
B) funcionar como regulador térmico para os organismos vivos.
C) agir como solvente universal nos tecidos animais e vegetais.
D) transportar os tons de ferro e magnésio nos tecidos vegetais.
E) funcionar como mantenedora do metabolismo nos organismos vivos.


Questão 05. Em nosso dia a dia convivemos com várias transformações. Fenômenos ocorrerem, as vezes sem se quer tomarmos conhecimento; como exemplos dessas transformações podemos citar vários exemplos, tais como:

I. Formação da neve
II. Fusão do chumbo
III. Queima do álcool
IV. Atração de uma agulha pôr um imã
V. Obtenção de iogurte a partir do leite.

Dos exemplos citados acima quais representam fenômenos químicos:
A) Todos.
B) Somente III e V.
C) Somente I, II e V.
D) Nenhum.


Questão 06. A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alteração que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químico.

Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que evite;
I. a evaporação de um ou mais de seus componentes;
II. a decomposição e consequente diminuição da qualidade do composto que o constitui o princípio ativo;
III. a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.

A cada um desses processos – (I), (II), (III) – corresponde um tipo de transformação classificada, respectivamente, como:
A) física, física, química.
B) física, química e química.
C) química, física e física.
D) química, física e química.


Questão 07 com Exercícios sobre Propriedades Físico-Químicas 9° ano: Os sistemas naturais mantêm parte de sua regulação por meio desencadeamento de fenômenos físicos e químicos.

Qual das situações abaixo corresponde a um fenômeno químico?
A) decomposição da matéria orgânica.
B) evaporação das águas dos lagos.
C) formação do orvalho.
D) derretimento das calotas polares.


Questão 08. A queima da gasolina; a sublimação da naftalina; o enferrujamento do prego e o derretimento de um bloco de gelo são respectivamente, fenômenos:

A) químico; físico; químico e físico.
B) físico; químico; químico e químico.
C) químico; físico; físico e químico.
D) físico; físico; químico e químico.


Questão 09. A alternativa que apresenta um fenômeno físico é:

A) laminação do aço.
B) revelação de fotografia
C) queima de fogos de artifício.
D) combustão da gasolina.


Questão 10. Para ser uma potência mundial uma nação deve possuir tecnologia, ou seja, esta nação deve estar a frente das outras em várias áreas do conhecimento. Uma área de conhecimento muito importante é a das ciências. Quando transformamos matérias, ou seja, quando reagimos materiais diferentes para obtermos outras substâncias estamos observando um tipo de fenômeno.

Esse fenômeno recebe o nome de:
A) Fenômeno químico.
B) Fenômeno físico
C) Fenômeno meteorológico.
D) Fenômeno biológico.

Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre Propriedades Físico-Químicas 9° ano do ensino fundamental:

01. e, c, e, c

02. a. F;
b. Q;
c. F;
d. Q;
e. F;
f. F;
g. Q;

03. D;
04. B;
05. B;
06. B;
07. A;
08. A;
09. A;
10. A

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